quarta-feira, janeiro 21, 2009

Influências/Semelhanças #14 - Especial Watchmen

Depois de ter falado sobre as influências na criação de Rorschach chegou agora a vez de abordar o seu melhor amigo, Nite Owl.



Blue Beetle (Ted Kord)


O primeiro personagem a usar o título de "Blue Beetle" foi Dan Garret, criado por Charles Nicholas Wojtkowski e editado em 1939 pela extinta Fox Feature Syndicate. Garret utilizava um colete à prova de balas, descrito como sendo incrivelmente leve e fino e possuia super força temporária através da ingestão da Vitamina 2-X. Tanto o colete como a vitamina 2-X foram criadas pelo Dr. Franz, um personagem que com o passar dos anos acabou por deixar de ser utilizado nas aventuras deste super herói. Mais tarde a editora Charlton Comics, adquiriu os direitos do personagem e voltou a publicar as suas histórias. No início da "Idade de Prata dos Comics" a editora decidiu reinventar este herói a fim de lhe dar uma nova utilização. Este "novo" Blue Beatle manteria o nome Dan Garrett (agora com um t extra) mas a sua origem e poderes seriam completamente distintos. Este herói seria agora um arqueólogo que durante uma expedição no Egipto, encontrou uma Scarab mística que lhe concedia poderes como voar, super força, super visão e a habilidade de criar raios eléctricos sempre que proferia as palavras "Kaji Dha". Esta versão foi criada por Joe Gill e Tony Tallarico.
Em 1966 surgiu um novo "Blue Beetle", Theodore "Ted" Kord da autoria de Steve Ditko (esse mesmo o autor de Mr.A e The Question). Ted era um estudante de Dan Garrett que aliou forças ao seu antigo professor para juntos combaterem o tio de Ted, Jarvis que planeava dominar a Terra através de um exército de androides. Garrett foi morto em combate passando o manto de "Blue Beetle" a Ted, infelizmente não chegou a passar os poderes da Scarab. Sem qualquer tipo de poderes este novo Blue Beetle era muito diferente do deu antecessor. No entanto o que lhe faltava em força Ted compensava com a sua acrobacia e génio. Psicologicamente e na forma como luta este herói recorda-nos por vezes o Spiderman, algo que não é de estranhar quando sabemos que Ditko foi o co-criador do aranhiço. Por outro lado Ted possui há semelhança de Batman um arsenal de gadgets e maquinaria invejável.
Como já tinha referido na rubrica anterior a Charlton Comics foi adquirida pela DC Comics em 1985. De forma a introduzir os personagens da antiga editora no seu Universo, a DC aproveitou o seu mega evento "Crisis on Infinite Earths" .
O futuro deste Blue Beetle na nova editora seria maioritariamente passado, na "Liga da Justiça", o grupo de super heróis ao qual viria a aliar-se. Um dos momentos mais críticos da sua carreira foi durante a BD "Death Of Superman", onde quase perde a vida ao lutar contra o terrífico Doomsday. Ao recuperar do coma em que havia sido deixado, Ted consegue assim assegurar mais uns bons anos de vida na BD, mas o dia da sua morte era iminente e acabaria por acontecer na saga "Countdown to Infinite Crisis" durante a qual é capturado e executado, enquanto tentava desvendar informações sobre a organização de Maxwell Lord. O seu melhor amigo, Booster Gold juntamente com outros heróis, consegue viajar atrás no tempo para salvar Ted, no entanto este não concorda com a decisão e viaja novamente no tempo para se certificar que morre.
Antes de Ted ser assassinado, a sua Scarab ficou na posse do feiticeiro Shazam. Após a sua morte e destruição do seu lar a Scarab foi parar a El Paso onde foi encontrada pelo jovem Jaime Reyes. Enquanto Jaime dormia a Scarab funde-se à sua coluna vertebral tornando-o no novo "Blue Beetle". A Scarab consegue criar uma armadura protectora em volta de Jaime providenciando-lhe uma variedade de poderes, como a capacidade de criar asas para voar, lâminas, canhões, um satélite, etc. Jaime é capaz de criar armas tão poderosas que podem ferir até o Spectre, uma das entidades mais poderosas do Universo DC.
Este novo Blue Beetle é sem dúvida o mais poderoso de todos, sem falar que também tem um fato mais estiloso.
Optei por falar um pouco de todos os heróis a usar este nome, de forma a dar uma melhor compreensão da origem do herói e do que se passa com ele na actualidade, mas obviamente que o texto é mais centrado em Ted Kord uma vez que é este o personagem que influenciou a criação de Nite Owl e não os outros.


Nite Owl

Dan Dreiberg é na verdade o segundo super herói a usar o nome de Nite Owl, exactamente como Ted Kord havia feito. Ambos são heróis que seguiram as pisadas de outro, neste caso de Hollis Mason o primeiro Nite Owl.
Dan tem um enorme interesse pela ornitologia, o que me levaria a crer que é uma das razões para ter escolhido ostentar a Coruja como símbolo. No entanto como já referi, o nome nem foi escolhido por ele.
Quando falo do Nite Owl costumo referir que ele é uma espécie de Batman em Watchmen, uma vez que não tem poderes e depende apenas da sua técnica e dos seus gadgets para combater o crime. Tal como o Morcego possui vários veículos e escolheu também, como símbolo, uma criatura da noite. No entanto psicologicamente são dois heróis completamente distintos e quando conhecemos o Blue Beetle percebemos que ele e Nite Owl são mais similares tanto mentalmente como na forma de agir.
Dan era parceiro de Rorschach nos anos 60, mas ao contrário do seu colega reformou-se quando o Governo proibiu a acção independente dos super heróis.
No início de "Watchmen" Dan não se alia imediatamente a Rorschach, quando este lhe conta a sua teoria de que alguém anda a "caçá-los". No entanto com o desenrolar da história acaba por unir forças a Silk Spectre e parte à busca de Rorschach a fim de desvendar este temível mistério. É muito engraçado assistir ao regresso deste herói, uma vez que esteve reformado durante quase 20 anos, a idade e a falta de treino fazem-se notar e um dos pormenores mais divertidos é ver a sua barriguinha saliente quando Dan volta a vestir o seu antigo fato pela primeira vez.
Tanto Rorschach como Nite Owl são filosoficamente muito diferentes o que aparentemente seria um factor crucial para estes dois não se darem bem, felizmente não é o caso e não só já foram parceiros como mantêm uma amizade. Aliás arrisco-me mesmo a dizer que Nite Owl é o único amigo de Rorschach.




Nota: Algumas informações foram retirados do site da wikipédia.

6 comentários:

Bongop disse...

Estás a fazer um óptimo serviço público !
:D

Bom post! Vais fazer para todos os personagens?

Dan disse...

Loot, nem sabes como estes artigos têm dado imenso jeito :)

Como disse o Bongop, este é um óptimo serviço público ehehe :)

Mal posso esperar pelo próximo artigo. Força com isso! :)

Grande abraço!

Kal El disse...

Ontem terminei a leitura do Watchmen para aí pela quarta vez. As noticias de que alteraram o final do livro no filme são assustadoras, espero que sejam apenas falsas informações. O fim tem que ser aquele.

Não sei se já viste o viral add que saiu há dias do Watchmen? Está espectacular, nota-se que o ambiente está perfeitamente capturado.

http://www.youtube.com/watch?v=nd5cInmK6LQ&feature=channel_page

Anita disse...

Acho que de caminho vais ter que começar a cobrar por este excelente serviço ehehe:)) Mais um artigo fantástico espero que a ideia seja fazer para todos os personagens :)

Beijinho

ps: Sim, a Patty também me parece mais nova mas, se calhar é do corte de cabelo que a favorece muito:) E, já agora qual é a tua opinião: achas que ela já sabe do esquema da Ellen?:)

ps2: Que regresso fantástico de LOST!!!Esta série não para de surpreender:) Keep them coming:)

looT disse...

Bongop: Obrigado e sim é para todos e a ideia é terminar quando o filme estiver para estrear :)

Dan: Obrigado é bom saber que há mais interessados :)

Kal-El: O que tenho ouvido é que mudaram uma coisa no final, mas acredito que o objectivo se mantenha o mesmo, afinal de contas o final é importantíssimo. Se a forma como chegam lá não é exactamente igual não me preocupa, que mantenham a filosofia por trás do acto é que é importante.
Vai correr bem, pensamento positivo :P

Anita: Sim a ideia é para todos. Se bem que agora vai ser mais tramado pois comecei por falar nos personagens originais que melhor conhecia (excepto o que estou a guardar para o final que é o que conheço melhor :P)

PS1: ainda não vi damages :( mas já pensei nisso e não me admirava nada. Depois de ver o último comento mais:

PS2: Eu só espero que eles saibam bem o caminho que estãoa seguir, mas eu adoro o tema, e quem venham mais episódios depressa :D

Anónimo disse...

o besouro é un dos personagens que eu mais gostava na formação comica da lja. a parceria dele com o gladiador dourado era impagavel, muito legal! gostei do filme watchmen e do personagem coruja. adorei teu texto!