segunda-feira, outubro 15, 2007

Influências/Semelhanças #6 - ESPECIAL

Já tinha tido a ideia de abordar este poder, desde que comecei a ver a série "Heroes". Estou a falar da tão apetecível capacidade de absorver os poderes de outros.
Finalmente decidi a forma como vou abordar o tema, em vez de falar apenas em dois ou três indivíduos com esta capacidade, vou criar um Top 10.
Vou apenas abordar personagens que têm a capacidade de absorver os poderes de outros. Não vou falar daqueles capazes de absorver propriedades de materiais (Absorbing Man), capazes de absorver ataques e criar energia (Bishop) ou absorver energia e manipularem-na de diversas formas (Silver Surfer).
É também óbvio que há personagens tão poderosos que podem ter os poderes de todos os heróis na Terra, mas penso que esses fogem ao conceito deste post.
Sem mais demoras aqui fica a minha lista dos personagens que têm os melhores poderes de absorção.


10 – Parasite


Se este top fosse sobre os personagens mais fortes que possuem este tipo de poder, de certeza que o Parasita estaria mais à frente, no entanto, estou a escolher quais os personagens que para mim têm o melhor poder de absorção e como o parasita é um tipo que necessita de absorver a energia dos outros (além de ser roxo), faz com que fique no final desta lista. Afinal de contas existe uma razão para o seu nome ser parasita, o pobre coitado nem podia abraçar a própria família (pelo menos no caso de Raymond).
Já existiram muitos Parasitas na DC, entre eles Raymond Maxwell Jensen, Rudy Jones, Dr. Torval Freeman, etc.
Não sei especificamente os poderes de todos, mas sei que pelo menos uma versão do parasita é capaz de absorver as memórias e os poderes de outros.
Já absorveu os poderes do Superman, mas apenas uma fracção pois não é capaz de os absorver na sua totalidade.
A primeira versão do Parasita surgiu em 1966.



9 – Rogue


Como todos sabem a famosa Rogue dos X-men tem a capacidade de absorver as memórias, personalidade e super poderes de todos aqueles em que toca. É de facto um poder fabuloso mas que neste caso se pode considerar mais como uma maldição, pois infelizmente Rogue não é capaz de o controlar o que a torna incapaz de contacto humano.
E como nenhum poder que ela possa absorver superar o contacto com outra pessoa, o seu poder é dos piores desta lista.
Uma pequena curiosidade é que a Rogue tem uma grande química sexual com o Magneto e no Universo Paralelo "Age of Apocalypse" onde Magneto é um dos bons e o líder dos X-men, eles têm um filho. Isto é possível graças a um campo electromagnético que Magnus usa para proteger o seu corpo e poder tocar em Rogue.
Criada por Chris Claremont e Michael Golden em 1981.




8 – Sauron


Karl Lykos tem a capacidade de se transformar em Pterodáctilo aumentando a sua força e velocidade, sendo capaz de voar, de hipnotizar, de expelir fogo da boca (mais recente), de sentir outros mutantes e de obviamente absorver os seus poderes e energias através do toque.
Sauron é uma personagem bastante divertida e maquiavélica. A razão de estar apenas em oitavo lugar é que necessita de tocar nas pessoas para absorver os seus poderes e esta absorção é apenas temporária. Apesar de Karl possuir o poder da absorção na sua forma humana a verdade é que muitas vezes isto acciona a sua transformação em Pterodáctilo, que em BD é muito divertida mas na vida real não é muito boa para engatar.
Criado por Roy Thomas e Neal Adams, apareceu pela primeira vez como Karl Lykos no volume 1 de "X-Men #59" e como Sauron em "X-Men #60".



7 – Gideon


Gideon é um mutante com a capacidade de absorver qualquer talento ou super poder possuído por pessoas ou seres mecânicos.
Infelizmente para poder usar os poderes ou talentos dos outros Gideon tem de se encontrar perto dos mesmos.
A grande novidade deste personagem em relação aos outros é o facto de possuir a capacidade de imitar poderes de seres mecânicos, sem dúvida um aspecto muito interessante.
Além destes poderes Gideon é um External e por isso tem um certo grau de imortalidade, sendo apenas morto por decapitação, pelo vírus legacy ou por absorção das energias vitais.
Foi criado por Rob Liefeld, Fabian Nicieza e Mark Pacella e apareceu pela primeira vez no volume 1 dos "New Mutants #98"





6 – Copycat


Vanessa Geraldine Carlysle há semelhança de Mystique é capaz de se transformar em qualquer pessoa. A sua habilidade de "Shape-shifting" é tão poderosa e rigorosa que consegue duplicar qualquer pessoa até ao nível celular sendo capaz de replicar os seus poderes (caso os tenham), talentos e impressões mentais. Até os telepatas têm dificuldades em a distinguir.
O seu poder é muito bom, mas para replicar algo mais do que apenas a forma física, Copycat necessita tocar nas pessoas e isso é sempre um ponto fraco.
Foi criada por Fabian Nicieza e Rob Liefeld em 1991.




5 - Halloween Jack


Jordan Boone pertence ao Universo 2099 da Marvel.
Cientista respeitado envolveu-se num projecto que pretendia criar novas versões dos deuses nórdicos. Este projecto concedia poderes a humanos que graças a um chip implantado nas suas mentes os fazia acreditar que eram verdadeiramente deuses. Jordan conseguiu safar-se do chip e ganhou os poderes de Loki o deus trapaceiro.
Há semelhança de Copycat, Halloween Jack é também um exímio "Shape-Shifter" capaz de se transformar em tudo o que ele compreenda, desde pessoas a animais. Além disto é também capaz de absorver as memórias e poderes de todos os que toca, através da absorção do material genético pela sua pele.
Em comparação com Copycat, Jack tem uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é que ele é capaz de usar os poderes de todos os que absorveu no passado, a desvantagem é que como absorveu muitas memórias tornou-se louco.
O facto de ser louco é de facto um aspecto que o deveria colocar mais abaixo da lista, mas ninguém o obrigou a absorver tantos poderes.
Racionalmente os poderes de Jack são mais poderosos que os de copycat e gideon, mas a loucura é um preço muito grande a pagar por ele e o facto de ele estar em 5º é também uma prova da minha pequena loucura interior.
Apenas encontrei que este personagem foi criado pela "Marvel Comics", e a sua primeira aparição foi no número 11 do "Spider-Man 2099".



4 – Mimic


Existiram dois Mimics, um que possuía os poderes dos X-men originais (Cyclops, Jean, Beast, Angel e iceman) e Calvin Rankin da Terra-12 (de um Universo paralelo), é deste último que falo.
Calvin tem a capacidade de absorver os poderes de qualquer mutante, mas apenas pode absorver cinco ao mesmo tempo, no entanto, quando lhe convém pode trocar um dos seus poderes por outro que queira absorver.
Um ponto fraco do seu poder é que os poderes absorvidos por Mimic apenas têm 50% da energia dos originais.
Não é tão poderoso como Halloween Jack, mas não é louco e é capaz de ter cinco poderes sempre com ele podendo trocá-los quando se encontra perto de outros que também possuem poderes.
Os 50% são chatos, mas sempre pode usar cinco poderes ao mesmo tempo e combiná-los entre si.
Calvin Rankin foi criado por Judd Winick e Mike McKone e a sua primeira aparição foi no comic "Exiles "1".



3 - Peter Petrelli


Quando Peter aprender a controlar os seus poderes vai ser praticamente imparável. Tem a capacidade de absorver os poderes de outros apenas estando perto dos mesmos e aparentemente o seu poder de absorção não tem limites, pois até agora tem absorvido o poder de todos aqueles com quem esteve.
O seu corpo armazena os poderes por isso ao contrários de alguns membros desta lista a absorção é permanente.
Só encontro um aspecto negativo em Peter, uma vez que ele ainda não é capaz de controlar este dom, se absorver um poder demasiado perigoso, ainda pode rebentar, como aconteceu na série com o poder da radiação.
Criado por Tim Kring na série "Heroes" estreada em 2006.




2 - Black Alice


Black Alice que veste um uniforme semelhante ao de Black Adam é uma jovem gótica com poderes místicos que é capaz de absorver poderes mágicos. Para isso apenas tem de ser capaz de os ver, caso contrário, absorve os poderes mágicos de qualquer um.
É capaz de absorver mais do que um poder ao mesmo tempo, mas não se sabe qual o limite.
O poder é temporário mas considero-o muito bom porque ela tem a capacidade de absorver a magia de qualquer um, incluíndo seres tão poderosos como o Spectre e imaginem o que se poderia fazer com os poderes de um ser tão poderoso, seria formidável.
Foi criada por Gail Simone, Joe Prado e Ed Benes em 2005.




1 – Amazo


Criado por Gardner Fox em 1960, Amazo é capaz de absorver os poderes dos outros através das suas células quando se encontra próximo dos mesmos.
No passado apenas utilizava um poder de cada vez e tinha algumas limitações. Actualmente não é o caso, tendo a capacidade de absorver permanentemente os poderes de todos aqueles que encontrou.
É basicamente um Peter Petrelli mais seguro e capaz.
Aparentemente não é necessário que o poder seja genético para ele o absorver uma vez que é capaz de usar os poderes do Lanterna Verde.
Amazo está à frente de todos porque não precisa tocar em ninguém para utilizar a absorção, porque tem os poderes permanentemente e porque rapidamente os aprende a utilizar.


Nota: Algumas informações como por exemplo as datas foram retirados do site da wikipédia.

17 comentários:

RJ/KritiCinema disse...

Nem suspeitava da existência do Parasita, do Sauron e do Halloween Jack.

Ah, e o Amazo, se me falassem nele provavelmente diria que se tratava de alguma marca de esparguete italiano... LOL

Não há dúvida de que sabes mesmo muitas coisas sobre Comics.

Um abraço!

_Loot_ disse...

Os únicos de quem nunca li uma estória são a Black Alice e a Copycat.
A Black Alice conheci num torneio de banda desenhada que costumava ocorrer num fórum que frequentava.

Obrigado

Abraço

RJ/KritiCinema disse...

Sim, essas também não conhecia :P

maurobindo disse...

Para mim são quase todos novidades. Apesar de ser um comsumidor e admirador de BD, tenho noção de que conheço muito pouco... mas isto com o tempo vai lá.

_Loot_ disse...

Há uma enormidade de personagens de BD por aí fora e ninguém os conhece todos é impossível.
Alguns destes também apareceram pouco como é o caso do Halloween Jack que apenas pode ser visto na saga 2099 e muito pouco.

Lembrei-me que como vão fazer um filme da Liga da Justiça, podiam considerar a hipótese de usar o Amazo como vilão.

tvfiles disse...

Desta lista apenas conhe�o a Rogue, o Sauron, o Gideon e o Peter(sim, sou X-Geek, e com muito orgulho).
Mas j� agora... a Rogue com qu�mica com o Magneto? Ugh, come on, isso foi s� uma infeliz ideia em 1991 e no Age of Apocalipse, completamente ignorada mais tarde no universo 616 (e n�o, o Joseph n�o conta).

_Loot_ disse...

Sim eu estava a falar no Age of Apocalypse onde eles são marido e mulher e pessoalmente acho que ficam muito bem, o magneto nesta saga tem muito estilo.
No Universo 616 foi durante a altura em que Jim Lee desenhava os X-men, que essa química foi abordada, mas nunca mais se voltou a falar disso, como dizes e é normal porque no Universo 616 a Rogue é a menina do Gambit.

E já agora os X_geeks são sempre bem vindos por estas bandas :P

Abraço

tvfiles disse...

Bom, se a Rogue te ouvisse a chamá-la de menina, estavas tramado. ;)
Anyways, sim, eu sei dessa relação na Age of Apocalypse, e tenho de dizer que acho muito estranha, aquilo era quase incesto. (Mas para dizer a verdade, eu nunca cheguei a ler AoA, por isso...)
Lembro-me perfeitamente dos números desenhados pelo Jim Lee da Rogue e do Magneto na terra Selvagem, foram as primeiras Bds dos X-Men que li, e apanhei cá um susto (quem estava habituada aos cartoons, só podia apanhar!).
Obrigada pelas boas vindas. :)

_Loot_ disse...

Era no bom sentido, apenas estava a dizer que era a menina dos olhos do gambit ;)
No AOA resulta muito bem até porque o Magnus não parece assim tão velho, se puderes dá uma vista de olhos.
Claro que se pensarmos nas personagens do filme é óbvio que as personagens não resultam, mas no filme " a armadilha" o Sean Connery não fica mal ao pé da bela Catherina Zeta-Jones :P

Ricardo disse...

Já que meteste o Peter Petrelli, podias ter metido o Sylar também!

_Loot_ disse...

Meti o Peter porque existe BD da série Heroes, mas não meti o Sylar por duas razões:

A ideia era fazer um top 10, não podia ultrapassar esse número então dos que conheço numerei por ordem os poderes que prefiro, sendo o meu favorito o do Amazo e o menos atractivo o do Parasite.
Ora o Sylar para usar o seu poder tem de matar pessoas isso torna-o ainda menos atractivo que o parasite, que consegue usar o seu poder sem matar ninguém (se quiser)

A outra razão tem a ver com o poder dele, que ainda não sei se entra nesta categoria.
Até agora percebi que o seu poder original é a capacidade de visualizar como as coisas funcionam e por isso conseguiu perceber qual a zona do cérebro ligada ao controle dos poderes e depois aparentemente ele absorve essa zona do cérebro.
Mas não sei se é apenas ele que consegue absorver o poder, ou se simplesmente descobriu a forma de o absorver e caso ele ensinasse a alguém outras pessoas poderiam fazê-lo.

Mas lembrei-me dele na altura e é das personagens que acho mais piada no Heroes ;)

Abraço

_Loot_ disse...

Só para avisar que me tinha esquecido de colocar as datas em que estes personagens foram criados.
Para aqueles que não encontrei as datas coloquei o primeiro comic em que apareceram.
Já agora o mais antigo deste top é mesmo o Amazo da DC.

Rodrigo Maia disse...

Muito bom o artigo, mas esqueceste de falar sobre o Adaptoide, ou Superadaptoide, inimigo dos Vingadores e do Capitão América, que bem poderia compor também a lista!
Abraço

Loot disse...

Muito Obrigado :)

Acho que na altura não conhecia o Super Adaptoid. Também tenho a sensação que ele imita os poderes depois de os observar em vez de os "absorver" como os desta lista.

Não percebo é o Cap America. Acho que não tem nada a ver com o exposto aqui. Queres desenvolver? :P

Abraço

Rodrigo Maia disse...

Na verdade só citei o Capitão América pois me lembro de uma estória em que o Superadaptoide vence os Vingadores, e o Capitão o desafia num duelo um contra um; o Adaptoide não consegue vencê-lo por não conseguir imitar ou absorver o "espírito" de luta, a convicção ou a liberdade do Capitão (ou alguma coisa assim). Mas pensava mesmo no Superadaptoide para a lista.
Vi que "atravessaste o Atlântico" pela internet e também deixaste um comentário no blogue em que escrevo, cá no Brasil. Muito bom saber que a língua em comum nos permite ler coisas interessantes mesmo a um oceano de distância!
Grande abraço!

Loot disse...

Pois tenho mesmo quase a certeza que não o conhecia na altura e para o estar a colocar depois tinha de mudar a lista.
Claro que os tops valem o que valem quase em todos se os fizesse no dia a seguir já tinha alterado qualquer coisa.
Mas acho-os divertidos.

Em relação ao vosso blog, gostei muito e agora ando a descobri-lo pois ão o conhecia, só por isso já valeu a pena teres deixado aqui um comentário, obrigado.
A internet nesse aspecto é fenomenal a possibilidade de comunicarmos em qualquer zona do globo é realmente qualquer coisa :)

Abraço

Anónimo disse...

Esses da linha mutante da Marvel(os criados nos anos noventa) são copias dos demais e tão ruins que ninguem nem conhece.O personagem do Heroes tá preso a universo dele, ninguem garante que seria capaz de absorver os poderes de outros seres que não fossem os mutantes da serie.Mutantes?Ate hoje não sei o que eles eram.Serie mais ordinaria.