sábado, fevereiro 03, 2007

Influências/Semelhanças #1

Tenho visto muito pela blogosfera, a comparação de vários fotogramas, em blogs como mywastedblues, pasmosfiltrados ou brain-mixer. Gosto da ideia e não tenho nada a acrescentar por isso lembrei-me das inúmeras personagens de banda desenhada que existem e como algumas influenciaram a criação de outras. Por isso vou usar este espaço para ir colocando alguns personagens que apresentam similaridades entre si, ou que são simplesmente cópias umas das outras. Para mais informações sobre os personagens cliquem nas imagens.

Superman
Quem mais poderia iniciar esta peça, se não o herói com mais personagens influenciadas nele (pelo menos que eu saiba). São tantas as criações baseadas neste estereótipo que até existe o chamado personagem do "tipo super homem".
Kal-El foi criado em 1932 por Jerry Siegel e Joe Shuster. Oriundo do planeta Krypton, possui inúmeros poderes fruto da radiação solar. Poderes como: Voar; invulnerabilidade; super força; super velocidade; super stamina; visão telescópica, microscópica, de calor e sopro de gelo. Um clássico, que se tornou parte da cultura popular.

Shazam (Captain Marvel)

Billy Batson foi criado em 1939 por C.C. Beck e Bill Parker e teve a sua estreia na whiz comics. Sempre que gritar a palavra SHAZAM, Billy é atingido por um raio que lhe confere vários poderes: a sabedoria de Solomon, a força de Hercules, a stamina de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Já todos percebemos que as letras no nome shazam significam a primeira letra de figuras mitológicas, só não percebo porque misturaram Grega com Romana, colocando Zeus e Mercúrio juntos.
As similaridades entre estes dois personagens, levaram a que a DC comics, entrasse com um processo no tribunal pelos direitos de autor (claro que este processo só se iniciou quando Captain Marvel começou a vender mais que Superman). Com razão ou sem ela a verdade é que deixou de ser publicado, regressando mais tarde em 1973 após ter sido comprado pela própria DC Comics. Curiosamente nesta altura foi o nome dele a ter problemas, uma vez que a Marvel Comics também tinha o seu Captain Marvel. Por esta razão passou a ser apelidado mais vezes por Shazam.


Nota: Algumas informações como por exemplo as datas foram retirados do site da wikipédia.

11 comentários:

gonn1000 disse...

Bem, só as "criações" do Rob Liefeld já te dão para uma colecção de posts :)
Já para não falar da maior parte das personagens dos primeiros tempos da Image...

Loot disse...

Assim de repente do Rob Liefeld só me lembro do Supreme, mas sim há imensos, vou guardá-los para quando estiver fraco de ideias :)
A Wildstorm, também tem pelo menos dois.

gonn1000 disse...

Sim, mas só na X-Force tens a Feral (Lupina) e o Shatterstar (Longshot). Na Image criou os Youngblood.

Loot disse...

Ah pensei que estavas a falar exclusivamente de personagens do tipo superman ;)
Nunca tinha pensado no longshot e no shatterstar mas fisicamente até são parecidos, os poderes já são bastante diferentes.
já a Feral e a Lupina são claramente similares. Isto trouxe recordações já há tanto tempo que não ouvia o nome lupina, desde os tempos em que os formatos das bds ainda eram pequenos e que ia ao quiosque comprar x-men e lá vinha uma estória dos novos mutantes no fim do livro. Ultimamente tenho lido tudo em inglês onde a lupina é a Wolfsbane.
Nunca li muito coisas da image, além do spawn claro, que muita gente acha que tem influências do ghost rider.

gonn1000 disse...

Ok, mais vale dizer Rahne que dá para tudo lol
Da Image li Wildcats, Gen13, Spawn e Savage Dragon, e gostei de todos (pelo menos de algumas fases).

Loot disse...

Quer dizer que o savage dragon até é qualquer coisa de jeito?
Pois da Imagem além do Spawn só tenho aqui um comic da cyber force, com o Ripclaw entre outros.

gonn1000 disse...

Acho que Savage Dragon é das melhores coisas da Image, foge a grande parte das convenções dos super-heróis. O Erik Larsen (argumentista e desenhador) até o matou e só o trouxe de volta uns 20/30 números depois, mas o título manteve-se com uma personagem feminina, por exemplo.
A Cyberforce acompanhei pouco mas, tirando a arte do Marc Silvestri nos primeiros números, não me pareceu muito interessante.

Loot disse...

Captaste a minha atenção vou ver se arranjo comics do Savage Dragon e depois digo qualquer coisa.

Loot disse...

Eu sei que isto já vem tarde mas quando disseste que lias wildcats esqueci-me de te perguntar se leste o crossover feito com o captain atom e o mundo da wildstorm onde apareciam os membros da authority, dos wildcats (uma vez que já não têm qualquer ligação à Image) e o majestic.

gonn1000 disse...

Não li não, já não leio os WildCats há anos.

Loot disse...

É engraçado, mas como não conheço muito de wildcats queria saber a tua opinião, se bem que a estória não é centrada neles.
Lembrei-me que da Image também comecei a ler os comics que eles fizeram do Corvo, mas depois parei porque ainda não tinha lido o original do James o´Barr.