terça-feira, maio 14, 2013

Jagten


SPOILERS

Já me tinham prevenido que "Jagten" de Thomas Vinterberg é uma das melhores estreias do ano e, após a sua visualização, só posso concordar.

Temos aqui um grande argumento de Tobias Lindholm eThomas Vinterberg que toca em uma das questões mais sensíveis para o ser humano, o do abuso de menores. As crianças são os inocentes do nosso mundo, aqueles que protegemos acima de tudo e aqueles a quem não toleramos que sofram acima dos outros. Vinterberg opta por explorar não o lado do abuso, mas o que uma acusação deste calibre pode fazer a alguém.

Lucas (excelente Mads Mikkelsen) é um professor que trabalha num jardim de infância. É um homem amado na sua comunidade e pelas crianças com que trabalha também. O pior da sua vida é a luta pelo seu filho, cuja custódia perdeu. Porém, tudo está prestes a mudar quando Klara, a filha do seu melhor amigo, profere à frente da directora da escola que viu o pénis duro de Lucas. Tais palavras e imagens, vieram do seu irmão e de um colega que as viam no ipad. A directora, contudo, não sabe isto e fica em alerta. A situação começa a escalar e assume proporções gigantescas e, a dada altura, Lucas é acusado de ter abusado de várias crianças da turma.

Quando a própria Klara admite ter inventado tudo, já todos pensam que é o trauma que a faz mentir e quase a convencem, por sugestão, do que aconteceu conLucas foi verdade. A sugestão é algo muito delicado, não me surpreendia que no filme Klara surgisse após 20 anos a acreditar que tinha sofrido um abuso de Lucas.

A grande força do filme é este forte realismo que sentimos ao assisti-lo. Esta é uma história que poderia acontecer a qualquer um. Basta uma criança proferir tais palavras e todos ficamos alarmados e desconfiados. A problemática maior é que é possível que uma criança também minta quando foi abusada e a dada altura como ficamos a conhecer a verdade? De fora ainda poderemos conseguir manter algum sangue frio, mas e se fosse o nosso filho? Por muito que crítique a atitude da directora, principalmente no aviso a todos os pais onde espalha um pânico desnecessário, a verdade é que facilmente podemos cair no lado da injustiça e sem grandes esforços. É que se por acaso for verdade...

Claro que uma mancha destas na vida de alguém é algo que por muito que se limpe, nunca sai verdadeiramente, como se mostra no final do filme. Para sempre Lucas terá a vida injustamente manchada.

Um filme duro de ver, novamente, pela sua abordagem tão real, que o elevam a uma das propostas mais interessantes do ano.

2 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Exactamente, um filme que nos faz pensar e reflectir sobre a dúvida, as certezas e as convicções, no fundo, como é que saímos de uma confusão destas? provocada e sugerido por mero acaso...

Grande filme. Para mim, dos melhores do ano até agora.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Loot disse...

Nem mais. Julgar é fácil, que tentemos ser os melhores homens que conseguirmos neste mundo que já será certamente qualquer coisa :)

Abraço