segunda-feira, julho 05, 2010

Filmes no fim-de-semana

Quando comecei a escrever neste blog os textos eram relativamente curtos, hoje em dia são muito mais extensos, o que não sei se é necessariamente melhor, mas pelo menos sinto-me mais à vontade a fazê-lo.
Agora não gosto de parar de escrever enquanto não tiver dito tudo que está cá dentro. No entanto o tempo é escasso e porque mais vale dizer alguma coisa do que nada ficam aqui uns muito curtos comentários sobre os últimos filmes que vi.



Tropa de Elite


O filme brasileiro sensação de 2007 vencedor do urso de Ouro em Berlim e cuja sequela sairá este ano.
É um filme intento que retrata de uma forma muito cruel mas, acredito, verdadeira sobre a zona das favelas no Rio de Janeiro. A história é narrada pelo capitão Nascimento (Wagner Moura) que com um filho a caminho procura encontrar um substituo seu para integrar o BOPE. A história acompanha as vidas daquele que será o seu substituto, André Matias (André Ramiro) ou Neto (Caio Junqueira).
A relação entre o BOPE e os traficantes é uma autêntica guerra urbana, com a ajuda de uma policia por vezes terrivelmente corrupta. A cena em que os polícias mudam os corpos de local para não lhes estragar as estatísticas é cinematograficamente hilariante mas na realidade muito muito triste.
Como se resolve um problema destes, sme que se matem todos uns aos outros?



Chun gwong cha sit


Adoro Wong Kar Wai e já tinha saudades de ver um novo filme seu. Já andava na lista de espera à tanto tempo e finalmente tive tempo para o ver.
O filme conta a história de Lai Yiu-fai (Tony Leung Chiu Wai) e Ho Po-wing (Leslie Cheung). Este casal vive num ciclo de término e reconciliação. Actualmente estão na Argentina a planear ver as cataratas de Iguazú. Pelo caminho as coisas voltam a não resultar e ambos seguem um caminho separado nunca chegando a ver as cataratas.
Lai Yiu-fai acaba a trabalhar num bar de Tango quando volta a rever Ho Po-wing que leva uma vida muito mais libertina e boémia. Os seus caminhos voltam a cruzar-se assim naquele que será o tempo em que viverão os seus dias mais felizes, segundo Lai Yiu-fai.
Kar Wai e Tony Leung são uma das maiores duplas da 7º arte, os seus trabalhos juntos têm sido memoráveis e "Chun gwong cha sit" não é excepção.
O ambiente e o casal recordou-me "Soundless Wind Chime" um filme de 2009 do qual gostei bastante.

8 comentários:

Bruno Cunha disse...

Acredito na qualidade d'A Tropa de Elite.

Abraço
Cinema as my World

Patife disse...

Não sabia que iria haver sequela da tropa de elite. Penso ser díficil manter o nível. Mas percebo. Já o happy together, longe de ser das melhores obras do Wong Kar Wai, é impressionante. ;)

Dora disse...

Gostei muito do Tropa de Elite e agora quando estrear o II vou ver.

Loot disse...

Nekas: Se é para acreditar então acredita na qualidade dos dois :P

Patife: No sequela do tropa de elite vai-se o elemento de novidade mas pode manter a qualidade, é esperar para ver.
Kar Wai vale sempre a pena ver :D

Dora: Desta vez não quero esperar 3 anos até ver o filme, nem tinha noção que o filme já era de 2007 parece que ainda foi ontem que disse "tenho de ir ver".

Anónimo disse...

loot meu amigo é dificil escrever textos. eu compreendo voçê! e também não há necessidade de voçê escrever um super-texto explicando todos os pormenores dos filmes! voçê com certeza é uma pessoa muito ocupada e tem outras preocupações na sua vida, como familia, outros negócios e tem que se divertir um pouco também! afinal homem de ferro só existe no gibi! um abraço e vida muito longa pra sua criatividade e para o alternative-prison!

Loot disse...

A vida tem de estar sempre à frente :)
Mas mais que comentários a filmes quero voltar a velhas rubricas e a novas ideias.

Abraço

Roberto Simões disse...

O primeiro não é nada de especial, o segundo quero muito ver. Também adoro Kar Wai, ainda que seja provavelmente dos realizadores mais complexos que conheço.


Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD – A Estrada do Cinema

Loot disse...

Olá Roberto.

Kar wai é realmente um mestre se és fã irás certamente ver este. Eu tenho de ver se arranjo o Ashes of Time, é o filme de artes marciais dele. Estou muito curioso em vê-lo num registo totalmente diferente.

Abraço