sexta-feira, junho 27, 2008

The Hives - Your New Favorite Band

Com bandas como os The Hives é impossível o espírito do Rock & Roll morrer, antes pelo contrário.
Apesar de a banda ter lançado o primeiro EP em 1996 apenas em 2001 é que começaram a ter um maior reconhecimento internacional o que aconteceu precisamente graças a este álbum.
"Your New Favorite Band" é uma compilação que reúne temas dos dois primeiros álbuns, "Barely Legal" e "Veni Vidi Vicious", e do EP "A.K.A. I-D-I-O-T".
A ideia principal no seu lançamento era a de tornar os The Hives mais conhecidos no panorama musical Americano e Inglês. O resultado foi um sucesso.
O álbum é deveras muito bom, mas como se trata de uma compilação fica a questão se é assim tão bom porque juntou as melhores canções de outros anteriores ou porque simplesmente os The Hives são uma força que deve ser reconhecida. Como apenas tenho este álbum deles não posso responder à questão mas inclino-me claramente para a segunda hipótese, até porque já tive oportunidade de ouvir muito rapidamente o último deles e fiquei com a sensação que estava fantástico.
Canções Rock com um travo de Punk são aqui o prato principal e para quem gosta é impossível ficar indiferente a canções como "Hate to Say I Told You So", "Main Offender" ou "Untutored Youth" que já são verdadeiros hinos do género.
Um disco carregado de uma enorme energia que é tanto visível no poder dos instrumentos como na força da voz de Pelle Almqvis. Quando ouvimos uma música como a "Die, All Right!" dá vontade de literalmente "mandar a casa abaixo".
Os The Hives são característicos por vestirem fatos a combinar que mudam de álbum para álbum, mas mantendo sempre apenas as cores preto e branco.
Outra das suas particularidades consiste na sua auto-glorificação aqui lembrando um pouco os Oasis mas com muito mais estilo. Sim a postura dos The Hives é extremamente convencida como é visível no próprio nome deste álbum, mas eu penso que é uma postura apenas de aparência que tem a ver com o espírito da sua música. Já os assisti na TV a tocarem num evento qualquer de uma entrega de prémios em que no final Pelle Almqvis dizia aos membros do público que como os Hives já tinham tocado já se podiam ir embora.
Outra atitude destas prende-se com o nome do seu último álbum, "The Black & White Album". Muito simplesmente os Hives explicam que escolheram este nome porque os Metallica fizeram o "The Black Album", os Beatles fizeram o "The White Album", e por isso só uma banda como a deles poderia fazer um "The Black & White Album", simplesmente hilariante.
Já agora tanto o "The Black Album" como o "The White Album" são álbuns homónimos vulgarmente conhecidos por esse nome devido à cor das suas capas.
Os The Hives são Suecos e formados por Nicholaus Arson (Niklas Almqvist) na guitarra; Dr. Matt Destruction (Mattias Bernvall) no baixo e guitarra; Chris Dangerous (Christian Grahn) na bateria e percussão, Vigilante Carlstroem (Mikael Karlsson Åström) na guitarra e Howlin' Pelle Almqvist (Pelle Almqvist) na voz.

8 comentários:

Maria del Sol disse...

Esta é daquelas bandas que não é preciso conhecer a fundo (é o meu caso, que pouco mais conheço que os singles que passam na Radar) para aproveitar o concerto ao máximo. Promete muita festa :)

Nuno Amado disse...

Conheço e gosto :)

Unknown disse...

A par dos Arctic Monkeys e dos Wolfmother, os Hives são o rock como há muitos anos não se via. Apesar da minha preferida, dos enunciados, serem os AM, reconheço os Hives como detentores de grande qualidade.

Abraço

Anónimo disse...

Não conheço, e não sei se é bem o meu genero lol. Abraço

Loot disse...

Maria: É bem verdade, vai ser um festão! Sem dúvida um concerto que promete muita diversão e se sempre puderes estamos lá :)

Bongop: São muito bons :)

Fifeco: Do pouco que conheço associei mais os Arctic Monkeys aos Vampire Weekend, mas ainda não tenho nenhum álbum deles, no entanto quero muito ouvi-los, mas a nova banda de um dos membros dos Arctic Monkeys, pois parecem-me as duas fantásticas.
De resto tenho aqui um álbum dos Wolfmother mas ainda não me dediquei a ele.

Francisco: Tens de ver se tens o espírito Rock & Roll dentro de ti :P

Menphis disse...

Não os conhecia muito bem, mas confesso que depois de ouvir algumas músicas deles gostei. Mas, estou viciado, nos Vampire Weekend :)

João Rosa disse...

Há poucos dias tinha pensado em iniciar-me na audição dos Hives e agora com este artigo convenceste-me a ir já ouvi-los :]

Loot disse...

Menphis: Há tempo para os dois :D
Mas sim os Vampire são viciantes e agora com este tempo ainda mais vontade dá de os ouvir.

Celtic: Ainda bem fico contente que depois de teres lido este texto tenhas tido vontade de os ouvir, não há melhor elogio :D