quarta-feira, abril 30, 2014

Optic Nerve #12



Adrian Tomine é um dos autores que se encontra em destaque na loja Mundo Fantasma e ainda bem, pois até à data o seu nome era-me completamente desconhecido. Senti-me tentado a trazer várias das suas obras, mas desta vez - tem de ser - fui ponderado e trouxe este floppy, o número 12, e a peça mais barata em exebição. Pois há que conhecer primeiro.

Tomine parece ser um nome bem consagrado na indústria alternativa norte-americana e só por esta amostra já percebi porquê. Neste Optic Nerve o autor traz-nos três curtas. A primeira, A Brief History of the Art Form Known as Hortisculpture, é uma divertida história sobre um jardineiro que se aventura a misturar duas formas de arte distintas na tentativa de criar algo novo e diferente. O formato é o dos cartunes dos Jornais - com um traço muito simples -, mas onde as tiras apresentam ligação entre si. Nesta história o autor aproveita para explorar o que é a Arte, sempre com um forte tom humorísitico. É a melhor das três.

Amber Sweet foca-se numa história sobre identidade, quando uma jovem rapariga vê a sua vida ser alterada por ser fisicamente muito parecida com uma estrela porno. Não tão inventiva como a primeira, é uma história que cumpre bem o objectivo a que se propõe. Em termos visuais, contudo, é a mais trabalhada e a única feita na totalidade a cores.



No final ainda temos um muito rápido bónus, com umas tiras autobiográficas em que o autor fala sobre a situação actual da indústria de BD norte-americana reforçando porque ainda publica neste formato: o floppy. A história não só é boa, como me fez aprender mais um termo. Não sabia que os fascículos, a que vulgarmente chamo apenas comics, são floppys.

Um excelente descoberta que continuarei a aprofundar certamente. Se quiserem conhecer mais sobre este autor, que costuma publicar no The New Yorker, cliquem aqui para ir à sua página oficial.

2 comentários:

MMMNNNRRRG disse...

não conheces o autor porque não tens vindo à Bedeteca - onde tem 2 un-floppys dele!!!
:)
M

Loot disse...

Tens toda a razão e continuava a não saber quem era se não estivesse mesmo em destaque.

Próximo fim-de-semana conto corrigir isso, por isso prepara aí boas sugestões :D