quinta-feira, outubro 30, 2008

Top 25 Vilões Masculinos no Cinema - Parte2


20 - Gaear Grimsrud (Fargo)


Há pessoas que não precisam ser incrivelmente musculadas ou peritas em artes marciais para sabermos o quão perigosas são. Há pessoas que têm algo dentro delas que é assustador, uma força destruidora e quando olhamos para Gaear Grimsrud (brilhantemente interpretado por Peter Stormare) sabemos que estamos na presença de tal indíviduo de alguém que é capaz de muito rapidamente pegar num ferro de engomar e partir-nos a cabeça aos bocados.


19 - Darth Maul (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace)


"The Phantom Menace" pode ser o pior filme da saga "Star War" mas Lord Maul é na minha opinião uma das melhores personagens criadas por George Lucas. Todas as influências demoníacas em que se baseeou para o criar deram resultado num dos mais tenebrosos membros do lado negro da força.
Maul não foi seduzido pelo lado negro, na verdade ele não teve essa escolha, pois desde cedo foi treinado por Darth Sidious nas artes negras da força. Além disto tudo foi o primeiro a surgir em filme a ostentar um sabre de luz duplo.
Tenho pena que o seu "tempo de antena" tenha sido curto mas teremos sempre aquela fantástica luta com Obi-Wan Kenobi para o recordar.


18 - Max Caddy (Cape Fear)


Não vi o original mas adorei a versão interpretada por Robert de Niro. As imagens em que de Niro ostenta as suas tatuagens tornaram-se clássicas e simbólicas.
Max Caddy é um psicopata que ao sair da prisão procura vingar-se de Sam Bowed o seu antigo advogado que ele culpa de o ter enviado para a cadeia. Para isso Caddy irá aterrorizar a sua familia e fá-lo de uma forma magistral. Nisto tudo ainda há tempo para falar de Henry Miller.


17 - T-1000 (Terminator 2: Judgment Day)


Andava eu aqui a deixar de lado personagens como o Alien ou o Tubarão por serem seres irracionais e logo não os poderia considerar vilões se de facto apenas agem por instinto e de repente dou por mim a colocar um Terminator que supostamente nem sequer sente. Vou portanto usar a inteligência artificial como carta para o T-1000 estar aqui.
Este foi um daqueles filmes que marcou a infância e a ideia de um Terminator andar a perseguir-nos era terrivelmente assustadora principalmente quando se tratava de um com as capacidades do T-1000 que poderia facilmente "transformar-se" em alguém que nós conhecemos.


16 - The Joker (Batman)

"You wouldn't hit a guy with glasses on, would you?" Diz Joker a Batman enquanto coloca uns óculos na sua face. É assim este Joker, uma criatura completamente louca, que tem tanto de hilariante como de perigoso. Jack Nicholson criou o Joker perfeito para habitar o universo gótico criado por Tim Burton.
Pode aparentar ser apenas um palhaço com um sentido de humor distorcido mas quem o conhece sabe bem do que este demente é capaz, não é à toa que é o principal vilão do Homem Morcego.


15 - Vincent (Collateral)

Adoro um bom Hitman e em "Collateral" Tom Cruise dá vida a um dos mais interessantes membros dessa profissão.
Cheio de estilo com o seu cabelo e barba grisalha (eu se fosse ele andava sempre assim) pega um taxi e decide usá-lo para cumprir a sua lista de assassinatos em uma noite. É um excelente ideia, porquê andar a fazer as tarefas às pinguinhas? Quando podemos despachar tudo numa noite?
Para o taxista é que as coisas podem não correr bem.
Uma das minhas cenas predilectas é a do clube de Jazz em que que Vincent promete poupar a vida a um homem se ele souber onde Miles Davis aprendeu a tocar. Acreditem depois de ver o filme ninguém se vai esquecer da resposta, é uma cena fantástica.

14 - Norman Bates (Psycho)

"Psycho" é um dos grande clássicos do grande mestre do suspense Alfred Hitchcock!
Anthony Perkins interpretou uma das personagens mais perturbantes do cinema de sempre. Alguém que continua a viver com o cadáver da sua mãe em casa e cuja personalidade se dividiu em duas uma para manter a vida de Norman Bates e outra para manter a da sua falecida mãe tem de ser literalmente uma das pessoas mais dementes que pisou a Terra.
O Senhor até arruína os seus próprios engates. Como Norman interessa-se por uma rapariga, mas como mãe espeta-lhe uma faca nas costas.
Sem dúvida um dos maiores..."Psychos".
A personagem é tão boa que foi aproveitada em sequelas deste filme sendo novamente interpretada por Anthony Perkins (obviamente) mas nunca os vi e pelo que percebi nem valem a pena. Agora "Pyscho" sim, este vale definitivamente a pena.

13 - Darth Sidious (Star Wars: Episode III - Revenge of The Sith)


De regresso a uma gálaxia muito muito distante.
Sidious é o grande "Dark Lord of The Sith" é ele o verdadeiro coração negro da "Guerra das Estrelas".
Quando pensamos no vilão da Guerra das Estrelas, Darth Vader poderá ser o primeiro nome a surgir mas Lord Sidious ou o Imperador é que é na verdade o personagem mais maléfico de todos.
Foi ele quem seduziu/enganou Anakin Skywalker, foi ele o demónio que pegou na sua alma e a tentou destruir.
É também o grande responsável pela morte de quase todos os Jedi´s no final da Guerra dos Clones. É sem dúvida o grande senhor do lado negro da força.


12 - Freddy Krueger (A Nightmare on Elm Street)

Wes Creven teve quanto a mim uma ideia genial quando criou Freddy Krueger. Estamos a falar de uma criatura que é capaz de entrar nos nossos sonhos e atormentar a nossa mente das mais distorcidas maneiras.
Isto dá origem aquelas cenas fabulosas em que um personagem tenta a todo o custo não adormecer pois sabe que se o fizer poderá nunca mais acordar. Mas como pode alguém aguentar sempre sem dormir? Gosto particularmente da cena em que o personagem já adormeceu mas ainda não se apercebeu porque está no sonho e tudo continua aparentemente igual.
Vi poucos filmes da saga e tirando o primeiro achei-os relativamente fracos, mas este primeiro é claramente um clássico do Terror.
Já imaginaram tamanho pesadelo encontrar Freddy krueger nos vossos sonhos? Depois de ler isto alguém quer ir dormir?


11- John Doe (Se7en)


Kevin Spacey aparece somente no final, mas a aura do seu personagem está presente em todo o filme.
Um assassino em série que utiliza os sete pecados mortais para cometer homicídios achando na sua mente que está a cumprir um "bem maior".
Como disse, Spacey surge apenas nos momentos finais mas fá-lo com uma classe enorme.
É um filme em que podemos dizer que o vilão venceu no final, afinal ele cumpriu a sua missão e fez com que tudo se desenrolasse da forma que planeou.
É um vilão extremamente culto e paciente. Foi capaz de durante um ano preparar o seu pecado da preguiça alimentando um homem apenas a soro, o individuo em questão acabou por comer a própria língua derivado da fome. Isto sem falar no pecado da luxúria e da gula. Os seus crimes revelam além de uma enorme paciência, uma das imaginações mais perversas a que assisti.
É sem dúvida um dos grandes Thrillers do cinema!

19 comentários:

Anita disse...

epá...com esta é que me tramaste...nem sei por onde começar...

adoro o seven...é um dos meus filmes de eleição e, em muito o deve ao fantástico trio de actores spacey/pitt/freeman. O John Doe é um daqueles vilões que marcam, precisamente por considerar que está a fazer aquilo que é certo!!a sequência final é uma das mais chocantes/tristes que já vi :(

o Freddy kruger ainda hoje me dá pesadelos:)

Lord Sidious é um senhor...basta ver o seu poder de manipulação nesse grande episódio III e, só pelo darth maul já vale a pena ver o episódio I.

Norman Bates é como tu referes um demente mas, um daqueles bem assustadores :)

O Vincent é um dos melhores papeís do TC, que se saiu impecavelmente na interpretação de um vilão!mas, lamentavelmente tenho que confessar que vi o filme mas, não me lembro da resposta :/

O Joker será sempre um vilão de referência e, embora HL tenha feito um brilharete com a sua interpretação o, do JN é igualmente genial!

No terminator gostei mais quando o AS fez de vilão no 1 mas, a nível de filme o segundo é bastante superior!

O Max Cady é excepcional...a sequência final do cape fear em que ele está a cantar e a afogar-se ao mesmo tempo é genial!

Eu adoro o fargo em muito devido à excelente interpretação do Peter Stormare!!ele tem mesmo cara de sociopata ehehehe:))

Fico à espera dos próximos:)

Beijinho

Daniel S. Silva disse...

Estou a adorar este top e estes posts!

Acabaste de arrumar alguns dos vilões que colocaria no top 10 e agora estou ainda mais curioso para ver o que se segue ehehe :)

Continua com o grande trabalho!

Abraço!

Unknown disse...

Pensar que Norman Bates está na 14a posição é pensar que está fora do pódio e isso é quase um sacrilégio :p

Vais ter que compensar com os top 10.

Abraço

Loot disse...

Anita: Quanto ao Seven há um storyboard com um final alternativo em que Morgan Freeman mata John Doe quando vê que o Brad Pitt o vai fazer, fá-lo porque a sua carreira está no fim e se ia reformar enquanto Pitt tem toda a sua vida ainda pela frente. Gosto mais do final escolhido :)

Quanto ao Vincent talvez me recordo porque gosto bastante de Charlie Parker e a resposta é precisamente: "Miles abandonou a escolha de música passado um ano para ir aprender a tocar com Charlie Parker".

Ambos os Jokers são brilhantes e cada um está perfeito para o filme em que entra :)

Sobre o Terminator tive mesmo para por também o do primeiro filme mas uma vez que o tipo de vilão é igual decidi apenas escolher um para dar lugar a outro vilão e entre os dois acabei por escolher o T-1000 por ser mais perigoso e talvez porque como dizes o segundo filme é melhor :P

O Robert de Niro na pele de Max Caddy é sem dúvida excepcional!!!

Também adoro o Fargo e aquele personagem é bestial ;)

Obrigado pela conversa ;)

bjs

Loot disse...

Dan: Obrigado :D
Nesse caso espero que o top 10 não te desiluda vamos lá ver ;)


Fifeco: O Norman Bates é o vilão perfeito para "Psycho" e faz um excelente trabalho.
Se este top fosse sobre os vilões mais perturbados psicologicamente, de certeza que estava mais acima.
Mas sendo assim dentro de todo o leque de vilões tenho uma grande preferência por outros géneros e o Norman nem era um tipo assim tão mau ele é claramente doente, esquizofrénico. Com esta conversa fiquei com vontade de rever o "Psycho" :D

Abraço aos dois

Menphis disse...

Bem, com alguns vilões que aqui estão a curiosidade aumenta para o top 10, embora eu calcule quem são os vilões do pódio ;)

já agora, viste o Death Proff ?

Menphis disse...

estou a perguntar-te porque penso que o Kurt Russel deveria ser visto como um vilão, mas não sei se deveria estar no teu top10..e já agora e David Carradine no Kill Bill ??? :)

Loot disse...

Não vi o Death Proof :(
Mas acredito que seja umg rande personagem o Kurt Russel é fantástico e criou alguns dos mais memoráveis anti-heróis :)

O Bill esteve na lista que eu escrevi com os vilões que me lembrei, mas achei que que uma lista com 30 ou mais vilões era roçar o absurdo. É um grande vilão de facto e merecia estar na lista mas acabei por escolher outros e posso dizer que ele não foi o que mais me custou deixar de fora :P

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Caro Loot como te posso contactar?

Abraço

Anónimo disse...

Ê tarefa áspera!! 25 apesar de ser meu número de sorte, é muito. Penso em Hanibal Lecter, Coringa de Heath Ledger, John Doe, AleX de Laranja Mecânica, e outros e outros mais.

Valeu Loot

Loot disse...

Fernando: Já respondi no teu blog mas de qualquer das maneiras o meu email é: jgabrielam@hotmail.com

Queiroz: eheh disseste grandes nomes quem sabe ainda apareçam :P

Gonçalo Trindade disse...

Óptima lista até agora. Já me tinha esquecido do óptimo papel do Cruise no Collateral... é mesmo um grande vilão. E todo o filme é muito bom no geral. Quero muito ver quem colocaste no top 10... até agora, só boas escolhas (ainda que não tenha visto o Hellboy 2...).

Nuno Amado disse...

O meu preferido é o Darth Maul !
Pode não ser "o mais mau" (LooL), mas gosto do ar dele !
ehehehe

Unknown disse...

Interessante. Eu também abordei o assunto no meu blogue, aqui - http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2008/10/os-viles-pessoais-do-cinema.html

Saudações cinéfilas

Loot disse...

Gonçalo: Por falar no Hellboy não te esqueças do labirinto do fauno :P
O Tom Cruise no collateral tem muita pinta :)

Bongop: Não resististe ao trocadilho :P
O Maul esteticamente é sem dúvida do vilões que acho com mais estilo :D

Victor: Foste lembrarte do condutor do camião do Duel eheh muito bom :D
O Bateman depende da forma como interpretamos o final :P
Gostei da lista e tem muitos vilões que me faltam conhecer.

Cumprimentos a todos.

João Rosa disse...

O meu preferido desta segunda parte é sem dúvida o Darth Maul. Nunca gostei muito de Star Wars, mas sempre admirei este homem, nem sei bem porquê :P

Loot disse...

O Maul tem definitivamente qualquer coisa que faz dele um personagem muito atractivo. Nos filmes apareceu muito pouco, resta procurá-lo em algumas BDs.

Não ligas a Star wars, então não és um geek a sério :P

João Rosa disse...

O meu "geekismo" é discutível :P Ainda não sei bem qual é o meu grau, mas estou a ver que para ser um geek completo tenho de começar a ver o Star Wars, lol.

Loot disse...

Dizem que é um requisito obrigatório :P