terça-feira, abril 22, 2014

Captain America: The Winter Soldier


Vou começar pelo que considerei o menos positivo. A história do Winter Soldier sabe a pouco, ou melhor dizendo, nota-se que quiseram usar esta personagem numa outra história já definida. De facto a unica coisa que trouxeram das BDs do Brubaker foi mesmo o Winter Soldier. Falam da sua origem, mas a sua história é pouco abordada e tem mínimas menções ao facto de estar associado à Rússia. Isto é importante nem que seja para justificar porque tem a estrela vermelha no braço, é que não é porque fica mais bonito com ela. Mas as coisas funcionam, os vilões deste filme meteram os dedos em todo o lado e por isso a história vai sendo desenvolvida e as peças encaixam.

Agora salto para o melhor. Este é o melhor filme da Marvel no que toca a sequências de acção. Os realizadores cortaram no CGI e isso deu frutos. Temos aqui acção filmada à boa moda antiga e a dinâmica e tensão fazem-se sentir como nunca antes nestes filmes. O actor que interpreta o Winter Soldier está fantástico, tem uma presença imponente e trabalha com a sua faca como se tivesse nascido com ela. Chris Evans volta a provar porque foi um grande casting, ele É o Captain America.

A ajudar temos o regresso da Black Widow (a bela e letal Scarlet Johanson) e a famosa introdução do Falcon, o primeiro super-herói afro-americano (pelo menos das grandes editoras). Anthony Mackie entra muito bem no papel e rapidamente se torna mais um membro que merece ser permanente neste elenco que a Marvel anda a reunir.

No fundo é mais um produto ao qual a Marvel nos tem habituado, dos melhores até. Nesse sentido é completamente honesto (sim estou a pensar no Man of Steel), aspirando a ser maioritariamente uma boa dose de diversão. Tem elementos de espionagem e até toca em temas sérios e de valor. Estou a falar da questão entre a liberdade vs a segurança. Não vai debatê-la profundamente, mas é algo que lhe fica bem, em particular à personagem do Cap, alguém que passou a vida a lutar pela liberdade do povo e que agora neste séc. XXI acorda num mundo muito diferente daquele que idealizou. 

Para quem segue a série "Agents of S.H.I.E.L.D.", a narrativa deste filme está interligada com os acontecimentos dos últimos episódios. Aqui a Marvel soubre aproveitar as potencialidades do filme para criar uma ponte entre este e a série.

4 comentários:

tadeu disse...

eu cá gostei. passei um bom bocado no cinema e a cena de acção na ponte, é uma obra bem conseguida. pura diversão :)
o que chamou mais atenção foi o facto dos vilões do primeiro filme terem regressado. achei imensa graça a isso. o universo marvel no cinema expandido mas a semear bem quem esteve, quem está, quem volta.
espero que o enredo do winter soldier tenha algum tipo de exclusivo no próximo filme. dados lançados. vamos ver o que os manos realizadores vão fazer com nova oportunidade :)

não consegui ler a tempo, vi depois online, mas a cena da lápide é qualquer coisa ;)

Loot disse...

Sim à partida haverá continuação. A Marvel tem feito um bom trabalho e tenho pena que não possa usar os mutantes. Agora o quicksilver e a scarlet witch vão ter de ser outra coisa e não vão ser os filho do Magneto :(

tadeu disse...

se a marvel soubesse o que sabe hoje...
interessante é ver como ela "perde" alguma força com outros estúdios. faz parte da mesa de negociações mas os resultados são inferiores.
"milagre" e "gémeos" até não está mau.
espero que haja mutantes que a marvel possa usar. tem aqui uma chance ainda que minha duvida seja: será que vamos vê-los como mutantes? :)

Loot disse...

Exacto, o que a Disney trouxe.

Mas é fácil de resolver neste caso, em vez de mutantes são pessoas que receberam poderes pela ciência. O que se perde são as inúmeras ligações no universo.

E claro um cameo do Aranha era muito bem vindo. Mas pronto mesmo sem estes a Marvel não tem falta de personagens.