segunda-feira, outubro 27, 2008

Top 25 Vilões Masculinos no Cinema - Parte1

Já andava para fazer este top há algum tempo mas sempre foi uma tarefa que andei a adiar. No entanto com o recente desafio do Red e do Gonçalo, voltei a lembrar-me dele. Não vou é cumprir as regras do desafio no entanto gostei da ideia de separar esta lista entre vilões masculinos e femininos.
Acabei foi por me exceder no número e parei no 25 porque achei que 30 não soava tão bem porque falta de bons vilões é que não há e tenho perfeita noção que ainda me falta conhecer muitos outros.
Claro que estas listas valem o que valem, depois de perder muito tempo a escolher e numerá-los prometi a mim mesmo que não mexia mais nisto se não nunca mais a colocava.
Estive muito indeciso entre por Patrick Bateman ou não mas acabei por não o fazer devido à ambiguidade do personagem.



25 - Mr. Blonde (Reservoir Dogs)

O filme "Reservoir Dogs" sempre foi um dos meus preferidos do alucinado Quentin Tarantino sendo apenas superado por "Pulp Fiction".
Em "Reservoir Dogs" temos um grupo de gangsters cujos nomes de código são cores. Uns são bons, outros maus e depois há o vilão, Mr Blonde.
Um personagem que ficou famoso pela célebre cena em que corta uma orelha a um refém.

24 - Prince Nuada (Hellboy II: The Golden Army)

O príncipe do "Reino da Fantasia" em "Hellboy II" foi um personagem que achei mágico. Luke Goss volta a marcar de forma fantástica o território dos vilões ao nos trazer este Príncipe Nuada que transpira classe e temor.
É uma personagem ambígua, afinal ninguém questiona as suas razões, no entanto os seus métodos são cruéis do cariz de um vilão e por isso decidi incluí-lo na lista.


23 - Two Face (The Dark Knight)

Um dos maiores vilões do Universo Batman na minha opinião. Eu tenho uma preferência pelos anjos caídos, pelos heróis que devido a várias situações acabaram por ir para o lado negro. Este é um desses casos.
Aaron Eckhart faz um papel brilhante e este vilão só não está mais acima porque praticamente durante todo o filme ele interpreta Harvey Dent o herói. E apesar de no final ter adorado o seu Two-Face o tempo de antena para o vilão foi curto, e gostava de o ver explorado num próximo filme o que dificilmente acontecerá.


22 - The Predator (Predator)


O Predador pertence a uma raça de alienígenas tecnologicamente muito avançada. Como o próprio nome indica são caçadores natos e utilizam a Terra para praticar este "desporto".
Há que adorar um vilão com elevados padrões de moral e a verdade é que o Predador segue à risca um código de honra, não matando ninguém que esteja desarmado (não é desportivo) nem mulheres grávidas (sim por enquanto ainda só mulheres quem sabe daqui a uns tempos).
É um ser dotado de uma grande inteligência ao contrário do Alien que se orienta exclusivamente através do instinto. Por ter consciência do que faz e por treinar a arte de bem matar classifiquei-o como vilão, mas verdade seja dita as pessoas que ele mata estão longe de serem inocentes.


21 - The Penguin (Batman Returns)

Danny de Vitto reencarnou mais um dos vilões clássicos de Batman. Há personagens que podem funcionar muito bem na BD mas muito mal no Cinema, o Penguin é sem dúvida um dos casos que poderia resultar em algo muito mau. Mas de Vitto conseguiu tornar este ser que se assemelha a um pinguim num vilão de luxo, tenebroso e assustador. De certeza que Tim Burton ficou mais do que satisfeito.

12 comentários:

Menphis disse...

oh..isso não tem piada, conhecendo como te conheço já sei quem é o nº 1 :) e o nº 2 também :)

ah..já tenho o boné, é um espectáculo :)

Nuno Amado disse...

eheheh
Posta os outros, já agora!
Fiquei curioso ;)

Red Dust disse...

25? Ui... que medo!!!!! :)

Há batota. Já há aqui quem saiba quem é o nº 1 e o nº 2... :)

No lançamento, o único filme que não vi foi 'Hellboy II: The Golden Army' e o meu preferido é o The Penguin, aliás num filme em que até nem está só nas 'vilanezas'...

Abraço.

Loot disse...

Menphis: Sou assim tão transparente? Bem mas de certeza que não sabes quem é o número 13 :P

Bongop: Já ando a preparar os próximos 10 :)

Red: Não contei nada a ninguém palavra de escuteiro :)
O Penguin é mesmo fantástico claro que isto de numerá-los é sempre injusto eu tentei ser equilibrado e ir alternando entre os freaks e os... e os outros :P

Abraço a todos

João Rosa disse...

Quase de certeza que sei quem é o número 1 :D

Menphis disse...

Eu só tenho dúvidas entre o 2º e o 3º, embora calcule quem são, tenho dúvidas nos lugares que vais colocar :)

Quanto a estas personagens, também gostei bastante a do Hellboy e o Danny Devito foi mesmo grande nesse filme.

Anita disse...

Patilho da tua opinião!!Também prefiro os "anjos caídos" daí o Darth Vader ser o meu vilão de eleição mas, o "Two Faces" também é um vilão digno de registo!

Fiquei feliz por teres incluído o Príncipe Nuada...além dos "anjos caídos", aprecio imenso os vilões que o são por acreditarem que estão de facto do lado certo!!há uma certa beleza nesse "acreditar":)

Fico à espera dos próximos!!adoro vilões:))

E, que tal Heroes?? foi mais fracote que os anteriores mas, mesmo assim gostei...tantas questões que ficaram no ar e, o próximo epi é só daqui a duas semanas :(

Beijinho

Daniel S. Silva disse...

Fantástica esta decisão de elaborar uma lista com 25 vilões!!

Estou mesmo muito curioso para ver os nomes que vais colocar aqui, a sério que estou! :)

Continua a postar a lista! :)

Abraço!

Loot disse...

Celtic: Epá tou tramado com vocês :P

Menphis: Veremos , Veremos :P

Anita: O Nuada é fantástico como dzies não há anda como um vilão com crenças e moral.
Quanto a Heroes foi mais fracote de facto, não sabia é que tinha de esperar duas semanas para o próximo :(

Dan: A segunda parte já está quase ;)

Unknown disse...

Gostei.

Estou curioso para ver os restantes.

Gostei da menção a Two Face. Realmente esteve muito bem mesmo.

Abraço

Loot disse...

Adoro o Two-Face e gostava muito de o voltar a ver nas mãos de Nolan. É um vilão com muito potencial :)

Abraço

Anónimo disse...

visualmente falando os vilões que dão medo (apesar de não ser esse o proposito desse post) é o principe nuada que parece uma assombração diabolica, e o predador que não precisa nem comentar o quanto a parência dele é "agradavél"! o tarantino é bom em criar vilões esquisitos! o mr.blonde dele por sua crueldade como voçê mesmo descreveu parece ser o pior! não vi o duas-caras no filme do batman. mas sempre gostei desse vilão nos quadrinhos do batman por sua complexidade!