sexta-feira, outubro 12, 2012

Roma


"Roma" é um filme totalmente diferente daquilo que imaginava de Fellini, é de 71 e de uma fase mais (chamemos-lhe) experimentalista. O argumento é mínimo e trata-se de um filme, no seu todo, bastante desconexo, sem uma linha argumentativa que o guie, onde os vários segmentos têm apenas como ponto em comum a capital italiana, e por vezes o próprio Fellini, "Roma" tem o seu quê de auto-biográfico.

A início custou-me entrar neste esquema, não havia uma história a prender-me a atenção, no entanto o filme foi crescendo e conquistando o seu espaço. É uma ode a Roma, antiga capital do mundo, tudo está aqui desde o povo, à guerra e à ditadura; passando pela religião e prostituição, tudo aquilo que fez e faz Roma, não é esquecido.


Goste-se ou não, há segmentos de inegável beleza, veja-se o final que alterna entre um desfile de prostitutas e de membros do Clero, é um dos momentos altos do filme e com uma estética divinal.

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

É um filme sem história mas é simplesmente fascinante, é cinema num estado mais puro, adoro este filme, para mim é o melhor do Fellini pós-8 1/2.

http://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/

Loot disse...

Cinema não tem de ter uma grande história é verdade, este é um desses exemplos.

Foi o primeiro e único filme que vi dele até agora. Não é um estilo que esteja acostumado a ver, devo ir ao passado agora, Dolce vita ou ao 8.5 :P

Abraço