Segue uma pequena biografia do autor:
Assim como o Dr. Jeckyll e o Sr. Hyde, Eduardo Filipe e o Sama ocupam o mesmo corpo. Eduardo passou pela televisão, teatro e cinema como ator e realizador. Em cinema foi protagonista nos filmes "Era uma vez...”(1991), ”Uma História do rio Paraguai”(1999), “A Cartomante”(2008) e no teatro participou em várias peças com ator, entre elas, “Os 12 trabalhos de Hércules ”(1989),”O Ateneu”(1990),”Picaretas”(1997) e assinou a cenografia e direcção de arte da peça “Zastrozzi”.
Primeiro lugar no Salão Carioca de humor na categoria 'Melhor Charge' em 2004
Já Sama é artista visual premiado em salões de Arte Contemporânea e Bienais internacionais. Publicou cartoons, ilustrações e BD nas revistas: Piauí, Argumento, General, Bundas e nos livros: “A Imagem do Som”, "Clube da Leitura" e “Irmãos Grimm em Quadrinhos”. Ganhou o 1º lugar no XV Salão Carioca de Humor na categoria Charge com o polêmico Bin Laden Bank (também conhecido como Bradesco Bin Laden). Grafitou as instalações da SonyBMG no Rio de Janeiro, integrou as exposições coletivas “100 anos de Dercy” na casa de cultura Laura Alvim, “A Imagem do Som do Samba” no Paço Imperial do Rio de Janeiro, o “Piscinão da Benvinda de Carvalho” em Belo Horizonte e o XVII Salão de Arte Digital de Havana em Cuba. Depois de ser premiado no XV Salão Universidarte de arte contemporânea, realizou sua primeira individual “3 Caras e Uma Caixa” na Galeria Maria Martins no Rio de Janeiro. Assinou a Direção de arte e as instalações para o clipe “Esconderijo” realizado por Selton Mello.
Em 2011 lançou seu primeiro livro solo "A Balada de Johnny Furacão", que ficou entre as 10 melhores BDs do ano no Brasil. Em Março de 2012 participou com uma exposição no MAB Invicta -Festival Internacional de Multimédia, Artes e BD na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em Outubro de 2012 participou no festival internacional de Banda desenhada da Amadora, sendo um sucesso de vendas, irá este ano apresentar no festival internacional de Beja originais do seu novo work in progresso assim como uma reedição do 1º volume de "Os cadernos de Sama" com novos extras não incluídos na primeira edição assim como prefácio de André Azevedo e posfácio de Manuel Espirito Santo.
Extra nos "Cadernos de Sama"
Além do lançamento da 2º edição dos "Cadernos de Sama" o autor de "A Balada de Johnny Furacão" irá ter também uma exposição dedicada
ao seu mais recente projecto (Zodíaco) que
contará com a exibição de seis pranchas inéditas em Portugal.
1º prancha de "Zodíaco" de Sama
De resto deixo mais alguns trabalhos do autor, nomeadamente a ilustração do seu primeiro encontro com a lenda Will Eisner:
Sem comentários:
Enviar um comentário