domingo, fevereiro 27, 2011

Torneio de Personagens de BD Europeia: Grupo VI

Titeuf


Titeuf é a par com Charlie Brown uma das crianças com o penteado mais bizarro de sempre. É uma personagem de cartune da autoria de Philippe Chappuis, mais conhecido por Zep.
Zep é um dos artistas que mais destaque tem tido na BD humorística editada em França. Recentemente foi editado pela ASA o seu "Happy Sex", sim porque sexo é algo que faz parte do humor deste artista e que está muito presente nas histórias de Titeuf também, mesmo que usado de uma forma diferente, usando o ponto de vista mais inocente da criança.
Continua a ser editado desde 1992 e é das séries de BD que mais vende em França.
Titeuf é um rapaz malandro e curioso. Juntamente com os seus amigos está sempre com alguma ideia pronta a realizar e felizmente não tem papas na língua, presenteando-nos sempre com umas tiradas cheias de humor, ora vejam:









Major Alvega


Não sou conhecedor do “Major Alvega” nem sequer vi a popular série de TV com o Ricardo Carriço, por isso foi com alguma surpresa que descobri o que escreverei em seguida.
Alvega era um dos melhores pilotos de aviação da “Royal Air Force”, a força aérea britânica.
As suas aventuras decorrem durante a segunda guerra mundial, durante as quais chegou a defrontar Hitler e Mussolini.
Esta personagem foi criada em 1956 por Mike Butterworth e Geoff Campion e editado pela Albion Comics. O seu nome verdadeiro é Robert Britton e as suas aventuras, no original, são conhecidas por "Battler Britton - England's fighting ace of land, sea and air". Em 2007 foi editado pela Wildstorm uma nova aventura deste herói, agora pelas mãos de Garth Ennis e Colin Wilson.
Esta BD alcançou um sucesso considerável em Portugal nos anos 60/70: Por esta altura imperava o Estado Novo, que assumindo uma política nacionalista forçou a mudança da nacionalidade da personagem para este ter descendência portuguesa. E assim Robert “Battler” Briton ficou a ser conhecido em Portugal por Jaime Eduardo de Cook e Alvega, inglês pelo lado da mãe e português pelo lado do pai (mais especificamente ribatejano).





Axle Munshine


Axle Munshine é o protagonista da série de BD “Le Vagabond des Limbes” da autoria de Christian Godard e Julio Ribera.
Axle foi banido do seu planeta por ter atravessado o mundo dos sonhos, o que constitui uma grave ofensa para o seu povo. Desde esse dia tem vindo a percorrer o universo em busca da mulher que ama, Chimeer e que conheceu nos seus sonhos. Durante a sua aventura é acompanhado de Musky, quem ele pensa ser um rapaz mas que é na realidade uma jovem mulher apaixonada por ele.
A ironia é que se suspeita que Musky e Chimeer são a mesma pessoa, mas Axle não sabe porque Musky só envelhece quando ela assim o decidir fazer. Isto dá uma nova força à frase “procurar algo que está mesmo debaixo do nosso nariz.




Nikopol

Enki Bilal goza de um enorme reconhecimento na comunidade da BD. Este autor, natural da Bósnia, tem um traço absolutamente deslumbrante que não deixará ninguém indiferente. Como contador de histórias é conhecido pelo seu gosto pelo bizarro e extravagante. O que não há a gostar.
Alcide Nikopol é a personagem principal daquela série que é conhecida por “A trilogia Nikopol”, dividida como o próprio nome indica em três partes: La Foire aux immortels, La Femme piège e Froid Équateur.
O enredo decorre numa França futurista, mas especificamente no ano 2023. Nikopol é um ex-presidiário que regressa após ter estado encarcerado durante 30 anos, felizmente esteve preso num estado de criopreservação, à semelhança do “Homem Demolidor” com Sylvestre Stallone.
Apesar de não ter envelhecido, o mundo para o qual regressa não é mais o mesmo que aquele que ele deixou. França encontra-se agora sob uma ditadura fascista, poucas coisas podiam ser piores.
Um filme baseado nesta história, "Immortel" foi realizado pelo próprio autor.


Nota: Algumas informações foram retirados do site da wikipédia.

Sem comentários: