quinta-feira, janeiro 08, 2009

Top Séries de 2008

Este é o meu balanço no que toca a séries de TV que passaram em 2008. Foi um bom ano e faltaram de certeza muitas séries de excelente qualidade. Mas das que vi, estas foram as minhas predilectas.
Não liguem muito aos números servem só para dar uma ideia, pois quando as séries são de géneros tão diferentes como é possível dizer que uma é a 1 e outra é a 2? Digo isto principalmente para o pódio. Adoro aquelas três séries e são todas de géneros completamente diferentes.
Coloquei no final de cada texto aquele que considerei "O Melhor Momento" (pelo menos o que me lembrei pois muitas destas séries já vi há uns bons meses). Como esse "momento" contém SPOILERS coloquei-o "invisível", aqueles que quiserem lê-lo só têm de seleccionar essa parte do texto.
Aqui ficam então as melhores 10 séries que vi em 2008.

10 - Heroes (3º Temporada, Capitulo III - Villains)

"Heroes" tinha tudo para me conquistar, é uma série que faz muito o meu género e que teve um início bastante promissor. Infelizmente com o tempo foi esmorecendo. E se esta 3º temporada consegue ser melhor que a 2º ainda não conseguiu voltar à boa forma. Houve sem dúvida episódios muito bons, mas no geral esperava mais desta temporada. Tim Kring já fez algumas alterações na equipa técnica desta série o que prova que muito provavelmente nem ele, o próprio criador está contente com o rumo da série.

Melhor Momento: Quando vemos um Sylar bom no futuro em "I Am Become Death".

9 - Conta-me Como foi (1º Temporada)

Não a comecei a ver desde o inicio mas depois de a descobrir tornou-se obrigatória. todos os Domingos à noite tinha de se guardar um tempo para assistir a esta bela série portuguesa. Sem dúvida dos produtos nacionais mais interessantes da actualidade.
Aposto que tal como eu muitos dos que viram a série reconheceram vários objectos que encontravam na casa dos avós ou dos pais.
Uma série que decorre antes do 25 de Abril com um elenco de grande qualidade onde há destaque para os veteranos Miguel Guilherme e Rita Blanco.

Melhor Momento: O António interpretado por Miguel Guilherme a chorar por causa da prisão do filho.

8 - Jericho (2º Temporada)

Como ia ser cancelada teve de ter um final alternativo e por isso esta temporada conta apenas com 7 episódios. A 2º temporada teve uma abordagem diferente à série que também foi muito interessante. Podem ler mais sobre ela aqui.

Melhor Momento: A vingança de Stanley Richmond.


7 - How I Met Your Mother (1º Parte da 4º Temporada)

O humor simples e eficaz desta série cedo conquistou o público. A premissa era engraçada, um homem (Ted) a contar aos seus dois filhos como conheceu a mãe deles. Pelo meio há muita aventura e um leque de personagens "legen..wait for it...DARY". Sim o primeiro que vem à mente é Barney Stinson brilhantemente interpretado por Neil Patrick Harris. Ele é o eterno mulherengo e metrosexual cujo objectivo de vida é ter sexo todos os dias de preferência sempre com uma mulher diferente. O resto dos amigos são também eles fabulosos, a criança grande que é Marshall, a maníaca-compulsiva Lily e a "mulher de armas" Robin. Juntos com Ted as suas aventuras são hilariantes.
Nesta 4º temporada o enredo principal da mãe não evoluiu em nada, o que foi uma pena, mas me leva a crer que é uma decisão tomada com o objectivo de manter esta série mais tempo no ar e isso é uma boa coisa, desde que a série mantenha o nível a que nos tem habituado.
Nesta 4º houve sem dúvidas momentos mais baixos mas dificilmente se torna aborrecido ver qualquer um deles.

Melhor Momento: Marshall a falar de Star Wars em "Do I Know You?".


6 - Damages (1º temporada)

Já o disse várias vezes a Glenn Close nasceu para interpretar vilões. A sua Patty Hewes é qualquer coisa de estrondoso.
Esta série é um manto enorme de manipulações e com o seu avanço vamos mergulhando cada vez mais numa teia complexa e perigosa.
Para quem como eu gostou a segunda temporada está mesmo quase a chegar.

Melhor Momento: A queda e redempção de Ray Fiske muito bem interpretado por Zeljko Ivanek.


5 - True Blood (1º Temporada)

O regresso do grande Alan Ball o homem que criou uma das séries que mais me marcou na vida "Sete Palmos de Terra".
E talvez por isso "True Blood" tenha desiludido tanta gente quando saiu o piloto, uma vez que as expectativas eram enormes. Eu pessoalmente nem desgostei do episódio piloto, mas nunca desisto de uma série com base no primeiro episódio (a não ser que dê para ver que é algo que não é mesmo nada o meu género) uma vez que muitas vezes é o pior episódio, pois é aquele que tem o objectivo de nos introduzir as personagens e colocar num determinado espaço e tempo. Eu deixo sempre a história fluir até me decidir e "True Blood" valeu bem a pena. Além disso achei a ideia muito engraçada, Vampiros que se decidem assumir perante o mundo e com isto tudo o que isso implica, tais como a aceitação, o preconceito, etc.

Melhor Momento: Bill a caminhar à luz do sol para salvar Sookie. Apesar de já existir uma cena similar no animé "Vampire Hunter D.".


4 - Dexter (3º Temporada)

O Serial Killer justiceiro. O "monstro" que todos nós acabamos por gostar e ver no activo quando começamos a ver a fabulosa série que é "Dexter". Apesar de achar que podiam ter feito mais nesta terceira temporada nomeadamente nos últimos episódios, não deixa de ser "Dexter" que é o mesmo que dizer, uma das melhores séries que surgiu na actualidade.

Melhor Momento: Quando Miguel mostra as suas verdadeiras cores e Dexter se apercebe que tem vindo a ser manipulado.


3 - Battlestar Galactica (1º Parte da 4º Temporada)

A nova série de "Battlestar" tem sido "o" maior vício que eu tive nestes últimos tempos. Vi toda a série de forma compulsiva e é de facto uma grande série de ficção científica (e também com bonitas mulheres).
Esta 4º temporada foi cortada ao meio e só a 16 de Janeiro de 2009 (está quase) é que será disponibilizada a segunda parte.
Como vi a série de seguida por vezes até me custa distinguir quando começa uma temporada e termina a outra. No entanto o final da 3º foi incrivelmente marcante, com o descobrimento de 4 dos últimos 5 Cylons ao som de "All Along The Watchtower".
A 4º temporada continua com a qualidade a que nos habituou só tenho pena da súbita importância que o personagem da Tory teve, todos sabemos que devia ser o Billy, mas isso são outros problemas.
Baltar continua cada vez mais a espalhar a "boa nova" como uma espécie de Messias. Ele que é a minha personagem favorita e tem tido uma evolução ao longo da série bastante interessante, mesmo que agora não seja a sua altura mais feliz.
Um personagem que continua em grande é o XO Tigh que esteve carregado de grandes momentos nesta 4º temporada.

Melhor Momento: O último episódio desta primeira parte, "Revelations" é todo ele fantástico e culmina na tão desejada chegada à Terra.


2 - Skins (2º Temporada)

Que sacrilégio já me ia esquecendo que a 2º temporada de "Skins" passou em 2008.
Esta é daquelas obrigatórias na lista. Já falei dela aqui.

Melhor Momento: A despedida em "Everyone".


1 - Lost (4º Temporada)

Depois do explosivo final da 3º temporada esta 4º era sem dúvida uma das séries porque mais ansiava.
Se a inicio e apesar de todo o mistério envolvido "Lost" aparentava poder ter uma explicação científica para tudo (nem que fosse uma explicação de ficção científica), esta 4º temporada mergulha-nos cada vez mais no campo do obscuro e do inexplicável. A qualidade, essa continua sempre lá e de uma forma geral todos os episódios desta temporada foram realmente bons. Questionei sem dúvida algumas decisões mas a verdade é que ver um episódio desta temporada sempre me deu um gozo enorme e como não podia deixar de ser a season finale foi novamente excepcional.
Infelizmente parece haver cada vez mais pessoas a desistir de "Lost" porque existem muitos episódios que não avançam praticamente nada na trama principal. Pois bem alguns desses episódios são das melhores coisas que a série tem e prova disso é o meu episódio predilecto da 4º temporada "The Constant". O Episódio é sobre um dos meus personagens favoritos, Desmond, e aborda as viagens no tempo, terminando num dos finais mais românticos que a série nos proporcionou.

Melhor Momento: No fundo todo o episódio "The Constant" é genial, escolhendo apenas um momento escolho o reencontro (via telefone) entre Desmon e Penny que foi uma brisa de esperança na série.

Outros Destaques


Não coloquei estas séries no Top apenas porque são de um formato diferente, pois a primeira é uma espécie de Talk Show e a segunda uma série de humor mas de Sketchs.
Estas foram duas das séries que mais me fizeram rir em 2008, falo de:

O Programa do Aleixo

Das mentes criativas de João Moreira, João Pombeiro e Pedro Santo nasceu Bruno Aleixo, o Ewok que teve agora de recorrer a cirurgia plástica devido a problemas com o George Lucas.
A apresentar o programa com ele temos simplesmente o Busto.
Adoro o humor deste programa, as entrevistas são formidáveis e sempre com convidados muito interessantes. E até o momento musical se tornou um dos meus momentos predilectos quando a início achei que não iria funcionar.
Já agora um pedido à Sic Radical, renovem o contrato com estes senhores.


Os Contemporâneos

Eu sempre gostei desta série, nem todos os skecths eram bons? Verdade mas em quantos programas do género é que isso acontece?
Acho que precisamos de mais programas de humor e os "Contemporâneos" foram uma excelente aposta.
Com o tempo ainda têm vindo a crescer mais e a melhorar e por isso toda a equipa esta de parabéns. Infelizmente tenho perdido muitos episódios, mas ainda bem que se encontram disponíveis no site da RTP.
Espero que continuem.

22 comentários:

Luís A. disse...

Bom Top, mas falta a melhor de todas: CALIFORNICATION! :)

abraço

Filipe Machado disse...

Excelente Top. Talvez colocasse o Dexter no pódio e introduzisse o House M.D. e Nip/tuck na lista. Contino a aguardar a 7ª temporada de 24, a minha série favorita da actualidade!

Anónimo disse...

Weeee, BSG no top3. :D
Eu sou suspeita porque sou grande fã, mas fico contente por saber que recrutei mais alguém para a Igreja de BSG. :D E dia 16 está já a chegar.

Já agora, BSG não é apenas uma boa série de ficção científica - é também um bom drama. :D

Nuno Amado disse...

1º Lost
2º Heroes
3º Battlestar Galactica

Estas para são as melhores no geral detodas as "seasons", isto para o meu gosto, claro...

Abraço

Daniel S. Silva disse...

Loot, podes não fazer posts com muita frequência, mas quando fazes, fazes em grande! :)

Eu sou, como tu, um grande devorador de séries! Algumas das minhas favoritas, tu não colocaste aqui, como Prison Break, Boston Legal e House. Essas, em conjunto com os heroes, anatomia de grey, lost e 24, são as séries que fazem parte do meu quotidiano ehehe.

Tenciono também começar a ver Dexter e How i met your mother... Infelizmente, ainda não tive a disponibilidade desejada. Mas em breve vou corrigir isso! :)

Grande abraço!

Loot disse...

Luís: Também gosto muito dessa e do Entourage. Mas a última temporada destas duas desceu de qualidade, há semelhança de algumas que pus no top, mesmo assim era para a colocar lá apenas acabei por optar por "Heroes" porque me apetecia falar mais dela e não porque a considere melhor afinal Hank Moody é o maior :)

Filipe: Nem me lembrei do Nip/Tuck esqueci-me completamente, mas de qualquer das maneiras não a colocava, achei a 5º temporada a mais fraca no entanto a 1º,2º e 3º são excelentes.
House não vejo mas estou a ficar curioso toda a gente diz que houve episódios fantásticos nesta 4º temporada.
Dexter é uma das predilectas mas este ano acho que ainda podia ter sido melhor, mas adoro a série.
24 estou umas quantas temporadas atrasado mas as que vi eram muito boas.

Syrin: Claro que sim, aliás até era para ser a número 2, mas depois lembrei-me de "skins" e como a 4º temporada ainda não deu completa escolhi assim :P
Mas estou em pulgas para os novos episódios!!!!
E sim tens toda a razão é um excelente drama :)

Bongop: Gosto de Heroes mas precisava de um empurrão na minha opinião, as outras que mencionas são excelentes :)

Dan: Depende da disponibilidade :P
Adoro Boston Legal mas ainda não vi a temporada que deu este ano (William Shatner e James Spader são a melhor dupla da TV nos dias de hoje). House como já disse também não vi.
Prison Break vi e até acho que melhoraram em relação à 3º mas prefiro estas que coloquei.
Tenta ver sim Dexter é realmente das melhores coisas que apareceu recentemente e How I Met Your Mother vai-te divertir imenso tenho a certeza.

Unknown disse...

Como tiveste tempo para ver tanta série?! Eu nem vi mais de metade...

Unknown disse...

Top muito interessante sem qualquer tipo de dúvida :p

Mas para mim nada bate How I Met Your Mother. Sim é apenas uma sitcom mas proporcionou-me os melhores momentos de tv este ano. Ah, e por momentos adiantou bastante quanto à mãe :p só que depois...

Eu teria que incluir na lista Entourage e Boston Legal obrigatoriamente.

ABraço

refemdabd disse...

Temos preferencias semelhantes. Eu, escolheria a BSG para primeirão, sem dúvidas e hesitações.

A série Portuguesa "Conta-me como foi" é, também sem dúvidas, uma das melhores produções nacional, desde sempre.

O Dexter cansou-me depressa; culpa de muitos personagens mal enquadrados no carisma que se pretende dar à série (eu acho).

Heroes está no meu top 3, também.
Veremos o que vem aí, depois da limpeza.

Jericho: Mais uma vez, uma série que prometia bastante foi cancelada porque só rendia 3 Milhões em vez de 3,5 Milhões. Uma pena.

"How I met yor mother" veio, para mim, substituir a fantástica "That 70's Show". Embora diferente, cumpriu e cumpre.

Não me atraiu "Damages", mas também só vi um episódio.

"True Blood" gostei, até do episódio piloto. A ideia não é original, até é de algum modo parecida com a série da Laurell K. Hamilton, "Anita Blake" (da qual farei brevemente um review no meu blog, por ter sido adaptada para comics).

Lost, pois claro. Sou da opinião que uma luz ao fim do túnel já se exigia.

Skins, não conheço. Vou ler a tua review.

The Tudors; The Shield; Weeds; Stargate Atlantis; The Unit; 24 (Redemption); Sleeper Cell; Generation Kill; merecem (e muito) a minha atenção. O House já cansa; e já não há pachorra para a Grey, que não se cala com a história do neurocirurgião; ainda não comprei nada do Californication (estou à espera do pack nice price); Bones, mais do mesmo; CSI franchise, de vez em quando lá papo um, mas nem a tão prometida e diferente série 8 da LV me consegue atrair.

refemdabd disse...

Faltou uma das melhores shorts da actualidade: The Entourage. Os packs são uma grande roubalheira, o tempo de espera é absurdo e a HBO anda a gozar connosco, é verdade! Mas a série é mesmo do melhor.

Loot disse...

Victor: Tive de deixar de ter amigos ;) e ter os episódios faz toda a diferença.

Fifeco: Eu refiro-me apenas às temporadas que passaram este ano e não à série toda e em "How I Met your Mother" foi a 4º que não me recordo de ter avançado em nada em relação à mãe (mas teve bons momentos o episódio "The Intervention" é muito bom.

Refém: Este top é referente apenas às temporadas que passaram em 2008 não é o top das minhas séries predilectas de sempre se não estava logo lá "Arrested Development" e "Six Feet Under".
A Galactica é excepcional mas da 4º temporada ainda falta a 2º metade e por isso acabei por colocá-la em 3º mas é um enorme vicio. E apostas para o último Cylon?


Das últimas que mencionas não vi nenhuma, mas gostava de experimentar Shield (só que como tem 7 temporadas ainda não ganhei coragem) e Tudors. Ficam para mais tarde.
Entourage é bestial adoro, mas esta 4º esteve mais fraquita digo eu. mas vale sempre a pena nem que seja pelo Jeremy Piven que tem um dos mais engraçados personagens de TV.
Já agora sabias que a série é vagamente baseada na vida de Mark Whalberg?

Refém não desistas de Lost :P
Claro que eu também tenho receio do que virá no fim mas adoro ver aquilo. Se não quiseres ver quando acabar eu confirmo se vale a pena continuar a apostar ou não ;)

Loot disse...

Ah e em relação ao True Blood desconhecia, mete lá essa review depressa que fiquei muito curioso :)

Jubylee disse...

Realmente não referires Californication...Eu ando em falha em relação a muitas séries. Para começar é logo Heroes - só vi ainda o piloto e ando para ver se vejo tudo de rajada. Depois Dexter, só vi a 1ª época e nem foi toda - mais uma para ver de rajada.

True Blood é aquela pela qual tenho mais curiosidade e hei-de ver com toda a certeza.

E Lost...que mais dizer! Eu aguento não ver nada durante épocas inteiras, mas quando começo a ver tenho ver tudo! O que levou a que, durante as semanas de jogos olímpicos tapasse os buracos com as 2 últimas épocas de Lost..LOL E aquilo tá melhor do que nunca (e assim é melhor, não tenho de esperar semanas para ver o próximo episódio da época...hehe)

24 também é das minhas eleitas só ainda não vi a última época que tá ali à minha espera (mais uma para ver de rajada...onde é que eu vou arranjar tempo!)

Ultimamente tenho andado a descobrir uma série que entretanto já terminou, "The Wire". Muito boa mesmo, mas só para quem gosta de policiais densos. Esta faz-me lembrar muito uma série que dava há uns anos no segundo canal, "Brigada de Homícidios" - está dentro do mesmo estilo.

E pronto, fico-me por aqui e podes ir ao local de transmissão, que tenho lá resposta ao teu comentário.

Jokas**

P.S.: ainda não ouvi a tua "Hora do Bolo" :(

Filipe Machado disse...

Boas,

Só para informar que "ofereci" um Prémio Dardo a este blog: favor visualizar no Additional Camera. Esta distinção tem origem num blog brasileiro. Abraço.

Já agora, a série "Weeds" também não ficava nada mal nesta listinha ;)

Unknown disse...

ahh.. exacto. Pois, foi a terceira que avançou. Mas também creio que a quarta temporada ainda não acabou. Nos EUA vai apenas no 11º episódio.

Loot disse...

Izzi: E eu até gosto muito de Californication, mas pronto a primeira temporada é melhor :P

"The Wire" nunca vi e Lost concordo aquilo está mesmo "on Fire".
Séries de qualidade não faltam :)

PS: Ainda nem a tenho eu :(

Filipe: Muito Obrigado :D
"Weeds" infelizmente ainda não vi, está na lista para lhe pegar um dia destes.

Fifeco: Tens razão daí ter colocado entre parêntesis que me referia apenas À 1º parte da 4º temporada, pois ainda faltam episódios que vão dar este ano.

Anónimo disse...

Loot, The Shield é imperdível. Tem muitas temporadas, é certo, mas apenas 13-15 episódios cada, por isso vê-se muito bem.
Tens de experimentar um dia. :D

Anita disse...

Epá, era mesmo impossível não considerar Lost!!!Nesta temporada, só houve mesmo dois episódios que eu achei "menos bons", o da Kate e o da Juliet mas, claro que o "The Constant" não deu hipótese a mais nada!!!Brutal:))

Skins ainda não vi mas, começo a ficar tentada:)

BattleStar Galactica, começei a ver recentemente devido ao facto de toda a gente no TVdependente elogiar bastante a série e confesso que já fiquei viciada!!!Devorei a 1ª temporada num ápice e já estou a terminar a segunda!!

Dexter desiludiu um pouco, é verdade, especialmente tendo em conta as duas fantásticas temporadas anteriores mas, mesmo assim manteve uma qualidade acima da média!!

Eu fui uma das pessoas que detestou o piloto de True Blood mas, também concordo que não se deve desistir de uma sério nos primeiros episódios especialmente quando tem o nome de Alan Ball e se a início não deslumbrou não tardou muito a me viciar completamente!!!Estou em pulgas para a segunda temporada:)

Damages foi brutal:))) adorei a série e a segunda temporada regressou em grande:)))

HIMYM é sem dúvida uma das mehores séries de comédia actualmente:) Aquele Barney é imbatível:))

Jericho: ainda estou triste por ter terminado...snifff. Era uma série com tanto potencial:)

Conta-me como foi é excepcional:)))O Miguel Guilherme é brilhante e o resto do elenco também é muito bom:) Foi uma lufada de ar fresco na TV portuguesa!!!

Quanto a Heroes, não podia concordar mais contigo...é aquela série que tem tudo para conquistar mas, tem também imensas fragilidades!!! Este terceiro volume apesar de ter sido bastante melhor que o anterior ainda conteve muitos erros mas, a minha simpatia pela série é tão grande que mantenho sempre a esperança que as coisas melhores:))) E, depois há o Sylar:))

Bom balanço:)) Espero que faças algo semelhante noutras categorias!!

Beijinho

nsalvador disse...

A 4a epoca de House, essencialmente os últimos episodios são muito bons!!! tens que ver!!!
A serie no inicio não parece grande coisa (pelo menos a mim não me parecia :P) pelos simples facto de cada episodio não ser continuação do anterior... parecerem mais episodios "soltos". Mas, à medida que se vai vendo, apercebeste-te que não é bem assim!! No entanto penso que esta última época, a 5a, está um pouco mais fraca que as anteriores.

Se quiseres ter um maior controlo das series que andas a fazer, os episodios ja vistos, e por algumas em lista de espera para não te esqueceres, nada melhor que:

http://www.mytvshows.org/login.php

Assim, o pessoal até poder tirar ideias para séries! :)

Já agora, bom posto! ;)
Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Não acompanho nenhuma destas séries. :( Não sou muito de colar em séries. Já nos programas que referes, tanto do Aleixo como dos Contemporâneos. são realmente bastante entretidos. Então o Aleixo nem se fala... :)

Abraço.

Loot disse...

Syrin: Acredito aliás tal como em Galactica tu é que me estás a meter o bichinho de "The Shield" :P

Anita: Espero não estar a elevar demasiado as expectativas em relação a Skins :P mas eu gosto mesmo muito.
Ver se começo a ver a 2º de Damages para continuarmos as nossas conversas já que True Blood e Heroes terminaram :)

E sim podes esperar por mais balanços que mais cedo ou mais tarde vão aparecer :P

Lamy: Obrigado pela dica, mas já sabes que a minha mente de viciado decora os episódios que viu todos :P

Fernando: Devias experimentar, há muita série de qualidade para ver e tu como cinéfilo tenhoa certeza que ias adorar algumas.
E o Aleixo é genial!!

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis generique
http://commandercialisfer.lo.gs/ acheter cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis 20 mg costo
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis