quarta-feira, novembro 17, 2010

XVII Caminhos do Cinema Português


Peço desculpa pelo atraso mas aqui fica o aviso de que o festival Caminhos já começou e irá decorrer até 23 de Novembro em Coimbra. Cliquem na imagem para mais informações e deixo aqui o press release:

"Coimbra, 12 de Novembro de 2010: Realiza-se de 14 a 23 de Novembro a XVII edição do Caminhos do Cinema Português, o único festival de cinema nacional exclusivamente dedicado ao cinema português.

Durante essa semana vão estar em competição 65 filmes portugueses, entre curtas e longasmetragens, que vão tornar Coimbra na capital do cinema lusitano. Para além da secção competitiva, os espectadores podem ainda assistir a uma série de secções paralelas de forma totalmente gratuita. Entre estas inclui-se a já habitual secção “Caminhos do Cinema Europeu”, este ano dedicado ao cinema turco. De 15 a 22 de Novembro, sempre às 22 horas, o cinema turco é mostrado na sala do Theatrix, espaço recém-inaugurado a partir do antigo Cine-Teatro Avenida.
Os alunos das escolas de cinema têm também oportunidade de mostrar os seus trabalhos no mesmo local na secção “Ensaios Visuais”, com exibições a partir das 17h30, de 15 a 19 de Novembro.

Para graúdos… e miúdos

As manhãs estão reservadas para quem não tem idade para ficar acordado até tarde. Sempre às 10h00 no TAGV, os mais novos tem a oportunidade de tomar o primeiro contacto com o cinema português através da secção “Caminhos Juniores”. Às 15 horas inicia-se a “Retrospectiva Cinema Novo”, com a exibição de películas como “Perdido por Cem”, de António Pedro Vasconcelos, e “Belarmino”, de Fernando Lopes.
Ainda no âmbito do festival, o Foyer do TAGV vai receber duas conferências que vão ajudar a tornar o “Caminhos” num espaço de reflexão cultural e cinematográfica. No dia 17 de Novembro, Paulo Granja vai moderar a conferência “Do Cinema Novo ao cinema.

Sem comentários: