terça-feira, novembro 26, 2013

Exposição de Paulo e Susa Monteiro na Mundo Fantasma - Histórias da Planície


Foi já no Sábado 16 de Novembro que teve início a exposição intitulada "Histórias da Planície" na loja de BD "Mundo Fantasma". A inauguração contou com as presenças dos autores, Paulo e Susa Monteiro. A notícia já vem tarde, mas a exposição continuará até 5 de Janeiro. Por isso a quem estiver ou passar pelo Porto nesses dias, fica a sugestão.


Já queria ter falado aqui há muito do livro "O Amor Infinito que te tenho e outras histórias" de Paulo Monteiro, cujas pranchas (algumas) se encontram expostas. O livro do Paulo, editado pela Polvo em 2010, foi um dos melhores lançamentos destes últimos anos. Os seus desenhos pautados por frases poéticas, resultam numa série de momentos de imensa sensibilidade e beleza, com o que me pareceu, alguns toques auto-biográficos. O livro tem sido alvo de vários elogios e conquistou em 2010 o prémio de melhor álbum no festival "Amadora BD" e em 2011 de melhor publicação independente nos "Troféus Central Comics". Além de Portugal já foi também editado na Polónia, França e Espanha.

Em relação à autora Susa Monteiro, conheci-a precisamente com o livro que tem exposto, "A Carga", que foi editado em 2008 no Festival de Beja (o primeiro a que fui). Numa primeira impressão é clara a simbiose entre os trabalhos dos dois, tanto no traço como no ambiente, afinal de contas vivem juntos e certamente acabam por se influenciar mutuamente, mas sobre isto vale a pena ler o que Paulo Monteiro escreveu aqui. Além deste "A Carga" só conheço o álbum que fez sobre o Jorge Palma para a colecção "Pop Rock Português".

É preciso também salientar que o trabalho desenvolvido na BD por estes dois autores, vai além do autoral uma vez que pertencem à organização da Bedeteca de Beja e do famoso Festival que lá se desenrola.

A não perder.


Sem comentários: