Desde que o vi em "Bram Stoker's Dracula" que procurei seguir com atenção a carreira de Gary Oldman um dos Grandes, um dos Maiores.
"Tinker Tailor Soldier Spy" é um bom regresso dos bons filmes de espiões. Consiste na adaptação do livro de John le Carré pelo realizador Tomas Alfredson que em pleno ambiente de Guerra fria retrata a "caça" de uma toupeira dos Russos situada no topo da pirâmide dos serviços secretos britânicos.
É um filme de regressos, não só ao bom thriller de espionagem mas também o regresso de Oldman aos papéis de protagonista. Não desfazendo os secundários claro, foi bom voltar a ver Oldman a liderar um filme.
O resto de elenco é todo ele de luxo. John Hurt, Colin Firth, Toby Jones, Mark Strong, Ciarán Hinds e as estrelas em ascenção do momento Sherlock Holmes e Bane (Benedict Cumberbatch e Tom Hardy).
Ver Cumberbatch a assistir o Smiley de Oldman quase que podia ser visto como um passar de testemunho (tamanha é a minha fé neste jovem actor).
Uma excelente atmosfera, uma boa história e depois é apreciar os actores a ligarem os pontos. Gostei muito.
Hoje a ler o destak descobri que Gary Oldman está nomeado pela primeira vez aos Óscares por este papel. A primeira vez? A sério? como é possível?
8 comentários:
Também gosto muito do Gary Oldman. E também gostei do filme, a interpretação do Oldman é soberba.
primeira vez...até custa a crer.
viste "sid e nancy"?
abraço!
João: é um Senhor :)
Tadeu: Há muito que o quero ver mas cai no esquecimento e quando dou por mim já passou não sei quanto tempo. Gary Oldman como Sid tenho mesmo de ver.
Abraço
Vi esse filme ontem à noite por causa do Colin Firth, pois claro... e um pouco pelo que escreveste.
O Benedict é um excelente, grande, grande actor e vai longe.
O Oldman está genial e não sabia que esta é a sua primeira nomeação... ligo pouco aos prémios. Só sei que a Meryl Strep papa-os todos. :)
Resumindo, excelente filme para uma noite de quarta-feira fria.
Se o jornal não estiver errado parece mesmo que sim, o que é...estranho.
Eu até achava uma certa piada aos prémios. Pela festividade, pela febre dos filmes. Mas cada vez mais esse glamour se está a perder, pelo menos para mim. Já nem tenho curiosidade em assistir às cerimónias nem em saber os nomeados e vencedores.
O Colin Firth é grande actor e gosto que participe em filmes mesmo quando tem um papel mais pequeno. Ah e claro todas as mulheres que viram a série Pride and Predjudice adoram-no :P
É algo que não se percebe, o efeito do Mr. Darcy nele. :)
Eu vi Mamma Mia por causa dele e mais... até a escritora de Bridget Jones Diary pensou nele quando criou a personagem do Darcy no livro.
Não fazia ideia. Só por causa disso ele já não podia recusar o papel.
Mas normalmente quando as mulheres falam dos seus homens predilectos nunca são tipo ele, por isso esse efeito Mr. Darcy é qualquer coisa de especial aparentemente :P
ganhei interesse em ver o filme, estava a passar-me ao lado.
a primeira vez que vi o Oldman foi no 5º Elemento, diverti-me bastante e acho que se não é filme de culto ainda vai a ser, tem os ingredientes todos.
Enviar um comentário