sábado, janeiro 26, 2008

Sobre Heath Ledger


Não sou crítico de cinema, nem trabalho nessa área, mas dentro da minha opinião sobre o assunto sempre notei que havia muito talento em Heath Ledger.
Lembro-me de falar sobre ele com um amigo que partilhava da mesma opinião e logo em "10 Things I Hate About You", apesar de ser um filme leve, se notava que Ledger tinha carisma e qualidade.
A maior confirmação veio quando vi "Monster´s Ball" a sua participação é pequena em duração mas enorme em sentimento, ainda hoje quando me lembro deste filme é a sua personagem a primeira que me vem à memória
Claro que nem tudo o que Ledger fez foi bom, lembro-me que a partir de uma certa altura lhe perdi o rumo, não ouvia falar muito dele e entrou em alguns filmes de qualidade duvidosa, lembro-me de ver por exemplo o trailer do "The Order" e pensar que tinha um aspecto mau e que era pena não ver Ledger a ser aproveitado. Mas eventualmente ele regressou em grande e de que maneira brindando-nos com algumas excelentes representações, nomeadamente o seu brilhante Ennis del Mar em "Brokeback Mountain".
Uma característica que me chamou a atenção nele, foi a enorme percepção que tinha dos personagens, ele entendia-os e ia até aos mais pequenos pormenores. Para terem uma ideia melhor vejam o vídeo que coloquei onde ele explica um pouco sobre como decidiu representar em "Brokeback Mountain".
Outra dessas situações ocorreu com o Joker. Quando soube que ele tinha sido escolhido fiquei bastante contente pois tinha muita confiança nas suas capacidades, depois li algures que ele afirmou que mais do que o riso ele iria dar importância ao olhar do joker. A partir daqui deixei de ter confiança, para passar a ter certezas.
E pronto tinha vontade em falar um pouco sobre este actor e partilhar resumidamente porque é que gosto tanto do seu trabalho. Deixo também o vídeo de quando ele foi ao programa da Ellen DeGeneres, para se conhecer também um pouco do homem por detrás dos seus poucos mas marcantes personagens.
Termino com a frase que Cristopher Nolan usou quando lhe perguntaram porque escolheu Heath Ledger para interpretar o joker: "Because he's fearless".

3 comentários:

Menphis disse...

http://www.youtube.com/watch?v=uKa-aDg
a1fE&eurl=http://cinemanotebook.blogspot.com/2008/01/heath-ledger-1979-2008.html

Este vídeo demonstra que ele necessitava de ajuda e preocupa-me, como fã de cinema, que Hollywood não saiba cuidar os seus "filhos", como é possível não haver pessoas que não acompanhem. Os olhos dele e a sua atitude necessitavam de compreensão.

Agora vamos interpretar as palavras do Joker duma maneira diferente. O mito está criado, agora há que respeitar o homem .

Cataclismo Cerebral disse...

Comecei a reparar melhor no seu talento depois do Monster's Ball, onde a sua participação era pequena, mas fulcral. Gostei da explicação que ele deu em relação à criação do seu Ennis Del Mar (como um punho cerrado, para transmitir a ideia de repressão). É mesmo pena que as coisas tenham terminado assim, logo agora que ele estava no auge...

Abraço

Loot disse...

O Joker será uma personagem que irá marcar a carreira dele sem dúvida, mas felizmente ao contrário de Brandon Lee que é apenas recordado pelo Corvo, Ledger presenteou-nos com mais papeis de elevada qualidade e não será apenas lembrado pelo último (se este último for mesmo o Joker).

Sobre Monster´s Ball é o primeiro papel memorável dele até Daniel Day Lewis lhe faz referência nesta homenagem nos prémios SAG:
http://youtube.com/watch?v=xxr8mbvaB2E

Ou o seu comovente discurso na Oprah:
http://www.huffingtonpost.com/2008/01/25/daniel-daylewis-breaks-d_n_83238.html

Impossível ficar indiferente às palavras deste grande senhor que é Daniel Day Lewis.