terça-feira, outubro 08, 2013

Astronauta: Magnetar (Como Comprar)


As produções Maurício de Sousa (MSP) tiveram a fantástica ideia de enveredar por outros caminhos de edição pegando em personagens icónicas da "Turma da Mônica" e convidando autores para lhes escreverem novelas gráficas.

Como grande fã desta turma estava ansioso por ler estas versões mais maduras. O problema é que o que se vende no Brasil nem sempre tem distribuição cá. Já o referi várias vezes, é uma pena que não haja uma maior partilha cultural entre nós e o Brasil. A proximidade da língua tem tudo para nos facilitar a vida, mas infelizmente as coisas não são assim. Pouco cinema brasileiro chega cá (mas está melhor) e o mesmo para as BDs.

Fiquei muito contente quando foi anunciado que a primeira aventura destas novelas gráficas, "Astronauta: Magnetar", iria ser distribuída por cá. Mas até agora não encontrei nada (também não procurei muito, verdade seja dita). Por isso é que venho chamar a atenção para este post no Leituras de BD. Onde é referido que os poucos exemplares disponíveis tiveram fracas vendas e já foram enviados de volta para a distribuidora que os irá... destruir... Não estava nada à espera que devolvessem os livros tão rápido, daí a minha despreocupação em adquiri-lo.

Se estiverem, como eu, interessados em ter um exemplar o melhor é contactarem com os distribuidores. Encontra-se tudo muito bem explicado no blog do Nuno Amado. Aproveito para dizer que já contactei com alguém e à partida será possível ter um exemplar. O que fiz também foi sugerir-lhes que dessem os livros a bibliotecas ou a escolas. Porque destruir... não sei, mas a mim não me faz mesmo sentido nenhum. Infelizmente parece que não dá, são questões de acordos editoriais.

Nota adicional: A destruição dos livros afinal é feito de forma a reciclá-los, menos mal. Mas neste caso é uma decisão rápida e precipitada, até pelos químicos libertados no processo. Estamos a falar de livros que tiveram uma hipótese miserável de ser comprados. Contudo, também me informaram da distribuidora que os mesmos ainda se encontram no mercado, por isso ainda é possível encontrá-los.


4 comentários:

Menphis disse...

por acaso li isso num dias destes num blog que as editoras agora andam a recolher os livros para destruir e transformá-los em pasta de papel para fazerem outros livros...agora o que é pena é que eles cada vez mais cedo tiram os livros da circulação.

Loot disse...

Se há uma reciclagem do papel então menos mal. Aí já percebo o re-aproveitamente. Neste caso é precipitado, nem deram hipótese de muitos de nós comprarem.

Obrigado pela info ;)

abraço

rui alex disse...

Oh! Queria muito ler esse.
Cá em Braga há um que recebe tudo do Brasil e pedi-lhe para guardar esse. Nunca o recebeu, já vejo porquê...

Loot disse...

A notícia mais recente que tenho é que ainda estão no mercado. Por isso devem ter vindo muito poucos. Parece-me é muito precipitada esta conversa sobre a destruição automática dos livros mal os receberem na distribuidora.

Basta ver nos comentários do Leituras de BD que há interessados que não conseguiram comprar. Há que distribui-los e dar tempo às pessoas. Os livros normalmente só são destruídos passado muito mais tempo que isto (acho eu).