sexta-feira, novembro 22, 2013

O Capuchinho Vermelho - Na versão que as crianças mais gostam


A "Polvo" é das editoras nacionais com catálogo mais invejável em termos de BD. É sempre uma excelente oportunidade visitar a sua banca em festivais e ir completando a colecção. Foi precisamente isso que fiz este ano no "Amadora BD" começando por esta versão da história do Capuchinho Vermelho por Richard Câmara, que talvez não seja a versão favorita das crianças, mas é uma das minhas certamente.

Apesar de termos aqui uma visão diferente do conto, uma com o final mais bizarro de todos, o que mais gosto neste livro é a forma como a história é contade. Do pouco que conheço de Câmara já vi que o autor gosta de explorar a linguagem da BD e é precisamente isso que quero focar neste livro.


No "Capuchinho Vermelho" as pranchas são divididas em quatro vinhetas, onde cada uma corresponde a uma das quatro personagens desta história: Capuchinho, Lobo, Caçador e Avózinha. Assim cada vinheta vai contando a história a partir do ponto de vista da sua personagem, por exemplo, se quisermos seguir apenas o Capuchinho só temos de ler a primeira vinheta de todas as páginas. Claro que a dada altura as histórias se vão cruzando e é curioso ver como o autor explora alguns desses momentos.

Um exercício de estilo e linguagem muito engraçado tornam este "O Capuchinho Vermelho - Na versão que as crianças mais gostam" uma bela sugestão de leitura para todos os apreciadores de BD, sejam eles pequenos ou graúdos.


Sem comentários: