sexta-feira, julho 12, 2013

Sigur Rós - Kveikur



Conheci-os com "Ágætis Byrjun" um álbum incrível a todos os níveis, não só pela qualidade da música, mas porque era realmente um produto diferente, fresco e inovador. Uma voz gélida que se entranhava dentro do nosso corpo de uma forma nunca antes sentida. Seguiu-se a descoberta do anterior - e maioritariamente instrumental - "Von" e posteriormente o terceiro tomo "()". Este trio de álbuns consolidou e fortificou a minha opinião que estávamos perante uma das bandas ímpares da altura e que deixaria uma forte marca na História da música. Agora que me lembro também comprei o EP "Ba Ba Ti Ki Di Do", basicamente tudo que via deles à venda comprava. Por esta altura vi-os ao vivo no coliseu, foi, sem dúvida, um dos primeiros grandes concertos da minha vida, já lá vão cerca de 10 anos.

Depois veio "Takk", até tenho dois álbuns deste, porque da 1º vez não comprei a edição limitada - tamanho era o vício. Mais um forte álbum da banda que apenas me parecia não estar a desbravar novos caminhos, mas cuja qualidade se mantinha inegável. Do "Með suð í eyrum við spilum endalaust" lembro-me menos bem, apenas que trazia uns "Sigur Rós" mais alegres e com influências folk. Tenho ideia que foi o álbum que menos me entusiasmou, mas tal não quer dizer que não seja mais uma peça de grande qualidade - está a precisar de nova audição. Aliás não me recordo de nunca de ter ouvido um mau álbum destes rapazes.

Vergonhosamente deixei passar o "Valtari" que saiu o ano passado, sinto que estive um pouco desatento da carreira deles, talvez por terem estado alguns anos parados, ou por achar que estavam a cair no mesmo registo. Tenho de ouvi-lo rapidamente.

De qualquer das formas não perdi tempo a comprar "Kveikur", o mais recente longa duração de "Sigur Rós", e de onde esta canção é retirada (ver vídeo abaixo). Excelente compra, de um formidável regresso destes rapazes da terra do gelo. É claramente um regresso distinto, nota-se mais uma mudança de percurso na banda com uma sonoridade mais dinâmica como, talvez, nunca lhes tenhamos ouvido. Vem em alguma oposição aos sons mais etéreos dos últimos trabalhos que lhes ouvi e resulta maravilhosamente.

É claro que uma banda pode compor sempre o mesmo estilo e ser uma banda de topo, mas a título pessoal entusiasma-me muito quando os músicos não se prendem a determinados sons, adoro isto, adoro os "Sigur Rós" e basicamente era só isso que queria dizer.

 


Sem comentários: