quinta-feira, dezembro 16, 2010

Torneio de Personagens de BD Norte-Americana - Grupo II

Batman


Tinha dito que o Rorschach seria o personagem que mais desenvolvi no blog, mas estava a esquecer-me do Homem Morcego.
Falei do personagem na rubrica Influências/Semelhanças duas vezes, uma comparando-o ao Daredevil e outra ao Moon Knight.
De livros, infelizmente, só fiz um comentário maior em relação a um, esta maravilha que é Black and White Vol 1. Deste volume que contém curtas de 8 páginas de Batman, duas das minhas predilectas podem ser vistas aqui.
Além do mais este dispensa apresentações.




Marv


Marv é um dos personagens mais conhecidos e mais populares da saga de Frank Miller "Sin City".
É o personagem principal de "The Hard Goodbeye" o primeiro livro desta série que rapidamente conquistou um leque de leitores fiéis. Em "A Dame to Kill For" voltaríamos a encontrá-lo como personagem secundário quando ajuda Dwight.
Marv é incrivelmente bruto, mas no que o seu corpo ganha em força, a sua mente perde. Marv apesar de já bem adulto tem uma mente pouco desenvolvida. Mas por detrás deste aspecto assustador está um grande coração.
Alguns dos seus grandes momentos são as torturas porque faz passar os seus inimigos, hilariantes.
Entrou também em "Silent Night" e "Just Another Saturday Night".
No cinema foi interpretado por Mickey Rourke. Muitos disseram que Rourke voltou em grande no "Wrestler" mas para mim já tinha regressado em "Sin City". Rourke estava completamente mudado fisicamente, mudanças estas que vieram beneficiar a sua caracterização de Marv, dúvido que se estivessemos perante o Rourke de "Orquídea Selvagem" o papel fosse seu.
Quanto ao filme em si realizado por Robert Rodriguez e Frank Miller. É um exercício de estética muito interessante, eles conseguiram transpôr a BD para o grande ecrã, mas infelizmente o filme não traz nada de novo, apenas deu movimento à BD.
Aqui o deixo num dos seus momentos altos:






Little Nemo



Este foi daqueles que nunca tinha ouvido falar.
Trata-se de um personagem de tiras cómicas, criado por Winsor McCay, que teve o seu início de carreira em 1905.
As tiras contavam a história de Nemo um rapaz que quando sonhava partia para grandes aventuras. Aventuras essas que acabavam sempre com o rapaz a acordar, por exemplo caindo da cama.
Gostava de deixar algumas tiras mas a única que encontrei cujos balões se conseguem ler foi esta. Pelas imagens gostei muito desta.
Sem dúvida algo a descobrir, o mundo dos sonhos sempre foi algo que me fascinou, não fosse eu grande apaixonado por "The Sandman" de Neil Gaiman, mas isso fica para mais tarde afinal o Sandman também está nomeado.





Yorick Brown


Este é o personagem principal da série "Y The Last Man" de Brian K. Vaughan (que esteve envolvido em alguns episódios de Lost) e Pia Guerra.
Nesta história, Brown é o último homem, com a capacidade de respirar, à face da Terra, aliás juntamente com o seu macaco são os últimos seres a possuir um cromossoma Y. Isto assim de repente parece ser um sonho tornado realidade para muitos, mas fechem os olhos e imaginem lá isto, ia ser terrífico.
Aparentemente houve algum tipo de contaminação que matou todos os seres masculinos no planeta. Para quem está farto de pragas a transformar a malta em zombies, têm aqui uma opção bem viável. "Y The Last Man" está concluido em 10 volumes e (estava-se mesmo a ver) já há planos para fazer uma adaptação televisiva. Nunca a BD foi tao falada como agora graças aos filmes.




Hobbes
Quem nunca leu uma tira de "Calvin & Hobbes" que levante o braço? Serão muito poucos a levantar o braço e provavelmente ainda não estão na idade de aprender a ler.
Esta tira é das mais populares de sempre e tornou o nome do seu criador, Bill Waterson, sinónimo de Humor em BD.
Lembro-me que quando peguei no livro pela primeira vez pensava que o tigre era real. Afinal ele mexia-se falava, enfim fazia tudo. Rapidamente descobri que não, Hobbes é um peluche e vive na mente de Calvin.
Isto lembra-me que certo dia deparei-me com aquela que é a tira mais triste desta saga. Não é oficial pois não foi criada por Waterson, mas está bastante bem conseguida. Só peca pela referência a medicamentos, não precisava abordar isso podia ser o Calvin a crescer.
Deixo-a aqui para verem:


Quando li isto pela primeira caíu-me a bela da lágrima pela cara, isto prova o poder que estes dois têm.
Depois ainda fizeram a tira seguinte, para nos deixarem mais felizes:
Podia dizer que o Hobbes é a única personagem a concorrer que é um peluche, mas estava a mentir. Hobbes é e sempre será mais do que um mero peluche, Hobbes é um amigo.

6 comentários:

Snow disse...

O Batman a liderar, que surpresa =P

ArmPauloFerreira disse...

Qualquer grupo que tenha o Batman, terá sempre todos os outros em apuros... Talvez mesmo um dos maiores camaleões dos comics, onde até o seu aspecto se reinterpreta e foi servido de muitos e bons filmes (cada época fez das suas já sabemos).

Novamente o cinema neste caso ajudou imenso a colocar Sin City no mainstream ultrapopular e o Marv é o mais espectacular.
Quando ele diz, algo assim: "But i got Gladys an my mits!" foi um momento awesome!!!

Loot disse...

Snow: lol claro e o aranha também vai disparado à frente :)
e tu também estás a concorrer :P

Armindo: Sim o Batman é um caso de grande sucesso e percebe-se bem porquê, a personagem é interessante e tem tido um leque de histórias muito boas ao longo dos anos. é o super-herói mais usado em graphic novels e isso quer dizer qualquer coisa.

O Marv é outro caso que beneficiou muito com o Cinema e para isso ajudou imenso a interpretação de Rourke que está fantástica. É possivelmente o personagem mais popular de Sin City.

Snow disse...

Pois estou :D (and I don't stand a chance).

Mas torço pelo Elijha Snow sempre (pena que ele não seja tão adorado por todos como é por mim =p deve ser o fato que o trama.)

Loot disse...

Torces sempre por um snow então :P

Deve ser algo no nome, já o Jon Snow no crónicas de gelo e fogo é espectacular :)

Snow disse...

Ando com o hábito terrível de andar sempre a dizer "you know nothing Jon Snow". Vai ser o meu fim isso.

Mas sim, Snow é uma constante :)