segunda-feira, novembro 21, 2011

Torneio de Personagens de BD Asiática - Grupo I

Shima Tetsuo



Isto começa logo em grande com um dos meus favoritos, Tetsuo Shima, uma das personagens centrais de um dos melhores mangás que li na vida: AKIRA. O autor dispensa apresentações, Katsuhiro Otomo, editou este mangá entre 1982-1990. Existe mangá para todas as idades e feitios, Akira é considerado Seinen que aponta para um público entre os 20-30 anos.
Em 1988 o autor realizou um filme de animação desta história que ainda hoje é uma referência no género.
Este mangá Cyberpunk futurista decorre em 2030 em Neo-Tóquio. Neo porque em 1992 uma explosão nuclear destruiu Tóquio e deu origem à terceira guerra mundial. Passados quase 40 anos uma nova cidade foi construída numa ilha artificial na baía de Tóquio.
Tetsuo é o melhor amigo e membro do gang motoqueiro de Kaneda, cujas maiores preocupações são arranjar mulheres, drogas e the need for speed.
A história começa com o grupo de motoqueiros a conduzir pelas estradas a grande velocidade. Tetsuo surpreendido por uma aparente criança no meio da estrada envolve-se num grande acidente. Esse acidente despoleta os seus poderes psíquicos e por isso é rapidamente raptado por forças do governo, mais especificamente pelas mãos do Colonel Shikishima, líder do projecto governamental responsável por investigar pessoas com habilidades psíquicas e Tetsuo parece ser a pessoa mais promissora desde…Akira.
Cego e levado à loucura pelo seu poder, Tetsuo acabará por ter de enfrentar aquele que apelidava de melhor amigo, tal e qual um Anakin Skywalker e um Obi-Wan Kenobi.








Allen Walker





D. Gray Man
começou a ser editado em 2004 contando já com 22 volumes. Katsura Hoshino, o seu autor, traz-nos a história deste Allen Walker, um rapaz de 15 anos que tem a capacidade de transformar e aumentar o tamanho do seu braço esquerdo, tornando-o capaz de destruir Akuma (demónios).
É convidado a aliar-se a uma ordem de exorcistas que utilizam uma substância antiga, chamada Inocência para combater contra Millennium Earl e a sua horda de demónios Akuma.
Uma das grandes vantagens de Walker na ordem é que consegue detectar Akuma’s disfarçados através do seu olho esquerdo.
Deixo aqui a abertura do animé:









Kei Kishimoto




Dito da forma mais simples Kei Kishimoto é o mulherão de Gantz.
Gantz de Hiroya Oku, tem um início repleto de mistério e cenas inesperadas. Pessoas que recentemente falecidas são transportadas para um local incógnito onde são obrigadas a entrar numa espécie de jogo onde têm a missão de caçar e matar aliens.
Ninguém sabe porquê, nem como, nem quando terão de parar. Basicamente ninguém sabe nada. E já dá para perceber que volume atrás de volume, aposta-se forte nestes jogos deixando o mistério para ser revelado aos poucos o que faz com que desde 2000 já tenham saído 32 volumes.
Talvez uma forma de encontrar respostas mais depressa seja ver os dois filmes em acção real que já saíram (ver o trailer do primeiro aqui). Ou talvez vendo a série de animé.
Mas voltando a Kei. Esta rapariga tem a melhor introdução na história. Do nada assistimos ao seu corpo nú a ser transportado até...não faço ideia aonde...onde se encontram os outros jogadores. Uma cena muito engraçada que foi executada ao pormenor também no filme. Deixo o vídeo para espreitarem em baixo.
Kei é também um erro de Gantz (uma bola negra gigante que parece controlar tudo). Um erro porque Kei sobreviveu ao seu "acidente" e assim Gantz ao criar uma réplica sua colocou no mundo duas Kei’s.
Cedo se envolve num triângulo amoroso com os outros dois protagonistas.








Light Yagami




Light é à superfície o rapaz perfeito. Dotado de uma grande inteligência e facilmente um sucesso académico para regozijo dos pais. Além disso é também um sucesso entre as mulheres. Porém tanto o reconhecimento profissional como o sexual dizem pouco a Light que facilmente cai num sentimento de monotonia em relação à vida... Até ao dia em que encontra o death note e tudo muda.
Este caderno da morte que tem o poder de matar qualquer pessoa na Terra, desde que se conheça a sua cara e nome, é uma arma tão poderosa como perigosa. Nas mãos de outra pessoa qualquer o livro seria usado, quase de certeza, com fins egoístas ou então não seria usado de todo. Mas com Light o caso muda de figura. O seu objectivo é criar um mundo pacifico e então começa a usar o livro para eliminar todos os criminosos. Eventualmente o rapaz começa a perder-se, sacrificando inocentes, como policias, a fim de de não ser apanhado. Há semelhança de uma certa personagem em Watchmen também para ele os fins justificam os meios.
Seria interessante se Light sempre se mantivesse nesta linha e não começasse a ter delírios de grandeza querendo assumir-se como o deus de um novo mundo. Ainda assim O duelo entre Light e L é um dos mais memoráveis da banda desenhada.
A título de curiosidade existiram alguns crimes que foram inspirados em Death Note, nomeadamente a 28 de Setembro de 2007, o corpo de um homem não identificado foi encontrado ao lado de duas notas que diziam em latim: “Eu sou Kira”. Kira é o nome dado pelo público ao desconhecido Light.
Sobre os filmes falarei mais à frente.








Masaru Kato



Kato é o co-protagonista de Gantz, amigo de infância do protagonista, Kei Kurono. É por ele que Kei Kishimoto está apaixonada para terrível sina de Kurono.
Kato morreu ao mesmo tempo que Kurono quando estes tentavam salvar um vagabundo inconsciente de ser atropelado por um comboio após este ter caído nas linhas desmaiado.
Na escola acabou por ganhar uma fama de lutador, uma vez que costuma proteger os alunos mais fracos de bullying envolvendo-se em vários confrontos.







Muten Rōshi



Mais conhecido por aqui por Tartaruga Genial, estamos obviamente a falar de uma das personagens mais clássicas de Dragon Ball.
Dragon Ball de Akira Toriyama foi editado em mangá entre 1984 e 1995 com 42 volumes ao todo onde está incluída a história de Dragon Ball Z. Sim porque o GT não existe em mangá e basta ver o animé para se notar logo a diferença de qualidade.
Na altura não captou a atenção de Portugal e pudera se apenas agora a série de mangá está a ser editada em português. Claro que mesmo que este não fosse o caso dificilmente Dragon Ball teria sido por cá o fenómeno que foi não fosse a série de animação.
Na altura foi um marco, todos, de todas as idades, viam Dragon Ball. Os bares das escolas e faculdades inundavam-se de alunos quando um episódio começava e todos ansiavam por saber quem venceria tal luta, muito mais importante do que a disciplina que estava a decorrer. Nunca vi um fenómeno tal.
O Tartaruga Genial aparece cedo na história como um velho mestre de artes marciais, muito possivelmente o maior de todos os mestres da Terra.
É ele quem vai treinar Son Gokū ensinando-lhe o poder que se tornaria o mais icónico da série, o kamehameha.
Foi interpretado por Chow Yun-Fat no filme Dragon Ball Evolution.
Claro que a característica que o tornou uma das personagens mais amadas foi a sua taradice pelo sexo oposto. Tartaruga Genial é um pervertido sempre à espera de conseguir ter alguma sorte com miúdas bonitas, tais como Bulma.






Notas:


- Algumas informações foram pesquisadas na wikipédia;
- Devido a razões de facilidade algumas imagens dos animés serão utilizadas ao invés das dos mangás.

10 comentários:

tadeu disse...

apesar de estar ambientado com estes personagens, nunca fui grande leitor. vai ser bom estar atento a este torneio :)
excelente semana!

ψ Psimento ψ disse...

Eheheh eu já tinha dado uma olhada aos torneios anteriores antes de me mandares o e-mail na verdade ehehehhe. Admito que fiquei um bocado desiludido com a vitória do Batman. Não que não goste dele mas simplesmente porque já toda a gente estava à espera e por vezes existem personagens menos conhecidas mas que são muito mais interessantes. E simplesmente não têm possibilidade para evoluir por ficarem à sombra de batmans e spider mans.

Quanto a este torneio tenho uma coisa a dizer, salvo raras excepções (ex: Chrno Crusade), não tenho por habito ler mangás. As bds da Marvel já me ocupam muito tempo e honestamente a falta de cor dos mangás não me é apelativa. Para ler a preto e branco leio um livro.

Também vou justificar o meu voto que foi para o Roshi correndo o risco de ser injusto. Lá está, votei neste porque apesar de ver muitos animés, não vi nenhum dos outros. Sim, já fui "agredido" por muita gente quando digo publicamente que nunca vi Death note. A verdade é que pretendo ver assim que possivel, mas o tempo não dá para tudo. Contudo pelo que oiço de vez em quando das discussões entre o meu irmão e o meu primo, penso que se tivesse visto iria gostar mais do Kira que do Roshi.
Mas pronto, o Roshi também me proporcionou momentos muito divertidos na infância e de qualquer modo cheira-me que o Kira sairá vencedor neste grupo.

Abraços e adorei a ideia, venham os próximos grupos.

Loot disse...

Tadeu: acho que a maioria está mais ambientado com as animações do que com a BD. Mas as personagens por norma têm a mesma personalidade em ambos os formatos, por isso dá sempre para opinarem :)


Psimento: Obrigado pela participação. Eu gosto muito de tudo o que para a carteira éum problema... :S

Em relação aos vencedores, acho que para muitos, principalmente para os que lêem mais BD, vão ser uma desilusão. Pois os escolhidos são sempre os mais conhecidos. E é por isso que a parte do torneio em que aposto mais é a 1º fase. Para dar muito destaque àqueles que nunca irão passar mas são igualmente soberbos.
Claro que falarei de alguns melhor porque os conheço. Neste primeiro grupo nunca li nem vi nada do allen walker por exemplo.

Ah mas em relação ao batman é das minhas personagens favoritas :)

Quanto a Death Note eu gostei muito, tenho os livros e vi o animé também. Na altura era grande viciado e sim o Kira é uma grande personagem, mas há outro que prefiro tanto no death note como neste grupo.
O tetsuo veio primeiro :)

Abraço

rui alex disse...

eu queria muito votar no Tartaruga Genial...
Mas tem que ser o Tetsuo!

ψ Psimento ψ disse...

Eu sempre tive um problema com as personagens principais seja do que for. Nunca gosto dos principais de nada porque frequentemente são tão politicamente corretos, insossos e desinteressantes... bahhhh
Não há paciência!!
Abraços

cube disse...

Light é à superfície o rapaz perfeito :)

Loot disse...

Rui: Pois não há mesmo nada a fazer. O Tetsuo é daqueles que não pode ficar pelo caminho tão cedo :)

Psimento: esse é o Superman, não é o Batman :P


Cube: ...à superfície :P

hed disse...

Para mim o Light Yagami é o melhor deste grupo, não só pela complexidade do personagem (uma mistura de sonhador e vilão) como também do próprio enredo da história.

Loot disse...

Obrigado pela participação o Light merece mais votos.
Eu já lhe teci vários elogios, no texto sobre ele por exemplo tens um link para o meu comentário sobre Death Note se quiseres espreitar.

E se gostas de Death Note continua atento ;)

Abraço

rui alex disse...

wow, o Tetsuo está a levar agora uma coça! ....