segunda-feira, junho 07, 2010

Influências/Semelhanças #2

NOTA: Este post data de Março de 2007, foi o 2º que construí dentro desta rubrica. é ainda hoje um dos meus predilectos, no entanto faltava adicionar um membro que na altura me esqueci. Já ando para fazer isto há mesmo muito tempo mas vou-me esquecendo. Hoje disse "Basta" e por isso aqui está ele completo.


O post de hoje será apenas referente a semelhanças e não a influências.
Normalmente existem sempre determinados personagens "tipo" num grupo, como por exemplo, o chefe, o brincalhão ou o bad boy.
Como cada vez mais se aproxima a estreia do novo filme das tartarugas ninja, decidi pegar nestes quatro amigos (e no seu sensei) que, fisicamente idênticos, possuem personalidades completamente distintas, para compará-los com os membros dos X-Men que representam o mesmo tipo de personagem.



O Mestre





















O mestre é aquele que decide criar o grupo, aquele que traça um objectivo e reúne discípulos para os ensinar e educar.
É o membro mais velho e por conseguinte o mais sábio. Normalmente não participa das actividades do grupo escolhendo um líder dentro do mesmo para que este tome as rédeas durante as suas missões.
No início dos grupos o mestre é o membro mais poderoso também, Splinter é o maior conhecedor das artes ninja e Xavier través da sua telepatia podia vencer todos os X-men. Isto no início, pois alguns membros do grupo com o tempo poderão vir a superar o mestre.
Como este não participa por norma nas missões tem de ter uma característica que justifique o facto de não entrar em combate regularmente (afinal são os melhores). Splinter tem a idade avançada e Xavier é paralítico. No entanto são usados para salvar o grupo em casos extremamente complicados.



O Líder

















Caracterizado por ser um excelente estratega e com grande capacidade de liderança (óbvio).
É normalmente o membro do grupo mais dedicado à sua causa.
Justo e determinado, costuma seguir sempre as regras sendo o típico herói politicamente correcto. Se Leonardo segue sempre os conselhos do seu mestre Splinter, o mesmo se pode dizer de Cyclops em relação a Xavier - pelo menos numa fase inicial.
Estão entre os membros mais corajosos de um grupo.



O Cérebro
























Mas alguém tem dúvidas de que Donatello é o cérebro das Tartarugas? E Beast dos X-Men? Também pensei que não.
Não me entendam mal, existem outras personagens bastante inteligentes no grupo e normalmente o próprio líder é melhor estratega do que este. Por cérebro quero apenas salientar os cientistas do grupo, aqueles com maior conhecimento na área das ciências.
São normalmente os que têm menos aptidão para combater, uma vez que preferem usar a maior parte do seu tempo para estudar e investigar do que treinar formas de combate.
Todos os grupos devem ter um, são dos membros mais importantes, pois sem eles, muitos dos problemas não seriam resolvidos.



The Joker

 























O comediante, todos os grupos têm um, é uma daquelas regras.
Nas tartarugas toda a gente sabe quem ele é: MichaelAngelo. Nos X-Men, penso que o melhor a reflectir este papel é mesmo o Iceman (versão BD e não do filme), afinal Bobby Drake está sempre na palhaçada.
É normalmente o membro mais cómico e que está constantemente a gozar com os seus companheiros.
É também dos membros mais preguiçosos.
Só soube recentemente e não tenho a certeza desta última parte, mas parece que MichaelAngelo é a tartaruga com maior potencial para as artes marciais, mas como é também a mais preguiçosa nunca o chega a atingir. Isto é curioso porque Iceman é também um dos mutantes com maior potencial sendo nível Omega.



O Anti-Herói

























É há semelhança do líder, muito dedicado (em grande parte porque quer ser o melhor), mas ao contrário não tem grande respeito pelas regras, sendo mais implacável e feroz, mas ao mesmo tempo o mais apaixonado.
Por fora querem demonstrar que são fortes e frios, que não se preocupam, mas no fundo são dos personagens que têm em maior estima a família e os amigos. Raphael é a tartaruga que mais crítica os seus irmãos, mas é também o primeiro a defendê-los. Wolverine aje como se não se importasse com ninguém mas é também o primeiro na linha de fogo quando os seus companheiros estão em perigo.
Têm uma forte personalidade que a maior parte das vezes entra em confronto com a do Líder. Raphael está sempre a discutir com Leonardo e penso que a relação entre Wolverine e Cyclops dispensa apresentações.
São também os membros mais solitários do grupo e talvez por isso os mais independentes.
Outra curiosidade/coincidência é que tanto Raphael como Wolverine lutam com armas similares (o sai e as três garras de Wolverine)

13 comentários:

cube disse...

:)

Anónimo disse...

Devo dizer que gostei bastante desta comparação e do teu, vosso blog! Vai para os meus links!!!

Loot disse...

Muito Obrigado :)

Pensava que ninguém além de mim tinha achado piada a este post, mas afinal já tenho dois comments

João Rosa disse...

Gostei! Muito engraçada esta comparação!

Anónimo disse...

gostei desse post. existe mesmo esses esteriotipos em todas equipes de herois.

Nuno Amado disse...

Apanhaste bem as personagens tipo principais, e no caso das Tartarugas, estão todas bem definidas!

Abraço

Unknown disse...

Muito fixe! Para mim, melhor, já que conheço pouco ou nada das tartarugas da BD, apenas dos filmes, que vi 50 vezes quando era puto; adorava aquilo...
Quanto aos X-Men, Wolverine é o personagem de eleição. De longe!

Unknown disse...

Ganda alucinado :P

tadeu disse...

ueba!
casa renovada...me gusta :))

fizeste muito bem em resgatar um post antigo.
também tenho afeição por um ou outro e por vezes fica esquecido em outras páginas.
é uma prática boa. rentabiliza tempo e tem o mesmo impacto da primeira vez e como disseste, ficou melhor :)

bom fds!

Loot disse...

A personalidade das tartarugas dos filmes é parecida à das Bd's muito mais que a dos desenhos animados (particularmente no Raphael). Claro que na BD este é sempre mais violento e o Casey Jones então nems e fala em comparação com o filme mas estava bastante bem. O que eu adorava esses filmes.

Estou a preferir esta versão alongada, maiores vídeos, imagens, mais espaço :P

Abraço a todos

Anónimo disse...

Muito boas as comparações, e belas imagens escolhidas também.

Daniel S. Silva disse...

Gostei imenso deste post. Parabéns Loot ;)

Surpreendeu-me a comparação entre o Michael Angelo e o Iceman, uma vez que não fazia ideia que este fosse dos X-Men mais brincalhões, talvez porque o conhecimento que tenho da BD é escasso e os filmes não o caracterizaram da mesma forma que a BD. :)

Abraço

Loot disse...

Obrigado

E sim o Iceman na BD é totalmente diferente da versão cinematográfica é o palhaço do grupo :P