quinta-feira, setembro 23, 2010

Petzi


Quando falo sobre as primeiras BD's que li em criança, lembro-me sempre das idas à Biblioteca da escola para pegar no Spirou, no Astérix e no Lucky Luck, etc. Lembro-me que graças a um colega do meu pai tive a sorte de ter uma quantidade enorme de livros da Turma da Mônica e depois alguns do Zero, da Turma do Arrepio e o 1º volume da edição brasileira do AKIRA (que infelizmente só concluiria anos mais tarde pois não o encontrava à venda). Depois vieram os super-heróis e com eles a entrada no mercado Americano e passado uns tempos cheguei à adolescência.
Acabo sempre por me esquecer de referir que quando era miúdo uma das primeiras BD's que li (talvez até "A" primeira) foi o Petzi. Não me lembro quem mos comprava nem quem mos dava e mais triste ainda não sei onde os tenho guardados (caso ainda estejam lá em casa), tenho apenas a vaga ideia de que eu e o meu primo tinhamos uns quantos e adorávamos. Há uns tempos lembrei-me destes livros que contam a aventura do urso Petzi e dos seus amigos, um Pinguim de laço, um pelicano que tinha de tudo dentro do seu bico e o capitão do Navio, uma morsa sempre de cachimbo na boca. Não me conseguia era lembrar do nome disto, e um dia qualquer a vaguear pela net , já nem sei aonde, deparei-me com o nome: PETZI!!!.
Portanto lembrei-me aqui de partilhar isto e perguntar se mais alguém se lembra de ler isto? Já agora isto é BD mas não usava balões quando as personagens falavam.

8 comentários:

Dora disse...

Xiiiiiiiiiiiiiii! Há anos que não via isto! Eu adotava!

O Pelicano até guardava o gorro dentro do bico!

Anónimo disse...

HeH! Essa foi a "primeira" BD que li.
Lembro-me que era a minha madrinha que mos comprava. Com o tempo perdia-os quase todos mas aqui há uns anos encontrei a colecção completa numa feira de usados e adquiri-os. :D

refemdabd disse...

Tenho alguns. Ainda hoje faz sucesso com o meu filho.

Snow disse...

Nunca li essa BD, comecei mesmo pelo astérix e pelo lucky luke entre outros que o meu irmão mais velho (era ele que me comprava BD)escolhia. Agora quem delira com essas BDs é o meu sobrinho.

Loot disse...

O pelicano era o maior :)

Epá nunca tinha falado do Petzi com ninguém é bom ver que é um clássico e que ainda faz sucesso com as crianças :D

Snow White essas escolhas também me parecem muito bem, o Petzi é mais infantil.

Unknown disse...

Epá, eu tenho de te perguntar: como é que nunca falamos disto? COMO?
Eu tenho todos os livros da colecção em casa da minha mãe, era agarrado ao Petzi!
Isto é lindo! Foi a primeira BD que li e era completamente viciado. Um dia destes tenho de trazer para casa a colecção, só para matar saudades. Isto é um relíquia que tem de ser estimada.

Loot disse...

Tens razão é inconcebível!

Temos de organizar sessões de leitura do Petzi então :D

Abraço

Unknown disse...

Ola, mantenho um blog chamado "Tralhas Varias" dedicado a toda a BD velinha da nossa infancia....:)

Com a ajuda de inumeros visitantes/colaboradores tenho conseguido partilhar milhares de livros Disney e BD europeia em formato digital...

Estao todos convidados a visitarem: http://tralhasvarias.blogspot.com

Obrigado e ate breve,
Gizmo