segunda-feira, março 28, 2011

MONSTRA 2011: Piercing 1 e L’illusionnist

Piercing 1



Da China chega-nos o muito interessante “Piercing 1″ de Liu Jian. Um nome até à data desconhecido no mundo da animação e que tem dado que falar com esta sua longa-metragem, tendo já conquistado em Portugal o prémio de melhor longa-metragem no Cinamina em Espinho e agora aqui na MONSTRA.

Este filme é mais uma prova de como a paixão pode levar à realização dos nossos sonhos. “Piercing 1″ é o sonho e trabalho de um homem só, Liu Jian. O filme é independente e não teve qualquer apoio do governo Chinês. Jian teve mesmo de vender a casa para poder concretizá-lo. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” (Fernando Pessoa). E valeu.

Utilizando um tipo de animação que evoca os saudosos Beavis and Butt-Head o autor conta-nos uma história sentida sobre a vida no seu país de origem durante a crise financeira que os tem afectado nestes últimos anos.

Na história seguimos Xiao Zhang, um jovem que veio da aldeia para a grande cidade com o objectivo de ter uma vida melhor, uma história facilmente reconhecida no mundo. No entanto os tempos agora são outros e onde o seu pai teria triunfado ele actualmente não consegue. Após perder o seu emprego considera a hipótese de regressar para junto dos pais, mas não sem antes se envolver numa série de encontros dos quais nada terá a beneficiar. Até quando tenta ajudar uma senhora idosa que tinha sido atropelada acaba por ser ele próprio acusado de tal crime sendo posteriormente torturado pela polícia (na busca de uma falsa confissão). Uma visão da China que não surpreenderá muitos e isto sim é que é realmente triste.

O final é digno de um filme dos irmãos Coen, com uma série de planos mirabolantes que nunca resultam como esperamos.




L’illusionnist




Na sessão seguinte chegou-nos “L’illusionnist” de Sylvain Chomet, já bem conhecido pelo seu trabalho anterior “Le triplettes de belleville”. Este foi, dos filmes mais actuais, o único a ter passado por cá nos circuitos comerciais nutrindo já de um grande reconhecimento e por isso mesmo não é de estranhar que tenha vencido o prémio do público aqui na MONSTRA.

Este foi também um filme que deu muito que falar ainda antes de ter estreado ou não tivesse argumento do saudoso Jacques Tati. Pessoalmente este encontro entre o humor de Tati e a animação de Chomet foi um momento maravilhoso, adorei esta peça de animação cujo resultado acaba por estar mais próxmo do título traduzido para português, ou seja, mágico.

O filme conta a história de um ilusionista francês que durante o seu percurso de espectáculos acaba por conhecer uma jovem mulher na Escócia que o segue desde então acreditando fielmente que tudo o que ele faz é magia.

Os tempos são duros para os ilusionistas, a maioria das pessoas já não se interessa por magia e os seus espectáculos acabam por ser drásticamente reduzidos. A jovem com quem está agora, não se apercebe de tais problemas, tudo para ela se resolve por magia e o ilusionista tudo faz ao seu alcance para a manter a viver nesse mundo mágico e sonhador. Mas nada dura para sempre, muito menos uma ilusão.


Publicado na Rua de Baixo por Gabriel Martins (Loot)

8 comentários:

Snow disse...

Convenceste-me com "O final é digno de um filme dos irmãos Coen". Vou ver se consigo ver o filme num monitor (bah) perto de mim já que não podia ir a esse festival e não :/

Loot disse...

Acho mesmo que tem esse sentimento no final a dada altura.

E o outro sempre chegaste a ver? também é muito bom.

A Bola Indígena disse...

Tou curioso para ver o Ilusionista. Já li muita crítica positiva e já o consideraram tão bom ou melhor que o toy Stoy 3.

cumps

Loot disse...

São estilos de filmes totalmente diferentes (este e o toy Story 3) ambos muito bons.

Eu prefiro um pouquinho mais este, mas o final do Toy Story 3, a última meia hora talvez, é divinal.

Abraço

Anónimo disse...

Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you helped me.
My web site :: bpl transfer news arsenal

Anónimo disse...

You are so cool! I don't believe I have read through anything like this before. So good to find somebody with a few genuine thoughts on this topic. Really.. many thanks for starting this up. This web site is something that's needed on the internet,
someone with some originality!
My homepage ... comprar perfume

Anónimo disse...

Thanks very nice blog!
Also visit my page ... pizza games at y8

Anónimo disse...

It's perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or suggestions. Perhaps you can write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!
Feel free to surf my blog ... pizza games mario