segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Torneio de Personagens de BD Europeia: Grupo IV

Tex Willer


É curioso que em BD os Westerns, um género que evoca essa época mítica do velho oeste Americano, sejam mais populares na Europa do que nos próprios U.S.A.. Neste torneio por exemplo temos 4 Cowboys a concorrer. Apesar de um deles ser de um estilo diferente (Lucky Luke).
Tex Willer foi criado por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, tendo sido editado pela primeira vez em 1948. Hoje em dia é uma das personagens mais consagradas do género, juntamente com os outros que aqui concorrem.
Os autores italianos foram beber influências aos clássicos de cinema do género e construíram a imagem de Tex à semelhança de Gary Cooper. O que me lembra que existe um filme de nome "Tex e il signore degli abissi".
Tex é um ranger, um dos melhores, que está sempre pronto a ajudar os outros e a defender a justiça. Mais tarde irá tornar-se chefe de uma tribo Navajo.
Em Portugal é também muito amado e existe um blog exclusivamente dedicado a assuntos desta personagem, o "Tex Willer Blog".
O ano passado no festival de BD de Beja esteve presente Fabio Civitelli um dos muitos desenhadores que passaram por estas aventuras. Um senhor muito simpático e bem-disposto dotado de um traço maravilhoso, tal como se podia comprovar na sua exposição. Felizmente antes de me ir embora ainda consegui que me fizesse este belíssimo Tex.







Astérix


Chega a vez de apresentar aquele que dá nome a uma das BD’s mais populares do mundo, Astérix de René Goscinny e Albert Uderzo.
Faz parte da única aldeia da Gaulia que não foi dominada pelos Romanos. Os seus cidadãos são temidos pelos Romanos pois graças à famosa poção de Getafix todos têm a potencialidade de ganhar super-força ao a beberem.
Astérix é talvez o membro que mais usa a sua mente durante estas aventuras, aliado sempre ao seu melhor amigo, Obélix em quem a super-força nunca desaparece.
Uma das suas imagens de marca é o seu capacete, onde as asas do mesmo são desenhadas de acordo com os seus sentimentos.






Les Daltons


Os irmãos Dalton são os vilões mais conhecidos do universo de Lucky Luke. Maurice De Bevere, mais conhecido por Morris, foi o único criador de Lucky Luke, mas os Daltons também tiveram o dedo de René Goscinny que escreveu "Lucky Luke" durante vários volumes. Goscinny que dispensa apresentações pois é também o criador do, acima mencionado, Astérix.
Goscinny é tido em conta como um dos maiores escritores deste género de BD, e daquilo que conheço tendo a concordar.
Os Daltons, como a grande maioria, se não todos, os vilões de Lucky Luke, são baseados em verdadeiros criminosos do velho oeste, neste caso o Gang Dalton.
O verdadeiro Gang já tinha sido usado por Morris em 1951 na história “Hors-la-loi". Um grupo de 4 irmãos idênticos que variavam apenas na altura. Do mais baixo para o mais alto eram respectivamente, Bob, Grat, Bill e Emmett. No final desta aventura todos acabam por perecer, uma decisão da qual Morris se viria a arrepender no futuro.
De forma a trazer estas personagens de volta, um novo gang de 4 Daltons foi criado. Joe, William, Jack, e Averell surgiram assim como os primos dos Daltons originais. Novamente todos iguais entre si excepto na altura e na personalidade obviamente, onde a altura é inversamente proporcional ao nível de ferocidade.
Já tiveram algumas aparições em cinema, nomeadamente num filme que lhes foi inteiramente dedicado, "Les Daltons".





Mike Blueberry


O tenente Mike Blueberry foi criado por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud e continua a ser editado desde 1963, contendo já 29 volumes. Quando Cherlier faleceu em 1989, Giraud assumiu, além do desenho, o leme do argumento. Jean Giraud que é sem dúvida alguma um dos nomes maiores da BD, quem não o conhece por este nome certamente já terá ouvido falar em Moebius, o pseudónimo que usa nos seus trabalhos de ficção-científica. Além de Moebius ainda assina com outro pseudónimo, Gir.
O nome verdadeiro de Blueberry é Michael Steven Donovan e este inspirou-se num arbusto de mirtilo para criar esta alcunha por qual é mais conhecido.
No início Mike não era o herói que aprendemos a gostar, oriundo de uma família abonada, cresceu numa quinta sulista e herdou o velho e asqueroso sentimento do racismo. Tudo iria mudar quando é injustamente acusado de um crime. Ao fugir é salvo por um afro-americano e a partir daqui começa a nascer Blueberry, defensor da justiça e igualdade.
Existe um filme lançado em 2004, "Blueberry: L'expérience secrète".



Nota: Algumas informações foram retirados do site da wikipédia.

4 comentários:

ArmPauloFerreira disse...

O grande Astérix!
É o meu eleito... mas fiquei com pena dos desgraçados dos irmaõs Dalton, que muito os apreciava do Lucky Luke.

Menphis disse...

Isto de incluir o Corto Maltese e o Lucky Luke na mesma votação é uma infelicidade escolher um deles :-)

rui alex disse...

é curioso que para ja as personagens do Oeste vao sair derrotadas no 1.º round

Loot disse...

O grupo do Corto é o mais tramado. Fi-los aleatoriamente e calhou logo o Corto, o Lucky Luke e o Lagaffe, juntos, caramba.

Não é que sejam melhores personagens que muitos que aí andam, mas são certamente dos melhores e mais conhecidos e por isso previ logo uma luta intensa (pensei que o Lagaffe desse mais luta).

Quanto à malta do velho Oeste, parece não estar na moda. O Lucky Luke sempre achei que era dos que podia ir mais longe, mas calhou logo contra o Corto... É ver.

Abraços