quarta-feira, agosto 06, 2008

Influências/Semelhanças #12

Esta comparação foi das primeiras ideias que tive quando iniciei esta rubrica, mas optei por guarda-la para o futuro uma vez que não queria torna-la repetitiva e o Batman já ia ser comparado com o Daredevil.
A escolha do Daredevil em primeiro lugar deve-se única e exclusivamente à sua data de origem que data de 1964, bem anterior à de este personagem que data de 1975. Saliento este facto porque o Daredevil até pode ter algumas similaridades interessantes com o Homem Morcego mas este, arrisco-me a dizer, é claramente influenciado por ele.
Curiosamente já tinha escolhido que era sobre estes dois que ia falar da próxima vez que escrevesse para o "Influências/Semelhanças" o que calha mesmo bem pois apanho toda esta onda referente ao filme "The Dark Knight".


The Dark Knight

Foi criado por Bob Kane e Bill Finger e surgiu pela primeira vez em 1939 no número 27 da BD "Detective Comics".
Não sei porquê mas Bill Finger nunca recebe créditos em relação ao Homem Morcego, apesar de o ter co-criado com Bob Kane. Em tom de brincadeira diria que foi o seu castigo por ter sido o grande impulsionador da criação de Robin, mas falando mais a sério penso que é importante não esquecer o seu trabalho.
Bruce Wayne nasceu num seio familiar bastante abonado. O seu pai Thomas Wayne era um dos médicos mais conceituados de Gotham City e um dos mais ricos também. Aliás a palavra rico é aqui um eufemismo a família Wayne é multi-milionária.
Certo dia quando Bruce e seus pais saíam do cinema após terem visto "Zorro" são brutalmente assaltados. Um assalto que corre mal e termina em tragédia com a morte de Thomas e Martha Wayne.
Após ter assistido à morte dos seus pais Bruce promete que um dia irá livrar a sua cidade do crime. Mas para poder cumprir a sua promessa tem de estar preparado e para isso inicia um treino muito severo a fim de se tornar o homem que Gotham precisa.
Passados alguns anos Bruce está física e mentalmente preparado mas no entanto sente que ainda falta algo para que o seu plano se possa cumprir. Além das suas capacidades acha que tem de ser capaz de incutir medo no coração dos seus oponentes e para isso assume o manto de uma das muitas criaturas da noite, neste caso o morcego.
Na altura em que Batman foi criado a escolha do morcego por Bruce Wayne foi no fundo uma coincidência uma vez que este pequeno mamífero passou pela sua janela ao mesmo tempo que este pensava sobre a melhor maneira de incutir medo nos criminosos.
Anos mais tarde Frank Miller alterou isto em "Year One" (1987) acrescentando que Bruce Wayne também escolheu o morcego porque este o assustava quando ele era mais novo. Assim o seu medo seria o terror de outros.
Como Bruce Wayne aparenta ser um playboy milionário, um homem de negócios e um filantropo. Mas como Batman é uma das mentes mais brilhantes do mundo, um excelente detective e lutador de artes marciais. Aliado à tecnologia de ponta, pois neste caso dinheiro não é um problema, Batman tornou-se um defensor nocturno, tornou-se no protector de Gotham City, tornou-se no derradeiro "Cavaleiro das Trevas".


The Moon Knight

Foi criado por Doug Moench e Don Perlin e a sua primeira aparição foi feita no número 32 do comic "Werewolf by Night" em 1975.
desde cedo que Marc Spector se tornou fisicamente uma arma mortífera. Já foi um Boxeur, um Fuzileiro dos Estados Unidos, um agente da C.I.A. e até um mercenário.
Juntamente com o seu amigo, o piloto Jean-Paul DuChamp trabalhou durante algum tempo no Egipto para o mercenário Raoul Bushman.
Foi durante esses dias no Egipto que Spector se deparou com uma escavação arqueológica que havia descoberto um templo sagrado onde se encontravam vários artefactos entre os quais uma estátua do deus Khonshu (um deus Egípcio da Lua)
A fim de recolher todos os artefactos para si Raoul Bushman mata o Dr. Peter Alraune, um dos membros da equipa de escavações. Após assistir a este crime Spector luta com Bushman mas é vencido e deixado para morrer pela fria noite do deserto.
Para sua sorte um grupo de Egípcios que ainda acreditam nos deuses antigos, levam o corpo de Spector para o templo onde se encontra a estátua de Khonshu.
Quando o coração de Spector para de bater ele tem uma visão de Khonshu, onde este lhe oferece uma segunda oportunidade caso ele seja o seu Avatar na Terra.
Após esta visão Spector acorda veste a túnica branca que cobria a estátua e parte à procura de Raoul Bushman para executar a sua vingança. Neste novo confronto Spector vence Bushman e regressa à América na companhia da estátua, de Frenchie e de Marlene a filha do falecido Dr. Peter Alraune.
Após o seu regresso cria um uniforme a partir da túnica retirada da estátua e torna-se um defensor da justiça, um vigilante das ruas, torna-se no Cavaleiro da Lua.
Investindo o dinheiro que foi acumulando ao longo dos anos consegue desenvolver uma boa fortuna e para se afastar do passado cria uma nova identidade, a do milionário filantropo Steven Grant. Outra das suas identidades é a do taxista Jake Lockley, cuja intenção é a de manter o contacto com as ruas.
As semelhanças começam logo no nome, Batman é o "Cavaleiro da Noite" da DC como Moon Knight é o "Cavaleiro da Lua" da Marvel. Ambos são Humanos que combatem o crime baseando-se na sua inteligência, agilidade e tecnologia. Ambos são detectives e além disso milionários que usam o seu dinheiro para adquirir vários aparelhos que os ajudam na luta contra o crime, tais como armas (nunca de fogo), aviões, carros, etc. Tanto as armas e veículos de Batman como de Moon Knight apresentam características dos seus símbolos, no primeiro caso o morcego e no segundo a Lua.
Em relação a ambos serem simples Humanos, o caso do Moon Knight é um pouco mais complicado. Passo a explicar.
Moon Knight é há semelhança de Batman um excelente lutador corpo a corpo, rápido e extremamente ágil. Ao longo dos anos também aprendeu a manipular várias armas tornando-se um especialista em algumas delas nomeadamente a atirar shurikens (tal com Batman a atirar os batarangs) e a manejar um bastão. Actualmente Moon Knight também utiliza adamantium em algumas zonas do seu fato bem como no seu bastão.
Aparentemente após uma visita do deus Khonshu, ganhou alguns poderes. A sua força e reflexos iriam variar consoante as fases da Lua. Sendo a Lua Cheia o estado em que Moon Knight atingiria o seu pico fisicamente.
Pessoalmente não gostei nada desta ideia, para mim o personagem prima pelo facto de não sabermos se Khonshu realmente existe ou se não passa tudo de uma ilusão na mente dele. Ora se ele atingiu de facto níveis de forçam sobre-humanos dá-me a entender que Khonshu deve existir caso contrário seria impossível. Claro que aquilo em que a mente acredita pode ser muito poderoso no entanto há um limite para os feitos físicos.
Uma vez que não sou um grande leitor deste personagem e nunca apanhei nenhuma história onde este assunto surgisse não me posso pronunciar sobre ele. Posso no entanto dizer que em "The Bottom" a sua força já não depende das fases da Lua e durante toda a aventura nunca sabemos se Khonshu é ou não um produto da mente de Spector e isso foi sem dúvida o aspecto mais interessante de todo o livro.
Como já deu para perceber o Moon Knight é psicologicamente instável e esse é factor mais interessante do personagem.
Apesar de Batman ser o "Cavaleiro das Trevas", Moon Knight é significativamente mais violento que este aproximando-se muitas vezes do estatuto de anti-herói.
Como podem ver Batman e Moon Knight são personagens muito semelhantes no que toca à forma como combatem o crime e apesar de Spector ser muito mais insano, podemos dizer que ambos possuem mentes perturbadas.
No entanto no que toca aos seus motivos estes são completamente diferentes. Bruce Wayne assistiu à morte dos seus pais quando era criança e prometeu livrar a sua cidade do crime. Já Marc Spector luta porque pensa que é o Avatar do deus Khonshu na Terra (seja ou não é o que ele pensa e a vontade é tudo) e para se redimir dos erros cometidos no seu tempo como mercenário.



Nota: Algumas informações como por exemplo as datas foram retirados do site da wikipédia.

5 comentários:

OCP disse...

Gostei desta rubrica(?) e confesso que já tinha pensado nestes dois serem tipo decalcados um do outro, ainda mais que o Batman / Demolidor.
Embora o Cavaleiro da Lua seja algo insano, quem pode dizer que o Batman não o é também? ;-)

Ah, e já agora um bom nome para 'staff' utilizado nesse contexto penso que seja 'bastão'. :-D

Abraço. :-)

looT disse...

É como eu disse acho que o Daredevil tem alguns pontos semelhantes ao Batman mas o Moon Knigt é muito mais parecido.

Exactamente um tipo que se veste de morcego durante a noite também tem claramente "problemas" e esse aspecto é muito bem explorado em "Arkham Asylum" (vou salientar um pouco mais isso no texto).
Claro que o Moon Knight é muito mais atrofiado da cabeça.

Bastão é perfeito vou já alterar no texto, muito obrigado.
Nem sei como não me lembrei dessa, deve ser o cansaço :P

Abraço

Anónimo disse...

Você esqueceu da semelhança de Batman/coruja

looT disse...

Qual Coruja? Estás a referir-te ao deus Khonsu? É que ele é retratado com cabeça de ave, mas que eu saiba é um falcão e não uma coruja.

Se estiveres a falar de outra coisa pedia-te para te explicares melhor.

Cumprimentos

Anónimo disse...

não conhecia nada sobre o cavaleiro da lua. realmente a semelhanças entre o cavaleiro da lua e o batman.