quarta-feira, fevereiro 19, 2014

O Deus das Moscas





SPOILERS

"Lord of the Flies" - no original - é o primeiro romance de William Golding. O seu nome remete-nos para o demónio Belzebu cuja tradução é literalmente o "Senhor/deus das Moscas". Isto captou-me de imediato a atenção e sabia que, fosse qual fosse, o conteúdo do livro, este teria de ser profundamente negro e tenebroso. Não estava enganado.

A partir de um grupo de crianças que se despenhou numa ilha, Golding, consegue construir um trabalho de ficção em torno da natureza humana absolutamente notável. Ao lê-lo acabei por reconhecer também a sua marca em outros produtos, nomeadamente, na série "Lost".

Golding apresenta-nos à história logo após a queda de um avião. É, aliás, a partir das descrições das crianças perdidas que nos apercebemos do que aconteceu. Um avião caiu e nenhum adulto sobreviveu. Com excepção de um grupo de coro, as crianças não parecem conhecer-se, o que reforça a ideia de que esta viagem era uma de salvamento, uma fuga de um local atacado por uma bomba atómica. As crianças (que rondam os 6 e 12 anos), agora entregues a si próprias, acabam por ir construindo uma sociedade à semelhança da que conhecem e apesar das dificuldades inerentes, as suas vidas acabam por ir fluindo de forma pacífica e democrática. Contudo, com o passar do tempo assistimos à influência que as pessoas e os seus medos irracionais podem ter numa comunidade. Há toda uma dinâmica de grupo que é explorada desde o civismo até à selvajaria. 

Todas as crianças que são salientadas na obra têm um papel preponderante na mesma. O protagonista Ralph é um dos que está do lado do racional e que se tornou naturalmente o líder deste grupo. Com o tempo ele reconhece as suas limitações, procurando sempre da melhor forma manter o grupo no caminho certo, que na sua opinião é o de tentarem ser salvos da ilha. Ralph espelha a democracia, uma vez que a sua liderança foi votada pelas crianças. Ao seu lado costuma estar Piggy, aquele cujo nome nunca conhecemos, e que devido às suas características (menino de óculos, gordo e com asma) é o mais gozado. Mas Piggy é também o mais racional, aquele que simboliza as ciências e a razão que, infelizmente, muitas vezes são deitadas abaixo por crenças mais bárbaras.

Do lado oposto temos Jack, que antes desta aventura já era o líder dos meninos de coro. Nesta nova comunidade ele torna-se o responsável pela caça, liderando novamente os seus colegas do coro. Se a início Jack e Ralph demonstram uma profunda amizade, com o tempo os sentimentos dos dois rapazes vão-se tornando cada vez mais distantes. Jack simboliza um lado mais negro da humanidade. Se as coisas seguirem o percurso que quer está tudo bem, mas quando confrontado não responde da forma adequada. Jack não consegue viver segundo a máxima de que as necessidades do grupo superam as necessidades individuais e pouco a pouco vai corrompendo a pequena comunidade que se havia formado. Muitos fazem o paralelismo do seu comportamento ao fascismo em directo contraste com a via democrática que Ralph tenta manter. De salientar também a forma como Jack se vai apercebendo do poder por detrás das máscaras, quando começa a camuflar-se durante as suas caçadas.

Ainda queria salientar mais duas personagem em particular. Começo por Simon porque de todos é aquele que parece nutrir os melhores sentimentos. Ele foi a única criança que não acreditou na existência de um monstro na ilha, que conseguiu ver que essa criatura apenas foi criada pelos receios de todos. Ele é claramente diferente dos outros, podendo sofrer de algum tipo de condição psicológica, mas a qual nunca é exposta. A sua morte é um dos momentos mais marcantes porque nos mostra os perigos das dinâmicas de um grupo que cede ao medo irracional e porque marca deliberadamente a perda da inocência, um dos grandes temas do livro. Curioso que a dada altura Simon acredita que Ralph será salvo, não proferindo a frase no plural.

Quanto a Roger está no espectro oposto de Simon. Ele carrega o que de mais negativo existe no Homem. A início a personagem ainda mantém um certo código que lhe foi ensinado na sua vida anterior. Mas ao compreender as repercussões da sua nova vida e que nesta não tem de se cingir pelos mesmos códigos, reverte para a sua faceta mais selvagem, tornando-se uma das crianças mais perigosas e assustadoras.

A simbologia está sempre muito presente ao longo do livro. De um lado temos o búzio  e o fogo. O primeiro é usado para convocar as reuniões representando o espírito da democracia, enquanto o segundo é um símbolo de esperança e utilidade - mas também de perigo quando mal utilizado. Do outro lado temos o tal monstro existente apenas nas mentes destas crianças. A sua fragilidade começa a construir histórias que não existem, propagando um sentimento que rapidamente contagia os restante. A partir deste temor nasce o "Deus das Moscas", essa "entidade" que representa as trevas no Homem.

Depois de um último capítulo imensamente tenso, em que seguimos Ralph na sua fuga por entre a ilha na esperança de não ser apanhado pelo restante grupo, chegamos ao momento do salvamento. Quando aquele marinheiro encontra Ralph e as restantes crianças, parece que tudo cai por terra. Mas a inocência, essa foi perdida para sempre, para nunca mais regressar. Neste momento estava tão absorvido no que tinha acontecido que nem prestei muita atenção a uma cena em particular e que é a lição mais importante deste final. Após o marinheiro criticar o comportamento destas crianças ele dá um rápido vislumbre ao seu navio. Este navio simboliza a guerra dos adultos e este momento, logo após a crítica ao que aconteceu, é a cereja no topo do bolo. Acima de tudo por causa desta comparação com o mundo adulto, era essencial que esta história fosse contada com crianças como personagens.

Um livro extraordinário, um daqueles fortes murros no estômago. Para quem gosta deste tipo de histórias este é um clássico imperdível. Antes de terminar vale a pena lembrar que o livro já foi adaptado cerca de três vezes ao cinema, mas a versão mais referenciada é a de 1963. Sempre quis ler primeiro, por isso devo espreitá-la no futuro.

4 comentários:

MMMNNNRRRG disse...

grande livro sem dúvida!
o "lost" é para meninos!
hahahaha
apareces hoje na trem azul?
M

Loot disse...

O Lost foi só o primeiro exemplo que me lembrei de um produto que tem influências deste livro. Mas eu gosto da série, tem os seus pontos baixos é certo, mas tb tem momentos do caraças :P

Quanto ao trem azul vais andar por lá? Se conseguir passo por lá.

Abraço

MMMNNNRRRG disse...

até dia 1 para ver a expo da Baeza, autora mais interessante do momento!

Loot disse...

Passei por lá ontem e estava fechado. Mas ainda cheguei dentro do horário de abertura. Ver se volto pra semana.