quarta-feira, julho 10, 2013

Novas colecções com os jornais: Os Novos Maias e Heróis DC




Jornal Expresso: Os Maias I & II

A partir de Sábado, 13 de Julho, o jornal "Expresso" irá iniciar a sua colecção dos "Maias". Trata-se de uma colecção muito particular de uma das obras mais aclamadas da literatura portuguesa e que comemora 125 anos. A título de curiosidade os "Maias" foram editados no preciso ano em que nasce Fernando Pessoa.

Contudo, a colecção não se fica por aqui, além da edição do clássico de Eça de Queiróz, o "Expresso" desafiou alguns dos autores mais aclamados da actualidade nacional para darem continuidade a esta história, apelidada: "Os Novos Maias". José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa, Mário Zambujal, José Rentes de Carvalho, Gonçalo M. Tavares e Clara Ferreira Alves foram os autores convidados e que irão escrever a partir do momento final do livro, continuando a sua história até à fundação do "Expresso".

É realmente um senhor desafio, mexer num livro como este a fim de lhe dar uma sequela e que certamente levantará vozes de discórdia. Como em tudo na vida, não há nada como conhecer, a colecção é gratuita com a compra do Jornal e além destes livros ainda contará com um livro de estudo sobre esta obra de Eça de Queiróz. Logo só pelo livro original e pelo de estudo já me parece que a colecção vale a pena. De resto, e tendo em conta os nomes envolvidos, estou curioso para ver como vão pegar na história, até porque adoro a cena final dos "Maias". Mas no pior dos casos, o máximo que pode acontecer é estes "Novos Maias" cairem no limbo do esquecimento onde estão pérolas como as sequelas de "Psycho" - que eu nunca vi - entre muitas outras coisas.

Sobre a colecção podem ler aqui.





Jornal Público: Heróis DC



A Levoir está de regresso ao universo do Super-Heróis. Depois de duas colecções dedicadas à Marvel, chegou a vez da DC Comics. Por questões económicas e por ter mais livros da DC que da Marvel, esta vou deixar passar, mas fica o aviso para quem puder estar interessado, pois a colecção começa já amanhã.
Numa curta apreciação saliento de entre o material clássico a "Crise Nas Terras Infinitas", "A inocência Perdida", Batman com a "Saga de Ra's Al Ghul" e "Outros Mundos" e a "The Killing Joke" inserida no volume do Joker. Na parte do moderno destaco novamente a outra história inserida em "Joker" e que tem precisamente esse nome, bem como, "Liga da Justiça: Terra 2", "A Crise de Identidade" e o da "Batwoman" (que não li mas todos falam maravilhas). Alguns não tenho bem a certeza de todas as histórias que irão englobar, mas de uma forma geral em termos de material há aqui muita coisa boa e interessante. Como é comum neste tipo de colecções todos nós temos os nossos gostos e gostaríamos de ver livros aqui que não entraram, mas em adição também não será fácil cehgar a acordos neste tipo de situações.
Em seguida deixo uma imagem com alguma informação sobre todos os livros da colecção:


4 comentários:

Unknown disse...

Ainda estou na dúvida se começo esta colecção, apesar de já ir atrasado, mas ao contrário de ti, a minha biblioteca DC é curta e esta é uma excelente oportunidade.

Loot disse...

Se não andasse com outras compras também comprava uns quantos. Mas penso que a maioria do que está aqui, senão tudo, se arranja bem em original. Porém, a este preço é que não.

Unknown disse...

Já está feito, colecção iniciada, agora não há volta a dar :D
Assim que acabar o que estou a ler, pego no "Terra 2".

Loot disse...

Olha eu para a outra colecção deste post, é mais barata lol :P

O Terra 2 é bom, aliás normalmente tudo do Morrison vale a pena. Já me disseram é que os restantes números que usaram para preencher o volume são fracos. De qualquer das formas a Terra 2 do Morrison e Quitely por 5 euros é uma maravilha.

Abraço