terça-feira, março 01, 2011

Torneio de Personagens de BD Europeia: Resultados da 1º fase

Aqui estão eles, os 8 magníficos:

- Tintin (65%);
- Druuna (44%);
- Obélix (47%);
- Astérix (42%);
- Lucky Luke (41%);
- Major Alvega (35%);
- Spirou (66%);
- Milou (53%).


Grupo I

Sem qualquer tipo de surpresas Tintin dominou o 1º grupo com um total de 23 votos em 35. Não havia mais nenhuma personagem que gozasse do mesmo reconhecimento, Tintin é, afinal de contas, uma das personagens de BD mais conhecidas mundialmente. A surpresa terá sido Sire Cryptus que conseguiu com 5 votos ficar em segundo, mas como é por tão pouco acaba por ser irrelevante. Blacksad teve 3 e Lauréline 4.


Grupo II

Apostava em Valérian para a vitória porque achava que seria o mais conhecido de todos. No entanto as excelentes aventuras de ficção científica de Druuna (ou as suas belas curvas) falaram mais alto e com 12 votos é a vencedora. Em segundo com 7 é que vem então Valérian seguido muito de perto por Zakarella (6).
Carrots teve apenas 2.


Grupo III

Neste grupo já se previa um duelo mais emocionante. V VS Obélix.
Dupont et Dupond e J'On ficaram ambos com 2 votos e rapidamente de distanciaram dos outros dois.
Aqui não fazia ideia de quem venceria. V teve resultados muito bons no torneio anterior tendo chegado às meias-finais, mas Obélix é um favorito de todos. Acho que V nunca esteve a ganhar mas também nunca esteve muito afastado. Acabou por ficar a 2 votos com 14.
Acho que está bem, afinal V já brilhou no anterior, é altura de deixar o lugar para outros.


Grupo IV

Tenho ideia que Tex é bastante popular em Portugal, mas ninguém neste grupo bateria Astérix.
Não há muito a dizer, temos personagens icónicos do velho oeste, como Tex (9 votos) e Blueberry (6 votos) e temos um grupo de vilões que dispensa apresentações, Les Daltons (7 votos).
Mas contra o Astérix (16 votos)? A par de Tintin um dos mais conhecidos? Nunca tiveram hipótese.


Grupo V

Este era o mais complicado de todos. Obviamente que falo em termos de popularidade, há aqui excelentes personagens que nunca teriam hipótese ao pé de outros infinitamente mais conhecidos.
Mas neste grupo, tirando o menos conhecido Bouncer (3 votos) havia Gaston (4 votos), Lucky Luke (14 votos) e Corto Maltese (13 votos).
Pensava que Gaston conquistasse mais votos, mas o duelo maior previa-se entre Luke e Maltese assim foi.
Apesar de Maltese ser muito popular sempre achei que Luke levaria a melhor, o que aconteceu na realidade, mas a um grande esforço. Maltese esteve muito tempo a vencer e só mais perto do final é que foi ultrapassado e por um voto apenas.


Grupo VI

Grupo complicado também. Apostei no Major Alvega (10 votos) para a vitória porque muitos devem ter visto a série de TV.
Caso contrário até diria que o divertido Titeuf (7 votos) venceria. Mas a pouco e pouco foi a criação de Bilal que mais se aproximou do Major, Nikopol conseguiu 8 votos. Munshine ficou apenas com 3, se calhar é porque a sua colecção não está toda editada em português...


Grupo VII


Aqui novamente o vencedor mais provável seria Spirou (18 votos). O curioso é que este esteve quase a não participar. Foi nomeado pouco tempo antes do torneio ter início.
Red Dust foi das personagens do velho Oeste a que teve menos votos, apenas 1.
Thorgal ficou em segundo com 5 votos e Isa com 3. Mereciam todos mais.


Grupo VIII

No último grupo Milou nunca deu hipóteses a ninguém. Desde o início se distanciou e assims e manteve vitorioso conseguindo 17 votos. Como já referi não sou grande conhecedor das aventuras de Tintin, mas simpatizo com Milou, acho que é um cão com muita personalidade. Ainda assim gostava de ver Adèle Blanc-Séc com mais votos, teve apenas 3.
O Méta-Baron e a Valentina tiveram 7 e 5 respectivamente.


Considerações Finais:


Gostava de ter visto mais mulheres nos quartos-de-final, alguém como Isa ou Adéle mereciam o destaque. Sendo assim temos um grupo dominado por homens. Ainda assim Druuna conseguiu prevalecer e com os seus dotes de personagem não é alguém a subestimar.
Em termos de confrontos, gostava de ver "Tintin VS Spirou", ambos são jornalistas e resolvem os mais variados mistérios. Ambos têm um animal de estimação e um grupo de amigos com personagens particulares e cómicas. Há muitos paralelismos entre os dois, por isso seria interessante o confronto.
Outro combate que gostaria de ver seria "Astérix VS Obélix" o protagonista contra o mais cómico.

8 comentários:

Nuno Amado disse...

Infelizmente por aqui se vê a ignorância em relação à excelente BD que se faz na Europa (bastante superior à americana)... As pessoas votaram naquilo que conhecem, por isso os votos sempre iguais nos mesmos personagens...
OK... houve uma série "não normal" que passou à fase seguinte: Druuna! Mas esta apenas porque é denominada como uma "boazona" no mundo da BD, mas quanto a outras do mesmo género também não levaram votos devido à ignorância, e são personagens muito melhores que Drunna... posso falar de Carots... para além de ter os atributos femininos todos no sítio, é uma verdadeira personagem feminina! Possui uma enorme densidade psicológica e aconteceu o mesmo que a Laureline em relação a Valerian... ou seja, Carrots passou à frente do personagem principal (Storm). Laureline e outro exemplo de uma personagem feminina com força e que ficou no caminho...
Não vou votar mais porque aqui em Portugal ganham sempre os mesmos... Tintin, Asterix, Spirou e afins... O nosso conhecimento sobre BD é muito curto...

Loot disse...

Não acho que a BD que se faz na Europa seja bastante superior à Europeia, acho que são diferentes.
Cada uma tem o seu lugar e as suas qualidades.

Quanto ao resto acho que estás a ser muito severo. Isto é um torneio feito num blog generalista e que tem poucos visitantes, logo nunca podes falar de Portugal avaliando os resultados. além de que isto era suposto ser algo leve e divertido, não estou aqui para considerar oficialmente que esta é a melhor personagem. Aliás no início sempre salientei que era para ver qual a preferida do pessoal que por aqui passa.

Além disso duvido que, fosse onde fosse, seja em Portugal ou até mesmo na Franca ou Bélgica que o Lucky Luke, o Astérix e o Tintin não passassem. Há uma razão para isso e as vendas falam por si.
From Hell é uma obra-prima da BD norte-americana, mas há dúvidas que um Batman ou um Superman são mais populares?

Portugal pode não ser um país onde se leia muito BD, mas isso é outra história. Além de que algumas mencionadas não são de fácil acesso.

Repara que eu falei de todas as personagens um pouco, precisamente para as dar a conhecer e quem sabe atrair leitores. Não me limitei a colocar nomes a votos. Para mim esta primeira fase é a mais importante desta ideia.

cube disse...

viva o milu!

refemdabd disse...

Achei interessante esta votação. Também, de certa maneira, adivinhei que iriam ganhar alguns dos que ganharam.

Druuna merece ganhar: é extremamente bem desenhada, as histórias estão bem construídas e ganhou estatuto de estrela da BD Europeia há muito tempo. É um ícone. Pessoalmente gosto mais das aventuras de Valerian...mas a Druuna é bem mais jeitosa, para não me esticar!

Merecendo bem mais do que dois pontos, Carrots é um "side kick" com profundidade, mas não ganha estatuto de estrela com o nível da Druuna, mas bate aos pontos de longe a próxima heroina.

Zakarella é também uma boazuda, de facto é, mas as histórias...vamos lá a ver, e com alguma sinseridade: não prestam! É uma (muito boa) cópia à portuguesa da Vampirella.

Eu apostei no Corto Maltese na vez do Lucky Luke, mas o Luke foi um bom vencedor. Se o Gaston tivesse ficado noutro grupo, acredito que teria tido mais votos.

Tintin, digam lá o que disserem, gostem ou não, a verdade é que é um dos personagem maiores da BD e por muitas razões. Neste grupo era "bater nos mortos".

Astérix e Obélix (escrito pelo infelizmente desaparecido Goscinny) são os maiores!

Major Alvega da TV?!!! Que grande banhada, fosga-se! Iá, iá...inovador, muito à frente, etc e tal...mas não passou de uma grande banhada que não fez justiça alguma ás short-stories desenhadas. As histórias da incontornável revista Falcão (com mais de 2000 números publicados em várias séries) é que o tornou conhecido, pelo menos esta é a minha opinião. Longe de alguma vez ter tido a exploração que mereceria, enquanto personagem, as pequenas histórias entranharam-se no público Português, em grande parte pela obrigação que o Estado Novo a sujeitou (entre muitos outros personagens da altura) em a tornar portuguesa (Major Jaime Eduardo de Cook e Alvega).

Spirou é o maior. O Red Dust merecia muitos mais votos, Comanche é uma das melhores séries Western. É curioso o facto das melhores séries Western terem sido criadas, escritas e desenhadas por Europeus! Também, já agora, os melhores filmes (aqui apenas por um nome, Sergio Leone).

Milou é que eu não concordo totalmente, por muitas razões que não vou agora enumerar. Valentina seria a escolha certa para mim, ou mesmo Adèle.

Mesmo sendo este um blog generalista, conforme escreveste, acredito que muitos dos "votantes" conhecem BD para além dos nomes incontornáveis da arte. Analisando os nomes dos vencedores numa perspectiva mais alargada, percebe-se o porquê da vitória do Tintin, por exemplo (é uma escola).

Vamos lá a ver o que é que esta votação nos trará.

Abraço.

Loot disse...

Viva Refém

Concordo, aliás é como disse, fosse em que país fosse dúvido que Tintin e Astérix não passassem. Há razões para isso. E sim Goscinny é grande.

O Gaston é um espectáculo, mas teve azar...
O Corto era outro que passaria estando num grupo diferente (e mesmo neste esteve quase), enfim alguns têm mais sorte que outros.


Em relação aos Westerns fiz esse mesmo apontamento, mas em filmes já discordo. Sim Leonne tem dos melhores, mas há muitos clássicos feitos por americanos, como os de Ford.


No grupo do Milu, votei na Adèle, nunca li a Valentina. Eu até simpatizo com o cão do Tintin, mas também não sou grande conhecedor.


Quando falei do Major Alvega mencionei isso, em relação à série não a vi, não posso opinar, mas acho que voltou a dar destaque à personagem na altura, é a ideia que tenho.


Disse que é um blog generalista, porque não falo apenas de um assunto especifico e por isso e pelo feedback creio que tenho um público diversificado a votar com diferentes graus de conhecimento de BD.
Mas isto é apenas uma brincadeira minha que me fez perder bem mais tempo do que inicialmente antecipei lol.
Acho que é curioso ver como as personagens são recebidas.

Já agora, há uns anos no FIBDA fizeram um top 10 personagens de BD e dos europeus estava lá o Astérix, obviamente. Não me lembro de todos sei que havia Peanuts e Batman também.

Abraço

refemdabd disse...

Ouve man, tu continua, que isto é bem giro.

O Ford fez bons filmes, George Stevens, William Wyler, King Vidor também deram uns toques. Mas sim, tens razão, Ford foi para mim também o maior dos cineastas norte americanos em westerns. Mas o Leone é que captou a verdadeira insência do western: o pó, o guarda-roupa, as armas, os cavalos pilecas, o facto de não tomarem banho e de realmente se notar no actor, assim como eram rudes e sem educação, etc. Os realizadores Norte Americanos cultivavam os actores enquanto estrelas, eram gentlemen ou bebados, os indios eram sempre os maus, o romantismo enjoava. Uma marmelada pegada. Só a partir dos anos 70 é que os Americanos começaram a retratar o Oeste Americano com alguma dose de realismo...depois de terem visto como é que o Leone fazia.

Loot disse...

Claro que sim, só estava a lembrar que isto não é nada oficial não é suposto ser levado muito a sério.

Eu adoro o Leone o homem é fantástico e fora do Western tem um dos meus filmes predilectos de Gangsters o "once upon a time in america", isso não discuto :)

Mas realmente o fascínio pelo género na Europa nota-se bem.
Não é um género que me atraía muito, só mais recentemente é que me dediquei mais a ele.

refemdabd disse...

hehehe! Sério ou não, o que percebemos é que os vencedores confirmam a aposta de certas editoras em reeditar continuamente as suas aventuras.

Esse filme é também um dos meus preferidos. Sabes se compensa comprar a edição em Blu-Ray? Em termos de extras, isto é. Já tenho esse filme em formato VHS (duas tapes) e DVD.