segunda-feira, janeiro 23, 2012

Blacksad: O Inferno, o Silêncio


Cinco anos após o último volume, "Blacksad" regressou com este "O Inferno, o Silêncio" (2010), o quarto volume da aventura criada por Juan Diaz Canales e Juanjo Guarnido.

Já tinha falado do primeiro volume aqui. Para todos os fãs do género noir esta é uma BD a considerar. A acção decorre na América durante os anos 50 e as personagens são animais antropomorfizados.

A arte de Guarnido está sempre a um nível excepcional, o senhor leva o seu tempo mas quando temos o livro na mão é de bradar aos céus. Em relação ao argumento lembro-me de ter notado uma melhoria significativa em relação ao 2º volume (Arctic Nation), uma trama mais elaborada e com um humor mais certeiro. Mas de uma forma geral são cumpridores e nisso este não é excepção.


Depois de se envolver no mundo do espectáculo para descobrir o assassino de uma famosa actriz ("Algures entre as sombras"), de ter viajado até uma comunidade mais fechada e conservadora onde o racismo ainda impera ("Arctic Nation") e de se envolver numa trama política onde o comunismo é um alvo a abater ("Alma Vermelha"), chegou a vez de Blacksad visitar Nova Orleães, terra do jazz, para se envolver no mistério mais musical desta saga.

Enquanto escrevia isto comecei a recordar todos os volumes e se recordo a história do "Arctic Nation" como uma das minhas predilectas lembrei-me agora que o "Alma Vermelha" tem o final mais triste de todos, Blacksad não teve a vida nada fácil neste.

E pronto era isto, já queria ter falado deste livro há imenso tempo porque vale sempre a pena salientar o trabalho desta dupla.

2 comentários:

cube disse...

estes eu quero ler. é que o que passa pelas imagens é qualquer coisa de fenomenal!

Loot disse...

O Guarnido tem um estilo excepcional, os desenhos de Blacksad são a sua mais valia, aquelas pagínas são obras-primas :)