quinta-feira, abril 19, 2012

Harold Lloyd


Harold Lloyd foi a par com Charles Chaplin e Buster Keaton um dos grandes nomes da comédia muda. Dos três foi o que acabou por cair mais no esquecimento e pelo que sei a grande culpa disso acaba por ser sua, uma vez, que, devido a certas imposições da sua parte, bem como a exigência de elevadas quantias monetárias para passarem os seus filmes na tv, levaram a um menor acesso aos seus filmes. Ainda assim certamente a maioria já se terá deparado algures com a sua mítica imagem em "Safety Last" agarrado a um relógio (ver figura) e que foi usada no recente "Hugo" de Scorsese.

Como dá para ver nessa imagem, Lloyd, há semelhança de Keaton, era um comediante que prezava pelo uso de grandes proezas físicas na sua comédia. Proezas essas que lhe valeram a perda de dois dedos, num anúncio em (ainda) 1919, ou seja, quatro anos antes de "Safety Last".

Desde os anos 90 que os seus filmes têm tido uma maior divulgação e um renovado (e merecido) interesse tem surgido à sua volta. Eu apenas o conheci há poucos anos e aproveitei recentemente para adquirir uma colecção de 10 DVD's que supostamente contêm os seus melhores trabalhos e se encontra na FNAC a 25€. Pela curta amostra vislumbrada, posso dizer que estou a adorar descobrir a sua filmografia e que percebo porque o seu nome é colocado ao pé dos génios de Keaton e Chaplin, sendo este último, dos três, o único que sobreviveu à introdução do som no cinema, temática explorada pelo recente "The Artist".

Sem comentários: