quarta-feira, novembro 14, 2007

Influências/Semelhanças #7

Quem nunca ouvir falar de Atlântida? Um continente ou ilha submersa em água, cuja existência nunca foi comprovada.
Mito ou realidade? A verdade é que desde há muitos anos que a sua lenda faz parte da nossa cultura, vários livros fictícios ou científicos foram escritos sobre ela, até filmes, quadros e porque não personagens de banda desenhada também?
Mencionada por Platão e eternizada na mitologia grega como a ilha que durante a divisão das terras se tornou de Poseídon, o deus dos mares, Atlântida faz e fará sempre parte da nossa história.

Namor - The Submariner

Namor é filho de Fen (filha de Thakorr, um Imperador de Atlântida) e de um Capitão Americano de nome Leonard McKenzie. No dia em que Fen desapareceu após ter ido explorar o barco onde Leonard se encontrava, o Imperador Thakorr ordenou às suas tropas que o atacassem. No entanto Fen não corria nenhum risco, a sua ausência era devida ao facto de se ter tornado noiva de Leonard, que infelizmente foi morto durante o ataque (ou assim se presume).
Passados nove meses nasceu uma criança rosada no meio do povo azul de Atlântida, tinha nascido Namor.
Meio humano e meio híbrido, Namor apresenta uma fisiologia anfíbia, o seu corpo está preparado para aguentar as elevadas pressões dos mares, tem força sobre-humana, velocidade, resistência e durabilidade. Controle telepático sobre todas as criaturas marinhas, poderes eléctricos (similares aos das enguias) e retardamento do envelhecimento. Os seus poderes diminuem há medida que passa mais tempo afastado da água.
Todos os poderes de Namor podem ser mais ou menos explicados através da sua fisiologia metade humana metade anfíbia, todos menos um. Namor tem a capacidade de voar algo que tanto o povo de Atlântida como da Terra não é capaz. É por isso que de há uns tempos para cá que Namor tem sido apelidado como o primeiro Mutante da Marvel.
Por primeiro mutante entenda-se o primeiro a ser criado e não o primeiro na cronologia das estórias Marvel, a titulo de curiosidade o primeiro mutante da Terra é muitas vezes mencionado ter sido En Sabah Nur, mais conhecido por Apocalypse, que nasceu algures no século 30 AC.
A sua paixão por Sue Richards (Invisible Woman) é muito conhecida no mundo da Marvel e foi alvo de inúmeras discussões entre ele e Reed Richards (Mr. Fantastic).
Apesar de ter ameaçado o povo terrestre de guerra várias vezes, Namor é um dos maiores defensores do planeta, já tendo pertencido a vários grupos de super heróis, entre eles os Avengers, os Defenders e os Illuminati, este último um segredo até para a comunidade dos super heróis.
Foi criado por Bill Everett em 1939 e foi um dos primeiros personagens a apresentar características de anti-herói.

Aquaman

Aquaman foi criado em 1941 por Mort Weisinger e Paul Norris.
Este é um dos raros casos em que a personagem mais original pertence à Marvel e não à DC. Tudo bem que na altura que Namor foi criado a Marvel como editora ainda se chamava Timely, mas eventualmente mudaria o nome.
Durante os chamados anos de ouro da DC, Aquaman é retratado como o filho de um explorador que encontrou a Atlântida. A sua mãe morreu quando ele era bebé e seu pai ficou com ele a viver em Atlântida descobrindo os seus segredos. Ao aprender os mistérios deste povo foi capaz de ensinar ao seu filho a respirar debaixo de água entre outras coisas.
Esta biografia foi eventualmente alterada na idade prateada da DC, e depois de a ler percebe-se perfeitamente porquê.
Foi em 1959 que Aquaman regressou ao mundo dos comics como Arthur Curry filho de Tom Curry e de Atlanna uma mulher que tinha fugido da cidade perdida de Atlântida, ou seja, tal como Namor, pai terrestre e mãe aquática.
O Corpo de Arthur também está preparado para aguentar as baixas temperaturas e as grandes profundidades típicas dos oceanos, consegue respirar debaixo de água, tem super força, resistência, velocidade e cura-se mais rápido que o típico humano. Consegue nadar a altas velocidades, ver na escuridão e tem uma audição mais sensível. Também consegue comunicar telepaticamente com a vida marinha, e aparentemente consegue usar a sua telepatia em todos os seres que tenham evoluído a partir da vida marinha, ou seja, humanos também. Os seus poderes também diminuem quanto mais tempo estiver afastado da água.
Aquaman cedo se tornou um defensor na Terra mas só mais tarde regressou a Atlântida para se tornar o seu Rei por direito, aparentemente a sua mãe era da realeza.
Mais tarde Orin (como viria a ser conhecido também) perdeu a mão, substituíndo-a por um arpão comandado telepaticamente por ele. Mais recentemente o seu arpão foi substituído pelo "Waterbearer" uma mão encantada que lhe providencia alguns poderes mágicos, tais como protege-lo de ataques mágicos e assumir várias formas, como por exemplo a de uma lâmina.
Aquaman sempre foi dos personagens principais da DC, o mais gozado, sendo muitas vezes retratado em segmentos de comédia, como o tipo que fala com os peixinhos. Verdade seja dita aquele fato amarelo e verde também nunca ajudou.
A DC e a Marvel lançaram em tempos uma BD onde alguns dos seus heróis se confrontavam e o vencedor era escolhido por votação do público. Evidente que isto deu "barraca" pois alguns heróis eram escolhidos pela popularidade e não por serem mais poderosos, o pior caso foi o do Wolverine que venceu o Lobo. Isto tudo para dizer que nessa BD o Namor enfrentou o Aquaman e perdeu, se bem me recordo eles estão praticamente empatados e o Aquaman comunica com uma baleia que se atira em cima do Namor vencendo. Muito fraquinha esta BD, muito mesmo.



Nota: Algumas informações como por exemplo as datas foram retirados do site da wikipédia.

7 comentários:

Unknown disse...

Curto à grande esta tua rúbrica das influências/semelhanças. Continua a dar-lhe!

Loot disse...

Obrigado :)

Por enquanto ainda estou com bastantes ideias :P

Abraço

Unknown disse...

Eu tenho de voltar a escrever sobre capas no meu blogue... era um tópico mensal que deixei desvanecer. Tenho de voltar à carga.

Loot disse...

Às vezes a disponibilidade e a inspiração são menores, mas se é algo que gostamos de fazer, devemos continuar.

Fico então à espera de novidades ;)

João Rosa disse...

Também gosto muito deste tipo de post, são sempre ,muito agradáveis e, o que é facto, é que não faltam aí personagens que são iguaizinhas umas às outras.

Continua a dar-lhe :)

Loot disse...

Obrigado ;)

Abraço

Anónimo disse...

eu gosto do aquaman! principalmente da fase dele na lja do grant morrison. ele cabeludo com o arpão tinha um visual violento e tinha sido modernizado e deixado aquele colante laranja. adorei ler sobre as semelhanças entre namor e aquaman. esse blog tá ficando cada dia melhor!