segunda-feira, janeiro 27, 2014

The Secret Life of Walter Mitty (2013)


Filho de Jerry Stiller - o hilariante pai de George Constanza em "Seinfeld" - Ben Stiller foi um homem que chegou até nós também pela comédia. Nem sempre pela melhor comédia, aliás muitos dos seus filmes nunca me suscitaram grande curiosidade. Nem tenho ideia de Stiller ser um nome popular entre os amantes de cinema. Contudo, cada vez mais me parece que isso está a mudar, que Stiller está a construir uma carreira cinematográfica muito interessante e promissora.

Outro dia estava a pensar no momento em que Stiller me conquistou e me fez estar mais atento ao seu percurso. Pensava que tinha sido nas participações que fez em algumas séries, tais como "Arrested Development" e "Extras", onde esteve soberbo. Mas não. Foi antes, foi quando Wes Anderson nos trouxe essa peça exímia que é"The Royal Tenenbaums".

Depois do divertido "Tropical Thunder" Stiller volta à realização com este "The Secret Life of Walter Mitty", o seu filme mais intimista até à data. A comédia em que se especializou continua aqui presente, mas este é um filme completamente distinto daqueles que realizou até à data.

Um dos aspectos que mais gostei no filme foi o facto de Walter Mitty já ser uma personagem fascinante, muito antes de partir à aventura pelo mundo fora em busca de uma fotografia. Esta não deixa de ser uma história de coragem e verdadeiramente inspiradora, mas não foi preciso esse "salto" para a aventura para Mitty se definir enquanto ser humano. Ele é especial, a sua vida tocou a de outros e o final é especialmente bonito por causa disso.

Todo o filme é acompanhado por uma banda sonora lindíssima que capta esse sentimento de inspiração que o filme procura ter. Temos canções de José Gonzalez, Junip, Of Monster and Men e claro Mr. David Bowie - a sua Space Oddity está interligada a todo o filme. A fotografia também deixa a sua presença bem vincada, mas aqui o trabalho é facilitado pela escolha dos locais de filmagem, arrebatadores.

O tom de comédia apanhou-me algo de surpresa, não esperava nada a cena do "Benjamin Button" que é tão engraçada. Gostei, provavelmente é o filme mais bem conseguido de Stiller até à data e também, enquanto actor, a sua personagem mais complexa e bem desenvolvida.

Nota: Não fazia ideia que já existia um filme de 1947 com o mesmo título. São amb os inspirados na curta história de James Thurber, mas pela sinopse parecem filmes diferentes, apesar de se tocarem na personagem.

4 comentários:

P disse...

O meu preferido dele ainda é
Dan in Real Life
http://www.imdb.com/title/tt0480242/

Conheces?

Loot disse...

Não. Mas esse é do Steve Carell. Ou o Stiller também entra?

bjs

Anita disse...

Vou ver hoje mas a banda sonora já me acompanha há algum tempo. é mesmo uma delícia. Não ligo muito ao Stiller porque por norma as comédias passam-me ao lado, mas na vertente dramática já tinha gostado muito do "Greenberg".

Loot disse...

O Stiller entra em muita comédia que não interessa, sem dúvida. Mas com material bom eu acho que ele tem muita graça. Por exemplo, ele em Arrested Development é hilariante (nesta 4º temporada entra mais).

O Greenberg quero muito ver, na altura deixei escapar.