sexta-feira, outubro 25, 2013

Living Will - Lançamento


"Living Will" é uma série de 7 mini-comics de 16 páginas com argumento de André Oliveira e desenho de Joana Afonso.

O primeiro será apresentado já no próximo Domingo no festival Amadora BD pelas 16 horas, no Fórum Luís de Camões, na Brandoa. É um momento ainda mais especial, porque serei eu a moderar esta apresentação. Um muito obrigado ao André Oliveira pelo convite e voto de confiança.

Em seguida deixo o resumo divulgado:

No dia em que perde o seu animal de estimação, Will apercebe-se que já não lhe restam razões para viver. Ao longo dos seus oitenta e dois anos foi um homem de ligações fortes e de um grande amor, mas hoje o dia-a-dia é povoado por conversas fortuitas e memórias coleccionadas numa velha pasta cheia de desenhos, textos e recortes. É ao admirá-la uma última vez que decide qual vai ser o seu derradeiro desafio: acertar todas as pontas soltas que ficaram ao longo do seu percurso e não deixar nada por dizer. Morrer em paz será o seu último testamento. Mas cedo vai perceber que, na vida, entre o preto e o branco há toda uma variedade de cinzentos.



Como já tive o privilégio de ler esta primeira parte, posso confirmar que temos aqui uma história que promete ser maravilhosa. Estas primeiras 16 páginas que focam a angústia e melancolia de Will são dotadas de uma sensibilidade profunda. A morte é um fantasma eterno que nos assombrará sempre ao longo de toda a existência, André Oliveira sabe-o bem e consegue transmitir a emoção que uma história destas precisa. Quando a acabamos de ler Will continua connosco.

Tudo isto materializa-se em desenhos pela Joana Afonso, uma artista que cada vez mais está a deixar uma forte marca autoral no universo da BD. Depois do "Baile", que foi amplamente elogiado, este regresso volta a sublinhar que estamos perante uma estrela em ascenção. A cor também é da sua responsabilidade e aqui tenho de salientar que gostei muito da ideia de cada um destes livros ser apenas a duas cores: preto e outra que será sempre diferente. 7 livros, 7 cores, uma evocação ao arco-irís onde cada cor irá representar a emoção primordial da história. Nesta primeira a escolhida foi o vermlho que nas palavras dos autores "promete uma mensagem forte, com momentos surpreendentes".

São 16 páginas que nos vão deixar a a ansiar por mais, uma leitura rápida mas nada esquecível. Convém também referir que "Living Will" está escrito na íntegra em inglês.



Este primeiro número tem edição da "Ave Rara" uma chancela criada pelo André Oliveira com a desginer Sofia Mota. Para já apresenta-se com o objectivo de publicar mini-comics nacionais escritos em outras línguas e desenhados por diferentes artistas. Sempre dando especial atenção à promoção dos seus autores além-fronteiras, mas sem "desencorajar os leitores portugueses".


Aproveito para avisar que recentemente o André Oliveira editou "A Hora do Saguim" um livro que compila os melhores textos do blog com o mesmo nome, contendo alguns inéditos. De resto, mais novidades em torno deste autor serão reveladas num futuro próximo. Estejam atentos e se puderem marquem presença no próximo Domingo no Amadora BD.

 
Living Will nº 1 (de 7)
16 páginas, duas cores
P.V.P: €2,95
Ave Rara, outubro 2012 (averara.mail@gmail.com)

5 comentários:

Unknown disse...

Excelentes notícias, a de toda esta história em 7 capítulos e de seres tu a moderar a apresentação no FIBDA´13 :D

Amanhã se puder passo por lá!

Loot disse...

Oxalá que consigas :D

Vale a pena seguir este projecto, em apenas 16 páginas ficas logo agarrado :)

Abraço

Rafael Barbosa disse...

Bolas só vi isto agora. Como correu? Agora deixaste-me curioso para comprar :O Tem de ser por encomenda para aquele mail?

Abraço

Loot disse...

Acho que correu bem. Eu quando falo em público depois não me lembro exactamente do que aconteceu :P

MAs acho que sim, e mais importante ainda tem sido a recepção ao livro que me parece estar a ser bastante boa :)

Se passares pelo festival da Amadora que dura até 10 de Novembro, o livro vai estar lá à venda na banca da Kingpin Books (a primeira do lado esquerdo na zona comercial). Se fores ao fim-de-semana apanhas lá os autores nas sessões de autoógrafos :)

Se a Kingpin está a vender penso que também os terá na loja (a confirmar) que é algures perto do técnico, na Rua Quirino da Fonseca (http://kingpin-of-comics.net/).

Por último tens o link sim. Sei que o André está a trabalhar um site para se efectuarem as compras, mas até lá podes contactar por aí.

abraço

Loot disse...

Venho acrescentar informação. Após o festival haverá distribuição pelas lojas, que serão posteriormente reveladas no site.

Por isso de momento é no festival e por email. Por email existem é os portes de envio.