domingo, outubro 05, 2008

Skins - Season I & II


Standing In The Way Of Control - The Gossip

Estreada em 2007 "Skins" é uma série que visa contar as aventuras de jovens adolescentes e dos seus problemas na escola, em casa e entre eles.
Há semelhança de outras séries juvenis, e porque nem todos podem ficar na escola eternamente, a ideia é a de o elenco se ir renovando de duas em duas temporadas. Este texto é precisamente sobre a primeira geração de "Skins" cujas histórias se desenrolam em Bristol, Inglaterra.
Cada episódio desta série tem como título o nome de um personagem da série (ocasionalmente dois). Esse episódio em questão será maioritariamente sobre essa personagem o que constitui uma forma bastante interessante de ir conhecendo todo o grupo há medida que a trama principal se vai desenrolando.
São nove os amigos em questão e cada um acrescenta algo a este grupo.
Tony (Nicholas Hoult) é o rapaz popular que tem o mundo a seus pés, é inteligente, bonito e um verdadeiro sucesso entre as mulheres. Namora com Michelle (April Pearson) mas nada o prende de se ir divertindo ao longo do caminho. É um manipulador nato, gosta de brincar com a vida dos outros para quebrar a monotonia e simplesmente ver o que pode acontecer. Partilha uma amizade mais especial com Sid (Mike Bailey).
Sid é aquele rapaz trapalhão que quer ser como Tony mas não é. Ainda é virgem e não tem grande sucesso nem com as mulheres nem com a escola. É um grande amigo e fará tudo por Tony mesmo que por vezes isso o prejudique. É o eterno apaixonado pela namorada do seu melhor amigo, mas isso poderá mudar quando começar a conhecer Cassie (Hannah Murray).
Cassie é uma rapariga instável que tem problemas de alimentação (anorexia, bulimia?). É muito sensível e por vezes sente que o mundo é demasiado cruel tentando escapar dele das formas que consegue. Apaixona-se por Sid mesmo sabendo que o coração deste está preso a Michelle.
Michelle juntamente com Tony e Sid são o trio amoroso do grupo. Ela ama perdidamente o seu namorado mas sente que quem a ama da maneira correcta é Sid e não Tony que muito provavelmente a trai e usa.
Anwar (Dev Patel) é um rapaz Muçulmano, e o membro do grupo que vem de uma cultura diferente. É o melhor amigo de Maxxie (Mitch Hewer) e tal como muitos jovens da sua idade a sua maior preocupação na vida é a de tentar arranjar miúdas para ter sexo.
Maxxie é a estrela do grupo, um dançarino soberbo que sonha fazer disso uma carreira. É o único membro do grupo gay. É muito seguro de si próprio e daquilo que quer. A sua orientação sexual nunca foi um problema pois para ele as pessoas que não o respeitam simplesmente não interessam. Porém quando o seu melhor amigo começa a criar problemas com isso porque a sua religião não aceita homosexuais então pela primeira vez vi Maxxie verdadeiramente magoado.
Chris (Joseph Dempsie) é uma força da natureza, provavelmente o amigo que mais drogas consome e que vive a vida como se todos os dias fosse uma festa. No entanto nem tudo é tão simples como parece, com um irmão morto e um pai que o abandonou a vida familiar de Chris está longe de ser tolerável quando mais normal. Nutre uma enorme paixão por uma das suas professoras, Angie (Siwan Morris).
Jal (Larissa Wilson) é a boa rapariga, uma aluna exemplar, toca maravilhosamente clarinete e é sem dúvida o membro mais responsável do grupo o que muitas vezes lhe custa algumas provocações por parte do mesmo. É a filha que todos os pais querem ter, mas até ela tem dificuldades em manter uma relação saudável com o seu pai, um antigo artista musical famoso.
Por fim ainda temos Effy (Kaya Scodelario) a irmã mais nova de Tony. Não pertencendo à mesma faixa etária do grupo e estando noutra escola faz com que não apareça tanto, mas sempre que surge mostra-nos que há semelhança do seu irmão é muito esperta e manipuladora. Tudo indica que ela continuará na próxima temporada.
Na segunda temporada é acrescentada ainda outra personagem, Sketch (Aimee-Ffion Edwards). Esta rapariga torna-se obcecada por Maxxie e fará de tudo para eles ficarem juntos. Sketch até sabe que Maxxie é gay e para lhe agradar anda sempre com as suas mamas apertadas para o seu corpo se assemelhar mais ao de um rapaz.
"Skins" pode ser uma série juvenil mas os seus dramas são bem maduros e divertidos. Com esta série não faltarão grandes momentos no espírito de "Sexo, Drogas e Música Alternativa".
E por falar em música, tenho a dizer que a banda sonora desta série é um dos seus melhores atributos. Foi a série que logo no início me fez vibrar com "Standing in the way of control" dos Gossip e que terminou de uma forma magnífica ao som de "Time to Pretend" dos MGMT. Pelo meio há espaço para Radiohead, Tricky, Sigur Rós, Depeche Mode, Bloc Party, Yeah Yeah Yeahs, The Hives e até (soam tambores) Buraka Som Sistema!!!! Entre muitos outros.
Numa alusão aos "Morangos com Açucar" Nuno Markl apelidou esta série de "Morangos com Tomates" e penso que este título fala por si.
Pessoalmente nunca pensei que "Skins" me fosse marcar de uma forma tão grande, deixando aquele sentimento de "vazio" após os episódios terem terminado. O episódio final da primeira temporada por exemplo é um dos melhores momentos de televisão que vi nestes últimos tempos e sobre isso apenas revelarei duas palavras: "Cat Stevens". A segunda temporada é igualmente muito boa, apenas mais triste e cruel, com um daqueles finais simplesmente fantásticos.
Os seus criadores vão ter uma tarefa árdua ao substituir este grupo, pois vai custar ver outras caras nos seus lugares.


Trailer

10 comentários:

Maria del Sol disse...

Vi o teaser desta série na televisão espanhola em Agosto passado, estava eu de férias, e fiquei curiosíssima. Parecia-me uma série teen que fugia aos clichês e pelos vistos é mesmo isso. :)

Tenho de espreitar uns episódios, quando a oportunidade aparecer.

Anita disse...

só pela banda sonora que mencionas já vale a pena:)
Neste momento estou a acabar de ver a última temporada da minha série teen de eleição: veronica mars. Depois vou dar uma vista de olhos a esta pois todas as críticas que li foram ópticas!!!
ah, e já estou a "sacar" carnivale...vi a apresentação no youtube e, interessou.me muito!!!depois digo-te o que achei!!

beijinho e, uma semanita simpática:)

ps: a respeito do watchmen, dá uma espreitadela aqui se quiseres:http://www.omelete.com.br/cine/100015518/Da_Frigideira__Watchmen.aspx

o texto, como vais perceber pelo título contém uns pequenos spoilers do filme mas, vale a pena ler:))) as expectativas estão ainda mais em alta:)

Loot disse...

Maria: Sim foi uma bela surpresa.
Enquanto escrevia o texto só me apetecia contar umas quantas situações que achei fantásticas, mas prefiro que as descubram ao ver a série :)

bjs

Anita: Nunca vi Veronica Mars mas já ouvi falar muito bem e que até iria ter direito a um filme.
Depois tens de me dizer onde arranjas Carnivale eu vi-a na Radical é mesmo muito boa e se vês Pushing Daisies já estás habituada a pessoas que trazem os mortos de volta. Claro que é apenas nisto que as séries se tocam de resto são completamente distintas.

Obrigado pelo link, e se é verdade que ele vai seguir o livro à letra para quem já leu não há spoilers :P

Anita disse...

Eu saco Carnivale aqui:

http://www.islifecorp.com.br/forum/portal.php

tens duas categorias: as séries ainda em exibição e, as que já foram canceladas! as duas temporadas estão nas séries canceladas!!
No que diz respeito, a pessoas que trazem os mortos de volta, graças a Pushing Daisies a fasquia está muito elevada ehehehe:))) se bem que pelas promos que vi de carnivale no youtube são séries bem diferentes:))
Depois digo o que achei:)

Beijinho

Loot disse...

Obrigado.

Mas parece que o site é restrito a colaboradores e equipa :(

Perguntei mais por causa do Carnivale que não costumo encontrar.

bjs

Anónimo disse...

ADORO séries teens, mas Skins não é muito o meu genero, talvez por não suportar pessoas inglesas :P As minha preferidas são The o.c, One Tree Hill, Veronica Mars e Friday night lights. Abraço :)

Anónimo disse...

E Gossip girl claro. Imperdoavel esquecer-me :P

Anita disse...

Loot: este não é restrito e, também tem carnivale:

http://www.upseries.net/

beijinho

Loot disse...

Francisco: Das que mencionas apenas vi "The OC" mas gostei muito mais de "Skins" :P
Gossip Girl apanhei dois e não me cativou, há muita série para ver e não há tempo para todas.
MAs gostava de experimentar "Veronica Mars".
Abraço

Anita: Muito Obrigado :)
bjs

Anónimo disse...

AMO esta serie, aserio!
e espetakular e os gajos sao lindus *.* xD