quarta-feira, janeiro 25, 2012

Tinker Tailor Soldier Spy

Desde que o vi em "Bram Stoker's Dracula" que procurei seguir com atenção a carreira de Gary Oldman um dos Grandes, um dos Maiores.

"Tinker Tailor Soldier Spy" é um bom regresso dos bons filmes de espiões. Consiste na adaptação do livro de John le Carré pelo realizador Tomas Alfredson que em pleno ambiente de Guerra fria retrata a "caça" de uma toupeira dos Russos situada no topo da pirâmide dos serviços secretos britânicos.

É um filme de regressos, não só ao bom thriller de espionagem mas também o regresso de Oldman aos papéis de protagonista. Não desfazendo os secundários claro, foi bom voltar a ver Oldman a liderar um filme.

O resto de elenco é todo ele de luxo. John Hurt, Colin Firth, Toby Jones, Mark Strong, Ciarán Hinds e as estrelas em ascenção do momento Sherlock Holmes e Bane (Benedict Cumberbatch e Tom Hardy).

Ver Cumberbatch a assistir o Smiley de Oldman quase que podia ser visto como um passar de testemunho (tamanha é a minha fé neste jovem actor).

Uma excelente atmosfera, uma boa história e depois é apreciar os actores a ligarem os pontos. Gostei muito.

Hoje a ler o destak descobri que Gary Oldman está nomeado pela primeira vez aos Óscares por este papel. A primeira vez? A sério? como é possível?

8 comentários:

João Lameira disse...

Também gosto muito do Gary Oldman. E também gostei do filme, a interpretação do Oldman é soberba.

tadeu disse...

primeira vez...até custa a crer.
viste "sid e nancy"?
abraço!

Loot disse...

João: é um Senhor :)

Tadeu: Há muito que o quero ver mas cai no esquecimento e quando dou por mim já passou não sei quanto tempo. Gary Oldman como Sid tenho mesmo de ver.

Abraço

P disse...

Vi esse filme ontem à noite por causa do Colin Firth, pois claro... e um pouco pelo que escreveste.

O Benedict é um excelente, grande, grande actor e vai longe.
O Oldman está genial e não sabia que esta é a sua primeira nomeação... ligo pouco aos prémios. Só sei que a Meryl Strep papa-os todos. :)

Resumindo, excelente filme para uma noite de quarta-feira fria.

Loot disse...

Se o jornal não estiver errado parece mesmo que sim, o que é...estranho.

Eu até achava uma certa piada aos prémios. Pela festividade, pela febre dos filmes. Mas cada vez mais esse glamour se está a perder, pelo menos para mim. Já nem tenho curiosidade em assistir às cerimónias nem em saber os nomeados e vencedores.

O Colin Firth é grande actor e gosto que participe em filmes mesmo quando tem um papel mais pequeno. Ah e claro todas as mulheres que viram a série Pride and Predjudice adoram-no :P

P disse...

É algo que não se percebe, o efeito do Mr. Darcy nele. :)
Eu vi Mamma Mia por causa dele e mais... até a escritora de Bridget Jones Diary pensou nele quando criou a personagem do Darcy no livro.

Loot disse...

Não fazia ideia. Só por causa disso ele já não podia recusar o papel.

Mas normalmente quando as mulheres falam dos seus homens predilectos nunca são tipo ele, por isso esse efeito Mr. Darcy é qualquer coisa de especial aparentemente :P

rui alex disse...

ganhei interesse em ver o filme, estava a passar-me ao lado.

a primeira vez que vi o Oldman foi no 5º Elemento, diverti-me bastante e acho que se não é filme de culto ainda vai a ser, tem os ingredientes todos.