segunda-feira, setembro 17, 2012

Sessões no Motelx 2012

Este ano foram só dois e em sessão dupla:



Suspiria

Uma das obras incontornáveis do género Giallo, "Suspiria" é um filme com um ambiente e uma Mise en scène maravilhosos. Desde os lindíssimos cenários cheios de cor e geometria passando pelos jogos de luzes e claro, pela música. A união de tudo isto contribuiu para uma peça notável de Cinema e que visto numa grande sala ganha a dimensão que merece, a dimensão para o qual sempre foi planeado.

O argumento e personagens são relegados para um plano secundário, são simples e directos, o que interessa aqui é a ambiência, o poder da imagem e do som e como mexe com os nossos sentidos. Eu que ligo sempre tanto à história fiquei rendido pelo poder visual deste filme, Cinema é, afinal de contas, imagem em movimento.

Voltando à música é da banda "Goblin" com que Argento já havia previamente trabalhado, veja-se "Profondo Rosso" outro grande exemplo de como a parceria entre realizador e banda resulta tão bem. "Profondo Rosso" também esteve em exibição este ano no festival, não fosse Dario Argento o convidado de honra.

Por falar em convidado de honra, não assisti à sua palestra, mas Argento brindou-nos com a sua presença antes da exibição de "Suspiria". Foi muito bem recebido por uma sala cheia e ainda falou um pouco das suas influências e motivações, aparentemente esteve também na manifestação que decorreu no mesmo dia.






Inbred



De seguida era suposto ser o já esgotado "VHS", por isso optou-se por ficar na mesma sala e ver o seguinte "Inbred" que também contou com a presença do realizador Alex Chandon que se disponibilizou para responder a algumas questões após a visualização do filme.

Eu gosto de gore, gosto da brutalidade e do humor que lhe está associado, não gostei, no entanto, de "Inbred". Faltou-lhe o prometido "humor inglês" não chega ter essa nacionalidade para usar essa expressão na sinopse. Na realidade existe essa intenção, o tom do humor negro está lá e por vezes até funciona, porém, nesse aspecto, soube-me a pouco.

No filme um grupo de adolescentes e os seus tutores decidem viajar até a aldeia Mortlake em Yorkshire. Uma aldeia que não tem em boa conta forasteiros e que pelo próprio título do filme nos revela um pouco do seu estilo de vida. A caracterização do ambiente rural deixa a desejar é demasiado simplista, claro que essa provavelmente nunca foi uma preocupação.

Mais que sangue e partes de corpos desmembradas, é um filme grotesco e de mau gosto. Ainda que queira ser tudo isso (tudo é intencional) não me convenceu, consegue-se melhor dentro do género. É que assistir a filmes como "Inbred" já é uma experiência que mexe com as tripas, por isso é melhor que valha pena. E um piromaníaco que não reconhece o fraco cheiro a álcool é simplesmente triste.




Curtas-Metragens 

Antes de cada filme foi exibida uma curta portuguesa a concurso. A primeira foi "Mutter" inspirada na série de BD "Y: The Last Man". Pelo que percebi é um projecto que pretende ter continuidade, onde todos podem participar num concurso de BD e vídeo. Saibam mais aqui. A curta em si é o início de algo, uma intro, que isaolada disse-me pouco.

A segunda curta foi "O Reino". Pode-se estranhar a inserção desta num festival de terror, ainda que se possa considerar alguma tensão psicológica do protagonista. Gostei da curta, a fotografia era boa e desenvolveu a ideia de uma forma engraçada, contudo, teria beneficiado mais se a tivessem passado a uma hora mais cedo.

Antes do "Reino" ainda foram divulgados alguns spots publicitários feitos para o festival, um dos quais censurado e que pela descrição dos criadores elevou a fasquia do moralmente incorrecto. Sabem aqueles momentos em que elevam a fasquia de algo e depois quando vemos ficamos a pensar "afinal era só isto?". Pois bem, este não foi um dos casos, o spot é, tal como prometido, completamente doentio, há que gabar a ousadia.

12 comentários:

tadeu disse...

buenas!
não sabia da idéia de criar com referência ao "y: the çast man" com selo "made in Portugal"
vou estar atento :)
gracias!

tadeu disse...

digo, "y: the last man"

Loot disse...

A ideia que tenho da BD é de existir apenas um homem na terra, o título sugere isso, ainda não a li. A curta não mostra isso e mexe mais com clonagem...

tadeu disse...

espero que o tempo teu permita, dia destes, a leitura desta bd.
mas esta malta dá um passo grande na história e mais não digo ;)

Loot disse...

é mais uma questão de dinheiro do que de tempo :P

A clonagem faz-me sentido, tendo em conta a história, que surja a dada altura como uma forma de trazer mais Y's e imunes ao vírus. Não sabia é se iriam por aí ;)

Bárbara Novo disse...

Muito bem dito, quer sobre o Suspiria como sobre o Inbred.

Mas não se esperava menos de um senhor com uma t-shirt do Tartaruga Genial.

Loot disse...

eheh essa T-shirt é espectacular :D
Já falaram comigo só por causa dela.

Para a próxima atira uma pedrinha e acena

Anónimo disse...

Does your website have a contact page?
I'm having a tough time locating it but, I'd
like to send you an email. I've got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it grow over time.

Also visit my site: CrossFit rubber mats

Anónimo disse...

It is perfect time to make some plans for the future and it's time to be happy. I've read this post and
if I could I wish to recommend you some attention-grabbing things or suggestions.

Perhaps you could write next articles regarding this article.

I desire to learn even
more things about it!

Take a look at my web site - Shyne

Anónimo disse...

Hi there, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if you
get a lot of spam responses? If so how do you protect against it, any
plugin or anything you can recommend? I get so much lately it's driving me crazy so any support is very much appreciated.

Have a look at my website; chronicles of narnia

Anónimo disse...

Its like you learn my mind!
You appear to grasp so much about this,
like you wrote the book in it or something.
I feel that you just can do with
a few p.c. to force the message home a little bit, but other than that, that is fantastic blog.

An excellent read. I will certainly be back.

My web page :: real estate homes **

Anónimo disse...

I am sure this post
has touched all the internet viewers, its really
really fastidious post on
building up new web site.

My web blog :: september 11 2001