sexta-feira, maio 09, 2014

arròsnegre


O fanzine, se não estou em erro, é uma abreviação de fanatic magazine, ou seja, é um magazine feito por fãs. Por questões óbvias o fanzine tem muitas vezes um invólucro físico mais "pobre", uma vez que não tem nenhuma editora por trás a investir. Contudo, quem tem contacto com este universo sabe bem que isto não é uma regra, existem fanzines cuja edição pode ser equiparada a qualquer uma profissional. Tal é o caso deste arròsnegre cuja impressão e design são realmente estupendos. Mas sobre fanzines, muito mais especialista do que eu é o Geraldes Lino e certamente no seu blog encontrarão toda a informação disponível sobre os nossos.

Até agora existem 4 publicações desta revista, que conheci a partir das duas últimas edições. Todas elas são temáticas previligiando uma cor em particular. A terceira é amarela e sobre o povo Árabe - tendo como mote o provérbio: "só se atiram pedras em árvores carregadas de frutas". Já a quarta debruça-se sobre a república espanhola, previligiando o tom roxo.

No conteúdo podem contar com banda desenhada, ilustração e contos em prosa. São vários os colaboradores e mostram que há muito talento jovem por Espanha. Se quiserem saber mais sobre este projecto natural de Valência, consultem a página oficial aqui, lá encontrarão também informação sobre a aquisição destes livros. A distribuição destes prrojectos costuma ser sempre o "Calcanhar de Aquiles", mas graças à internet as coisas foram facilitadas, por isso é de aproveitar.

Quantoa  mim, gostei do que vi, acho que arròsnegre tem muito potencial para continuar a interessar e deixou-me bem curioso em conhecer os dois primeiros volumes.

Sem comentários: