segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Fevereiro é o mês de Alejandro Jodorowsky


Pronto talvez Fevereiro não seja o mês de Alejandro Jodorowsky, mas vou aproveitar que a colega blogger Andreia Mandim, sugeriu três dos seus filmes para ver este mês aqui, para falar deste lado em paralelo na sua BD, mais especificamente na colecção "O Incal".

Não conheço a filmografia do autor, mas arrisco-me a dizer que a sua carreira na BD é de maior projecção. Qualquer pessoa que leia BD Europeia já ouviu falar do seu nome, precisamente porque a obra mencionada acima foi muito aclamada. Em cinema, no entanto, é um realizador de culto, isso já deu para perceber.

"O Incal" deu origem ao chamado "Jodoverso" e a partir daqui o autor criaria uma série de histórias a decorrer nele. Entre elas temos "Os Metabaroes" e os "Tecnopapas", para citar algumas.

Na BD é maioritariamente um autor de ficção científica porém, já enveredou por outros caminhos. Entre os quais o Western em "Bouncer" e a BD histórica em "Os Bórgia".

Já trabalhou também com alguns dos maiores artistas deste género. Por exemplo, com o mestre Moebius em "O Incal" (que não voltaria a participar nas restantes aventuras no "jodoverso") e com o erótico Milo Manara em "Os Bórgia".

Infelizmente, muitas das suas séries são complicadas de encontrar editadas em português, outras nem sequer existem. A vitamina BD ainda publicou um volume de "A Casta dos Metabarões" mas, com muita pena minha, ficou-se por aí.

A título de curiosidade Jodorowsky e Moebius chegaram a processar Luc Besson por causa do filme Tthe 5th Element" que segundo o autor Chileno plagiava "O Incal". Contudo, perderam, uma vez que Moebius tinha trabalhado no dito filme.

Sem comentários: