sexta-feira, novembro 16, 2007

WE3

Se vos disser que WE3, é sobre a vida de um cão, um gato e um coelho, talvez a maior parte de vocês, se lembre dos filmes de domingo à tarde da TVI e não se sinta cativado a ler, mas a verdade é que se trata de muito mais do que isso.
Escrito por Grant Morrison com arte de Frank Quitely, WE3 foi editado o ano passado na América e ainda está à espera do seu lugar cativo numa edição portuguesa. Pessoalmente acho que este livro deve ser lido sabendo o mínimo possível sobre ele, partam à aventura e confiem, porém se ainda não estão convencidos, continuem a ler.
O governo americano gastou milhões de dólares, para criar a arma perfeita. Esta arma não é nada mais do que um cão chamado Bandit, um gato chamado Tinker e um coelho chamado Pirate. Animais alterados ciberneticamente, colocados dentro de armaduras robóticas, fazem parte de um programa militar, com o fim de substituir soldados humanos.


Após completarem com sucesso mais uma missão ao assassinarem um ditador, o projecto WE3 é agendado para destruição, uma vez que se tornou obsoleto e necessita de ser substituído. Roseanne Berry, a nossa “Doctor Dolittle”, não concordando com esta decisão, liberta os animais, e assim começa esta estória, em que as forças militares procuram desesperadamente reaver a sua arma mais letal e mortífera, que se encontra algures em liberdade, em solo civil.
É incrível como WE3, com poucos diálogos, nos conta uma estória, tão terna e ao mesmo tempo tão apocalíptica. A ideia de transformar animais em máquinas assassinas, é desumana e no entanto quantos de nós duvidariam que isso acontecesse caso a tecnologia necessária fosse providenciada? Ao longo da estória acompanhamos os animais em fuga, e temos tempo de os conhecer melhor, de reparar que desenvolveram personalidades diferentes e distintas, que apesar de perseguidos e obrigados a lutar pelas suas vidas, ainda mantêm a prioridade de salvar a vida de inocentes.


Grant Morrison regressa mais uma vez com um trabalho excepcional, e como já é habitual, junta forças a um dos mais talentosos artistas do género. Frank Quitely já provou várias vezes que é um dos melhores e não só voltou a sublinhar essas palavras, como as suas novas experiências em termos de design, nos deixam boquiabertos, os pormenores, os close-up, tudo até ao mínimo detalhe é levado em consideração, proporcionando-nos até em algumas páginas uma viagem quase tridimensional.

Publicado originalmente em Rua de Baixo (Abril de 2006) por José Gabriel Martins (Loot)

7 comentários:

Loot disse...

Era só para avisar que na altura em que escrevi isto (Abril 2006), ainda não existia edição portuguesa de WE3, actualmente já existe.

Anónimo disse...

Nunca tinha ouvido falar disto,fiquei curioso.

Loot disse...

Eu gostei muito :)
Considero o Grant Morrison um dos grandes escritores da actualidade, conquistou-me com o Arkham Asylum e mais tarde conheci o trabalho de Frank Quitely que é um artista fabuloso.

Anónimo disse...

Gostei do desenho,do argumento nem por isso,achei muuto basico,

Grimlock

Loot disse...

Bem, como disse a estória tem poucos diálogos, mas eu gostei :)

abraço

Unknown disse...

Este é outro daqueles que está em wishlist. A malta tem de ser selectiva...

Mas quero lê-lo em breve. O enredo interessa-me bastante (pois envolve animais) e arte cativou-me desde o primeiro dia em que vi este livro.

Loot disse...

Eu gosto muito de Grant Morrison e acho-o um dos escritores mais alucinantes.
Arkham Asylum, Mistery Play, kill your boyfriend, WE3, são todos livros muito bons e todos bastante diferentes, que é outra qualidade deste autor.

Abraço