terça-feira, janeiro 13, 2009

Top filmes de 2008

Estes são os filmes que mais gostei de ver no Cinema em 2008. Como sempre faltaram ver muitos mas não podia adiar mais esta lista se não daqui a anda já estamos no meio de 2009.


10 - Iron Man

Este foi sem dúvida um excelente ano para os Blockbusters. Quem abriu as hostilidades foi precisamente "Iron Man" que foi uma das melhores peças de entretendimento do ano passado.
Ler mais aqui.


10 - Cassandra´s Dream


Pode não ser tão bom como "Match Point" mas continua a ser Woody Allen e isso já é um grande elogio.
Sou um amante da tragédia e talvez por isso tenha gostado bastante deste filme, para mim vale a pena nem que seja para ver um soberbo Colin Farrel amargurado.


9 - [Rec]

Gosto de terror e raramente vejo bons filmes do género no Cinema. Este ano fui ver [Rec] e valeu bem a pena.
Ler mais aqui.


8 - We Own The Night

James Gray volta a juntar Joaquin Phoenix e Mark Wahlberg desta vez ao lado de Robert Duvall e Eva Mendes em um dos grandes policiais do ano.


8 - Hellboy II - The Golden Army

O regresso do demónio vermelho foi um dos momentos mais divertidos que passei no Cinema em 2008.
Ler mais aqui.


7 - I´m Not There


O filme que tentou abordar a vida do homem/lenda/poeta que foi/é/poderia ter sido, Bob Dylan.
Ler mais aqui.


6 - Persepolis


Foi um enorme prazer assistir à adaptação da BD de Marjane Satrapi. Sem dúvida um belíssimo ano no que toca a adaptações de BD ao grande ecrã.
Esta história é baseada na vida de Marjane Satrapi que viveu no Irão até ser enviada pelos pais para França a fim de ter uma vida melhor.
Uma obra tocante, que nos consegue fazer tanto chorar como rir.


5 - Wall-E


O melhor filme de animação que estreou por cá em 2008. A Pixar continua a somar vitórias e este é até à data o meu favorito desta companhia. Para mais informações clicar aqui.


4 - Before The Devil Knows You´re Dead


A premissa era simples, dois irmão planeiam assaltar a joalharia dos seus pais. Conhecem a loja, sabem a que horas trabalha a funcionária, enfim como disse, a premissa era simples, mas nestes casos quase nunca realmente o são.
Phillip Seymor Hoffman, Ethan Hawke e Albert Finney são os dois irmãos e o pai respectivamente.
A melhor frase que descreve o filme é precisamente a usada no ínicio: "May You Be In Heaven Half an Hour... Before The Devil Knows You´re Dead".


4 - The Kite Runner


Quando vou ver um filme de Marc Forster já sei que muito provávelmente irei embarcar em uma grande viagem sentimental, não é à toa que dizem que "Quantum of Solace" contém o Bond mais amargurado de sempre (ainda não vi o novo James Bond).
Um filme sobre a amizade e sobre a honra. Amir e Hassan eram dois grandes amigos durante as suas infâncias passadas no Afeganistão. Amir e o seu pai fugiram para a América em busca de uma vida mais segura. Agora passado muitos anos Amir receberá uma carta de Hassan que o fará tomar a difícil decisão de abandonar a segurança da América e regressar à sua terra Natal.

4 - Gone Baby Gone

A estreia de Ben Affleck na realização e que estreia promissora. "Gone Baby Gone" conta a história de uma criança raptada e da luta de um investigador privado (interpretado por Casey Affleck) em encontrar essa criança. O que parecia algo simples vai evoluindo cada vez mais numa teia complexa e espantosa.
O final é assombroso. Qual a decisão que vocês tomariam?


3 - In Bruges
Escrito e realizado por Martin McDonagh, este foi uma das maiores surpresas de 2008. Adoro o género e o tipo de diálogos. Dois assassinos fogem para Burges após um trabalho mal executado. Lá têm tempo para pensar na sua vida e no que querem fazer com ela no futuro.
Colin Farrel e Brendam Gleeson constituem assim uma das duplas mais divertidas do ano passado e Ralph Fiennes ainda dá o seu ar de graça para tornar o filme ainda melhor.


2 - No Country For Old Men


Eu gostei de "Burn After Reading" tem momentos deliciosos, mas "No Country For Old Men" foi o grande regresso dos irmãos Coen o ano passado. Este filme é portentoso e contém também interpretações de encher o olho, seja através do tão aclamado Javier Bardem, como do veterano Tommy Lee Jones e do agora tão popular Josh Brolin.


2 - There Will Be Blood


Paul Thomas Anderson é um dos meus realizadores predilectos. Este é o quarto filme seu que vejo e como sempre Anderson não desilude.
Daniel Day-Lewis mostra-nos mais uma vez porque é um dos melhores na sua área. O filme incide maioritariamente sobre a sua personagem e Day-Lewis mantém-se imaculado do início ao fim. Paul Dano merece também todo o reconhecimento, os seus diálogos com a personagem de Day-Lewis são fantásticos.
Se "The Dark knight" tem o melhor início de 2008, "There Will be Blood" tem provávelmente o melhor final.


2 - The Dark Knight


Não só um dos melhores filmes de super heróis como também um dos policiais do ano.
Ler mais sobre o filme aqui.


1 - Into The Wild


Um dos filmes mais intensos e apaixonantes de 2008.
Poderá não ter sido o melhor filme de 2008 mas foi o que mais me tocou. Para ler mais sobre o filme clicar aqui.

19 comentários:

cube disse...

ao ver que fizeste este post, mesmo sem ter falado contigo, sabia-o.

foi simplesmente...marcante.

Unknown disse...

Posso te dizer que foi dos tops que mais gostei sobretudo porque é dos mais parecidos com o meu. Fico muito feliz por ver a distinção a Gone Baby Gone, Cassandra's Dream e We Own the Night que, quanto a mim, foram filmes altamente injustiçados pela crítica e, até, por esta blogosfera.

Abraço

Nuno Amado disse...

There Will Be Blood
Foi o filme que mais pena tive de não ter ido ver, e provavelmente terei de esperar que saia em DVD.

Menphis disse...

eh...já vi que viste o " persepolis" ( arranjas-me ? ), o " In Bruges " e o " Antes que o diabo saiba que morreste". :) Eu colocava aí o " Once", mas tu não viste, não sabe so que perdeste. :)

Filipe Machado disse...

Adorei o Top 5, excelentes escolhas!! Fiquei particularmente contente por incluires o Before The Devil Knows You're Dead, um filme que me marcou este ano.

Anita disse...

Já sabia o nº 1 e, não podia concordar mais...é mesmo um filme que nos toca bastante eé uma verdadeira lição de vida!!!
Vi este fds o "Persepolis" e adorei...tive mesmo pena de o ter perdido em cinema...Quanto ao "Gone Baby gone" fiquei a pensar imenso na pergunta que colocas quando vi o filme e acho que ainda hoje não tenho resposta...
Uma impressão com que fiquei é que andas a escrever pouco sobre cinema, ou é impressão minha??Não me lembro de ter "lido" nada sobre algumas das tuas escolhas, como por exemplo o "Before the devil knows you´re dead"!!...que grande filme não ?

Beijinho

Gonçalo Trindade disse...

Óptimo top, apesar de não ter visto alguns da lista... vi o Kite Runner recentemente, como te tinha dito, e realmente acho que merece um lugar na lista :). Colocava o Wall-E um bocadito mais acima, mas concordo bem com a presença do Into The Wild e do There Will be Blood no top 3. Não acredito que não vi nem o I'm Not There, como fã de Dylan... lá vou eu ao videoclube :p

Loot disse...

Cube: Deves estar a falar do "Into The Wild" e sim marcou, aliás todo o dia foi marcante, a viagem de balão o filme e os novos amigos que se fizeram.

Fifeco: Lembro-me de na altura de ter visto a tua lista haver muitos por lá que queria mesmo ter visto e não consegui, como Jesse James, o Entre Les Murs, entre outros.
Dos que mencionas acho que o mais mal tratado foi o "Cassandra´s Dream" talvez por ser de Woody Allen e se esperar melhor ou por ter similaridades com o Match Point que é melhor na minha opinião. Mas eu tal como tu gostei :)

Bongop: Acho que o DVD já saiu e vale a pena, mas do PT Anderson são todos obrigatórios :P

Menphis: O "Persepolis" vi na ante-estreia :D
Pois o "Once" ainda não vi :(

Filipe Machado: O "Before The Devil Knows You're Dead" foi precisamente o último filme que vi e concordo é mesmo bom. E os actores são fantásticos adoro o Philip Seymour Hoffman e o Albert Finney.


Anita: Não é impressão é verdade :)
A verdade é que tive um tempo afastado do Cinema, mas lá voltarei, o "Before the devil knows you´re dead" vi-o ontem infelizmente eprdi-o no Cinema e é muito bom :)

Gonçalo: Como te disse estava com dúvidas onde por o Wall.E. Se a segunda parte fosse tão interessante como a primeira estava mais acima, mas é um filmão de qualquer das maneiras, apaixonante aquele robot.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Gostei bastante do top, pelos vistos fui o único que não viu o into the wild-_-

o hellboy podia ter ficado um bocadinho mais para cima, mas 8ºlugar já não é mauXD

Anónimo disse...

Eu acho que dos Blockbusters Batman é o insuperável. Dos filmes feito ao gosto dos críticos o Campeão sem dúvida I'm not there, que divide lugar no meu coração com a ótima comédia Be kind rewind, e Juno não poderia ser esquecido também como um filme Geração, creio que Juno é um presente para essa geração. O que mais? Wall-E, tirou todo o amargo da boca deixado por Speed Racer, acho que foi um presentão para as crianças, e principalmente os pais dessas crianças que entenderam cada referecia, que um dia essas crianças entenderão, desse ET, da geração deles.

É isso aí Loot, esperamos esse ano que o filmes causem o mesmo impacto que causaram os do ano passado.

Valeu Loot

Unknown disse...

Into The Wild... não foi aí que nos conhecemos? Vou jurar que sim...

Houve filmes aqui que ainda não me perdoei de não os ter visto, mas espero que brevemente o possa fazer. Principalmente "There Will Be Blood" e "No Country For Old Men"... mas foi um ano muito bom para as adaptações de BD, que finalmente começam a fazer jus às histórias originais. E sim, "Quantum of Solace" tem um Bond bem amargurado ;)

Loot disse...

Radjack: Houve filmes muito bons e por vezes é complicado numerá-los quando muitos estão para mim ao mesmo nível. Nesse caso acaba por prevalecer o que pertence ao meu género favorito :P

Queiroz: Não vi o "Be Kind Rewind" nem o "Juno" uma vergonha eu sei :P
Eu gostei do "I´m Not There" foi talvez o filme mais visionário do ano mas Todd Haynes já fez melhor e chama-se "Velvet Goldmine" :)

Mauro: Foi sim senhor :P
Agora que já vi finalmente o "Casino Royale" já posso avançar para o "Quantum of Solace" :D

Fernando Ribeiro disse...

Excelente top Loot. Nesta tua lista apenas não vi Persepolis e o Before the Devil Knows You're Dead. Iron Ma confirma-se como uma das maiores surpresas desse ano.

Já participaste na Eleição do Melhor e Pior Filme de 2008 no Ante-Cinema?

Abraço.

Anónimo disse...

Cassandra´s Dream foi a decepção. O Kite runner foi lindissimo; twbb foi aquilo que todos sabemos; não deixava o dark knight no 2º, aliás, nem ficava no meu top (:D); não vi o teu numero 1, ainda.
No geral, gosto de vários que aí tens.
Beijinho*

Maria del Sol disse...

Uma coisa não podem dizer do teu top: que não é ecléctico. Aqui há para todos os gostos, e julgando por aqueles que vi, também há muito bom gosto.
A medalha de ouro é merecidíssima! :)

Siul disse...

Loot não concordo com a do Iron Man e a do The dark nighth, mas o resto é tudo como eu esperava.



Abraço

Loot disse...

Fernando: Obrigado Fernando. Ainda não porque não consigo escolher 10 filmes que não gostei se puder votar apenas na parte dos melhores então conta comigo :)

Ângela: O Dark Knight dentro do seu género é um dos melhores filmes, um claro vencedor. Além disso foi, no geral, um excelente ano para este género de filmes e queria salientar isso :P
Gosto muito que mais dizer :P
Tens de ver o Into The Wild acho que vais gostar :)

Maria: Ah isso para mim é um grande elogio :D
O Into The Wild além de ser o bom filme que é tem um gosto muito pessoal :)

Siul: Pela tua frase pensava que não gostavas desses dois, mas depois de ver o teu top já percebi que é precisamente o contrário :P

Nia disse...

Bela lista, algo diferente da minha, mas tenho lá the Dark Knight (quem não tem?), Gone Baby Gone (subvalorizado?), Wall-E (obrigatório) e Into The Wild. Cadê Michael Clayton ou Juno?

;)

Loot disse...

Não vi o Michael Clayton e o Juno. Faltaram muitos :(

Eu lembro-me de ter visto a tua lista, não concordei foi com o número um ao Blindness :P
É bom mas podia ter ido mais longe, devia ter sido um verdadeiro murro no estômago :P

E o Eastern promises é excelente mas de 2007.

bjs