terça-feira, dezembro 14, 2010

Torneio de Personagens de BD - Prelúdio


Ontem fecharam as nomeações dos personagens que vão entrar no torneio.

Antes de inicar as votações umas pequenas notas.

Houve alguns pormenores que me escaparam, um que tinha intenção de fazer referência e depois esqueci-me e outro que me passou completamente despercebido.

O primeiro é em relação ao V da BD "V for Vendetta". O V surgiu nas nomeações tanto de personagens de BD americana como de BD europeia. Isto prende-se com o facto de o livro ter sido originalmente editado em Inglaterra pela Quality Comics em preto e branco. O problema foi que a revista onde V era publicado foi cancelada antes de a história de Moore e Lloyd estar terminada. Posteriormente a série seria editada na América pela DC Comics (agora a cores) onde se concluiu.

O personagem é na sua origem Europeu em termos de edição porque em termos de criação grande parte dos personagens da indústria americana foram criados por europeus. No entanto hoje em dia está mais associado à editora americana. Se quisermos comprar o livro será a edição da Vertigo que encontraremos, até porque é a única que tem a história completa. O que até é uma pena pois há quem defenda que o livro está melhor a preto e branco (uma pena nos entido de só termos acesso a uma edição e não às duas).

Dito isto e até porque dei o V como exemplo nos comics americanos, vou deixá-lo competir nas duas categorias, afinal ninguém vai receber um Óscar. No entanto se alguém achar que é um erro abismal "manifeste-se agora ou cale-se para sempre".

O outro ponto tem a ver com alguns personagens que foram nomeados como sendo apenas um. Por ex: Dupond e Dupont ou os irmãos Dalton. Não sei se fará muito sentido separá-los principalmente no primeiro exemplo. Até porque é sempre nesse formato que surgem e é aí que está o seu poder enquanto personagens. Mas o Calvin também vai competir contra o Hobbes. Ainda estou a deliberar sobre isto, se quiserem podem dar a vossa opinião. Mas penso que se mantiver juntos será apenas o Dupond e Dupont.



Em relação aos nomeados como já suspeitava a categoria que recebeu mais participações foi a da BD americana. Faz sentido visto ser o tipo de BD que mais falo no blog. Apesar de actualmente ler na mesma quantidade os três tipos.

A categoria que teve menos participações foi a da BD asiática, mas curiosamente acabou por ter o mesmo número de nomeados que a europeia, pois nesta segunda muitos votaram nos mesmos e na mangá (todos os nomeados vieram da mangá) quase todos votaram em personagens diferentes. Aliás foi a única das categorias a não ter um só personagem que se destacasse em relação a todos os outros.
O que me lembra que no final do torneio vou comparar o vencedor com aquele que foi o mais nomeado nesta fase e ver se o resultado será o mesmo.

Esta semana darei inicio às primeias votações que irão incidir sobre o grupo de BD americana. Farei uma curta menção por post em relação a todos os personagens, nem que seja para os mostrar visualmente, pois uma das ideias deste torneio é dar a conhecer personagens e consequentemente as obras em que se inserem. Por isso aqueles que forem vencendo vão tendo direito a maiores comentários e textos da minha parte, isto porque me é impossível falar muito sobre todos.

Fica o aviso de que enquanto as votações não esitverem disponíveis ainda aceito mais nomeações, mas se tudo correr bem as primeiras votações terão inicio amanhã.

Obrigado a todos os que participaram.

2 comentários:

cube disse...

eu voto que sejam considerados como uma personagem...

Loot disse...

Mas todos? O Calvin e o Hobbes também?

Ou só os Dalton e o Dupond e Dupont?

bj