sexta-feira, janeiro 06, 2012

Himura Kenshin

Uma vez que já falei do Shishio Makoto na 1º fase do torneio, vou escolher momentos em que ele não tenha entrado. Sinto que sempre que falo desta série acabo por ir parar ao Makoto não fosse ele um dos meus vilões predilectos.



Versão dobrada em inglês aqui (não encontrei a cena no original com legendas).

É certo que ele já tinha combatido contra Sanosuke na primeira vez que se encontraram, mas desde aí os dois tornaram-se melhores amigos. Sano admira Kenshin e Kenshin sabe que pode sempre contar com Sano.
Agora pela segunda vez voltam a estar em lados opostos, mas desta vez há uma amizade entre os dois e isso é visível ao longo de toda a cena. Sano salienta as qualidades do amigo constantemente ao seu aliado Katsuhiro e Kenshin tenta sempre não ferir o orgulho de Sano.
Repare-se que em termos de técnica Sano é um guerreiro muito inferior a Kenshin e ele sabe-o. Mesmo assim Kenshin leva-o sempre a sério, atente-se quando Sano lhe chama a atenção para ele desembainhar a espada e Kenshin lhe diz que apenas está a avaliá-lo e não a conter-se, por mais que Kenshin saiba que Sano não é um adversário ao seu nível ele respeita-o.
Claro que o facto de Sano não usar armas o deixa numa enorme desvantagem quando luta contra Samurais sempre agarrados à sua espada. E saliento sempre a resistência de Sano, acho mesmo que é a personagem com maior capacidade de aguentar uma carga violenta de porrada e mesmo assim conseguir levantar-se.
No fim Kenshin consegue dar-lhe uma lição (e não estou a falar da porrada), sem nunca lho dizer directamente faz com que Sano se aperceba do quão errado estava se levasse o seu plano avante e que se tornaria naquilo que mais odeia e crítica no governo Meiji.









O vídeo tem uma opção para verem com legendas.

Um dos melhores combates de Rurouni Kenshin tem de ser o mítico reencontro entre Kenshin e Saito.
Ambos combateram em lados opostos da revolução e ambos conquistaram uma fama lendária. Dois dos maiores samurais que se enfrentavam constantemente nunca havendo um vencedor definitivo.
Nesta fase Kenshin ainda não sabe que Saito está a trabalhar para o governo Meiji e o procura para se aliarem na luta contra Shishio. Afinal de contas Saito lutou na facção oposta, vê-lo do outro lado é uma surpresa para todos. Porém, faz todo o sentido, mesmo sendo muito diferente de Kenshin, Saito consegue ver que o melhor caminho é tornar este governo no melhor possível, já chega de guerras e confrontos, de sangue inocente derramado.
Mas como referi, nesta fase Kenshin ainda não sabe nada disso. Saito tem-no observado e está desiludido com o tipo de Samurai que Kenshin se tornou. Ele não acredita que Kenshin será uma mais valia na luta contra Shishio, mas Battousai (alcunha pela qual Kenshin ficou conhecido na guerra) é uma história diferente e é precisamente isso que ele pretende atingir nesta luta, ou seja, soltar novamente o Battousai que há em Kenshin.
Claro que estes dois guerreiros têm um passado juntos e os ânimos dos dois lados saltam pujantemente cá para fora. Podemos vislumbrar em Kenshin o olhar de Battousai (pela 2º vez na história) mas também no olhar de Saito conseguimos ver que a sua missão a dada altura deixa de ter importância. No fundo é como diz o Sano a dada altura "estes dois já não estão a combater aqui à nossa frente, mas novamente em Kyoto durante a revolução".
E porque é que esta luta é tão boa? Porque ambos são exímios leitores de combate. Kenshin apesar da desvantagem por usar a Sakabato (espada de gume-invertido) humilha Saito ao lhe mostrar que desenvolveu uma defesa para a sua famosa técnica Gatotsu. E Saito é uma força da Natureza, mesmo quando a sua espada é quebrada continua imparável usando o cinto e o casaco para desarmar e atacar Kenshin. Resumindo se não são parados estes dois matavam-se no fim.
São dois samurais muito equiparados, apesar de nesta fase achar que Kenshin está melhor. A defesa da Gatotsu entre outros pormenores levam-me a pensar assim, claro que para isso não se pode restringir como costuma fazer. Contudo, se há alguma dúvida entre o desfecho entre estes dois elas são dissipadas após Kenshin completar o seu treino com Hiko Seijuro (que também esteve nomeado no torneio).

2 comentários:

Picolina disse...

No video da luta entre kenshin e sanosuke, kenshin n chora... É o brilho dado à pele e se reparares bem, está no nariz e no braço do sano tambem. Mas sim um excelente confronto e boa liçao de moral para os demais :)

Loot disse...

Antes de mais obrigado por teres lido o texto :P

Tens toda a razão vou já tirar essa parte do texto. Devia ter prestado mais atenção.

Obrigado pelo comentário.