quinta-feira, julho 25, 2013

O Batman Senta-se?


 Espero que o título tenha captado a atenção, foi uma história que achei muito tola e curiosa - maioritariamente tola - e que ando para partilhar já à algumas semanas. Aliás é precisamente por ser tão disparatada que acredito que seja verdade.

Este tema de conversa sobre o Batman surge após uma carta aberta e, no seu seguimento, uma entrevista dada ao site Bleeding Cool por Paul Jenkins, relativamente à sua saída das grandes editoras de BD norte-americanas, a DC e a Marvel. Já aqui tinha falado do projecto mais recente do autor, "Fairy Quest", em que ele recorreu à plataforma do Kickstarter para o desenvolver e que está agora a ser editado pela "BOOM". Parece que o corte com as editoras mencionadas almeja ser permanente.

Nestes documentos Jenkins espelha bem o seu descontentamento com o modo de funcionamento destas editoras nomeadamente naquilo que chegam a apelidar de "bullying dos criadores".  A partir da entrevista Jenkins respondeu a algumas questões dos fãs e uma delas chamou a especial atenção de todos - que foi posteriormente salientada aqui - e que passo a transcrever:


I would like to relay an editorial comment that I received near the end of my time writing the Dark Knight New 52 series. In one scene, I had written that Batman is sitting on a rooftop during an intense conversation, close to a person who has been injured. The editorial comment: “We’re not sure you are “getting” the character because it’s common knowledge that Batman never sits down.” This, mind you, after I had made it clear I was not going to rewrite material for the umpteenth time after it had already been approved.

Now aside from the fact that Batman could just as easily sit on his haunches as anything, if writing the character sitting down shows a basic lack of understanding of the character then I guess Alan Moore didn’t understand the character in Killing Joke:



And obviously Frank Miller missed out on the point during his Dark Knight Strikes Again series:



And, of course, Batman never sits down when he is in the Bat Cave looking at all those monitors. I think, perhaps, that if editorial comments are focused around, say, a character’s penchant for standing up as opposed to, say, the interactions between characters or the flow and structure of the story then the people behind such comments are missing the point. The requisite qualification for being a good editor does not have to be a degree in English (though that might help) but neither should it be a ridiculous adherence to past continuity, especially not a haphazard and inaccurate one.


Sucintamente, na altura em que Jenkins escrevia o título "The Dark Knight" (dos Novos 52) foi acusado de não estar a "compreender" bem a personagem do Batman porque escreve uma cena em que ele se encontra sentado. Obviamente que com tom jocoso Jenkins relembra rapidamente uma série de cenas em que Batman já surgiu sentado (The Killing Joke, Dark Knight Strikes Again, etc). Actualmente uma das imagens de marca de Batman é, precisamente, a dele sentado a olhar para os vários ecrãs da Batcave, mas enfim... É verdade que em muitas reuniões da Justice League, Batman permanecia de pé, mas dizer que a personagem nunca se senta e, principalmente, criticar um autor por isso não abona nada a favor da imagem dos editores da DC Comics (ou pelo menos deste em questão) e Jenkins critica isso com razão no último parágrafo que coloquei. É que além dos editores não terem nada a comentar em relação à interacção das personagens, a única coisa que criticam prende-se com uma questão relacionada com a continuidade antiga (estamos num reboot) e - a cereja no topo do bolo - incorrecta. Porque fosse algo importante tem termos de continuidade e faria todo o sentido a chamada de atenção - não é o caso.

Como tudo isto é do mais tolo que pode haver na indústria da BD, rapidamente alguém criou um tumblr sobre o assunto onde todos enviam imagens de Batman sentado nas BDs. Hilariante logo na imagem de apresentação. Vale a pena lembrar que nos dias de hoje é preciso ter muito cuidado com o que dizemos, a internet não perdoa. Podem consultar o tumblr aqui.

4 comentários:

Nuno Amado disse...

É o que ando a dizer há muito tempo. A DC e a Marvel estão neste momento com responsáveis completamente tapadinhos do cérebro à frente das decisões.
Nota-se perfeitamente que o que querem é apenas dinheiro pelo dinheiro, e estão a borrifar-se para boas histórias.
Daí os eternos e gigantes crossovers, mortes, retorno à vida, mudanças de preferências sexuais, raciais, etc... tudo a bem do choque e do dinheiro.
Presumo que no futuro irão pagar isto bem caro... as pessoas afastam-se!

Abraço

Vidazinha disse...

Bem, a ver pelo calibre há muito potencial de recursos humanos para trabalharem na DC nas repartições de finanças portuguesas.

tadeu disse...

o que seria de nós sem afirmações do género...aquela página com os tumblr(que raio de palavra...alguém sabe pronunciar isso?? :) )é memorável.
quanto a estes entendidos...o que me espanta é ninguém ter dito ao sr. "ouve lá...tens a certeza disto?"
:)

Optimus Prime disse...

A dc esta mesmo pior que pensava ate o Batman sentar-se ou não é problematica logo ele 1 dos mais rentaveis herois da editora e que por isso teve a cronologia intacta.