quinta-feira, julho 17, 2014

Les yeux sans visage (1960)


A dada altua no final de "Holy Motors", Edith Scob coloca uma enigmática máscara na cara. O filme de Leos Carax é uma ode ao actor, seguindo-o ao longo dos seus inúmeros trabalhos. O filme é sempre interessante, mesmo que não se tenha a bagagem cinematográfica para reconhecer todos aqueles papéis. No entanto, será interessante, quando se possuir tal bagagem, ir espreitá-lo novamente.

A máscara que Scob coloca, sei hoje, é suposto remeter-nos para o papel que a actriz havia desempenhado em 60, neste "Les yeux sans visage". Um filme de ficção-científica/horror, sobre um cientista que está a tentar recuperar a cara da sua filha, a qual ficou terrivelmente desfigurada num acidente. O problema é que para isso, o cientista precisa de pele, mais especificamente, da cara de outras pessoas.

Tendo em conta que o filme é de 60 e os efeitos especiais datados, tenho de salientar que a sessão da operação que vemos completa é incrivelmente perturbadora, mostrando como com pouco se consegue fazer muito, se formos inventivos o suficiente. A aura obscura está muito bem conseguida com grandes momentos de tensão. Mais um que vale bem a pena conhecer.

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Nem de propósito, quanto ao Holy Motors ;)

Ainda hoje este filme dá-me arrepios na espinha, porque é tão bizarro e tem uma ou duas sequências, como referes, que o distanciam de outros noir e de outros filmes de terror da época, tem uma aura única.

Loot disse...

Exacto, calhou bem :P

Neste estamos totalmente de acordo. O filme destaca-se :)

Abraço