quarta-feira, maio 07, 2008

Iron Man


A época dos Blockbusters estreou-se com "Iron Man" e que estreia formidável!
Como disse foi o primeiro filme a abrir esta época e apesar de ainda faltar muito tempo até terminar, arrisco-me a dizer que é um dos grandes vencedores.
Ao comparar os mais recentes filmes baseados em personagens das duas editoras mais conhecidas de banda desenhada Americana, a DC Comics e a Marvel, posso afirmar que os filmes da DC têm demonstrado um maior cuidado, tentando sempre ter um mínimo de qualidade e talvez por isso vários projectos tenham vindo a ser adiados e cancelados. Por outro lado os filmes baseados em super heróis da Marvel explodiram e explodiram no mau sentido. Se por um lado a saga "X-Men" e "Spider-Man" resultou (apesar de mais uma vez salientar que os filmes do Aranha não me convenceram muito mas reconheço-lhes mérito) o mesmo não se pode dizer de vários outros projectos como o "Daredevil", o "Punisher" ou o "Ghost Rider". Ultimamente e apenas no caso de personagens Marvel, este género de filmes aparentava estar meio perdido e isso notou-se também no terceiro capítulo dos "X-Men" e do "Spider-Man". Antes de terminar tenho de salientar o "Hulk" de Ang Lee que não sendo perfeito foi uma abordagem bem interessante ao personagem.
Pois bem "Iron Man" traz de volta o nível de qualidade a que nos tínhamos habituado com "X-Men", sendo uma das melhores adaptações da Marvel ao cinema e com ele vem toda uma esperança de que as coisas vão mudar.
Iron Man foi criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby e surgiu pela primeira vez no comic "Tales of Suspense #39" em 1963.
Anthony Edward Stark é uma das grandes mentes do Universo Marvel, juntamente com Reed Richards (Mr. Fantastic), Victor Von Doom (Dr. Doom), Hank Pym (Yellowjacket ou Antman) e Bruce Banner (Hulk).
No filme Tony Stark é um dos maiores produtores de armas da América e no dia em que se encontra a fazer uma demonstração no Afeganistão sobre o seu mais recente trabalho, o "Jericho", é raptado por vários grupos terroristas, que o querem obrigar a criar esta nova arma a fim de ser usada por eles.
Em cativeiro Stark conhece Ho Yinsen, personagem quanto a mim muito importante no nascimento de "Iron Man". Encorajado por Yinsen, Stark decide dar tudo por tudo e em vez de criar o "Jericho" para os seus inimigos começa a trabalhar numa armadura que será a sua passagem para fora dali. Durante esta pequena experiência descobre que as suas armas têm sido vendidas a estes grupos terroristas.
Há semelhança do que têm feito nestes filmes, as estórias originais são ligeiramente (nuns casos mais que outros) alteradas para se tornarem mais actuais e sendo assim o Afeganistão substituiu o Vietname, o país onde Stark é raptado na BD (na altura decorria a Guerra com o Vietname).
Quando Stark regressa, decide terminar com a produção de armas por parte das "Indústrias Stark" e começa a trabalhar numa versão melhorada da sua armadura.
Os efeitos especiais estão sublimes, mais uma vez a "Industrial Light & Magic" está de parabéns, é verdadeiramente fantástico ver a armadura de Iron Man em todo o seu esplendor e glória no grande ecrã.
A estória está muito bem equilibrada, temos bons momentos de humor, alguma profundidade e as cenas de acção são extremamente divertidas.
Por fim o grande trunfo deste filme é mesmo Robert Downey Jr., este senhor é um actor genial e é a escolha ideal para representar Tony Stark. O resto do elenco é também ele muito bom, com Gwyneth Paltrow na pele de Virginia 'Pepper' Potts assistente e interesse amoroso (porque tem sempre de haver um) de Stark, Terrence Howard na pele do seu fiel amigo, Jim Rhodes e por fim o grande Jeff Bridges como Obadiah Stane. Como disse o resto do elenco é bom principalmente no que toca a Bridges, mas todo o filme é ofuscado pelo brilho de "Iron Man" e esse brilho vem do trabalho de Robert Downey Jr.
Como já deu para perceber fiquei bem surpreendido pelo trabalho de Jon Favreau que como realizador desconheço e confesso nunca me tinha atraído, por mim ele pode ser o realizador da sequela, que já está confirmada para 2010.
Enquanto via o filme estava na dúvida se havia alguma intenção de tornar o vilão uma surpresa para quem não está familiarizado com a BD, mas como no trailer o desvendam penso que se havia então estragaram-no.
Uma curiosidade até pela cena em que Jim Rhodes diz que quer uma armadura como a do "Iron Man": no futuro (possivelmente já na sequela) Jim Rhodes será...(quem quiser saber clique aqui).
Em jeito de conclusão, "Iron Man" é de facto um dos melhores filmes do seu género e é divertimento assegurado, mesmo para aqueles que não estão familiarizados com o personagem, dêem-lhe uma oportunidade que vão ver que não se arrependem.

15 comentários:

Kal El disse...

Espero que tenhas ficado até depois dos créditos... Se não ficaste se calhar é melhor, não imaginas o que eu imagino!





---Cena depois dos créditos---

Aparece o Nick Fury (Samuel L Jackson) e mete-se com ele sobre o facto de ele estar todo pomposo a assumir a identidade. E diz-lhe que há mais pessoas como ele (Iron Man) e que lhe quer falar do projecto Avengers.
Acaba aí.


Agora pensa, Hulk a sair, filmes do Thor, Antman e Capitão America confirmados... Tony Stark confirmado no próximo Hulk... Queres ver que vão fazer um cross over com todos os actores depois dos filmes individuais das personagens?

MINHA NOSSA!
^_^

Kal El disse...

E já agora... sai o novo Batman e a seguir mais um Superman. E depois com o cast de ambos os filmes, outro cross over.

Acho que morria :p

Anita disse...

este fds não perco...;))

Kiss***

Cataclismo Cerebral disse...

Ainda não vi. Mas tenho muita curiosidade :)

Anónimo disse...

Sim, a cena depois dos creditos :| :D

Gostei bastante, e não tava nada à espera.

Beijo *

Loot disse...

Kal El: Sim fiquei até ao final ;)
Além dos que mencionas também já ouvi falar de um possível filme do Nick Fury, mas nada confirmado.
Já agora a versão Ultimate de Nick Fury foi fisicamente baseado no próprio Samuel L. Jackson.

E a ideia vai ser mesmo no futuro tentarem fazer um filme sobre os Avengers, mas ainda deve demorar muito :S
Mas confesso que da Marvel o filme por qual mais anseio é o do Silver Surfer :D

Sobre a liga da justiça a ideia é a mesma mas está complicado, acho que Christian Bale e Brandon Routh recusaram a proposta e então começaram a preparar um filme da JLA com um elenco mais jovem, o projecto não estava a estimular nada por isso não sei se chegou a ser cancelado ou se sempre vai para à frente, pelo menos no imdb ainda se mantém: http://www.imdb.com/title/tt0974015/

Mas sobre isto não tenho certezas.

Anita: Acho que vais gostar ;)

Cataclismo: Eu acho que vale a pena e é sempre bom ver Robert Downey Jr. regressar em grande forma ainda bem que ele está de volta.

Ângela: E uma boa surpresa não sabe bem? :P

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Gostei muito do filme - não é a melhor adaptação, mas é sem dúvida uma boa homenagem. Foi produzido pela Marvel, talvez por isso tenha havido um cuidado maior com o desenvolvimento das personagens...

Espero que a Marvel continue a apostar em boas adaptações como estas, em vez de perder tempo com mais Daredevils, Elektras e afins...

(já agora... e se vão fazer um novo Hulk, que ignora completamente o anterior, porque não um novo Daredevil? É a minha personagem favorita da Marvel, depois das equipas X...)

Jubylee disse...

Eu concordo inteiramente contigo, como provavelmente já leste lá no meu cantinho. (e eu gostei muito do Hulk de Ang Lee e não sei se este que aí vem terá o mesmo nível...)

Essa ideia dos Avengers é muito bonita, mas realmente, juntar todos os actores que entraram em todos estes filmes torna-se um bocado complicado, a meu ver. Mas vamos ver...

refemdabd disse...

Gostei dos X-Men, mas sou da opinião que abusaram da figura do Magneto e da sua Brotherhood. Têm tantas estórias que dariam excelentes filmes. Eu sei que há que agradar também aos néscios, mas gostaria muito de ter visto um dos filmes a focar o Hellfire Club, ou o Império Shiar, por exemplo.

Quanto ao SpiderM só gostei, q.b., do primeiro, os outros são francamente maus.

Gostei do Hulk; não gostei da escolha do casting em relação ao Eric Banna.

O último Superman: very gay! O casting do Lex L: mau!

Batman: flawless!

Wolverine: Hugh Jackman, 1,82m?!!!! please, o Wolvie é baixinho (cerca de 1,60m), com um torso largo como um barrote e cheinho de pêlos. O Jack Nichoslson mais novinho e vitaminado dava um bom Wolverine.

Loot disse...

Syrin: Não está nada mal pensado, no caso do Hulk eu nem achava necessário, eles deviam era ter feito isso com o Daredevil que é um dos meus favoritos da Marvel também :P

Izzi: Sim já sabia :P
Também tenho dúvidas em relação ao novo Hulk, mas talvez sejamos surpreendidos.
Quanto aos actores é sem dúvida complicado mas já li algures que o Robert Downey Jr. se disponibiliza para entrar em "Avengers", já é uma mais valia para esse filme, que vai ser complicado de fazer.

Refém: Sim é verdade, apesar de o Magneto ser o meu vilão favorito dos X-Men, podiam ter mostrado outros, acrescento aos que mencionas o Sinister que acho fantástico, ainda gosto mais dele do que do Apocalypse.

Acho que temos de ter a mente aberta e não é por as coisas serem diferentes da BD que têm de ser necessariamente más (às vezes até podem melhorar), claro que como tu há alterações com as quais eu discordo e outras não. Por exemplo o Wolverine é de facto muito mais baixo, peludo e feio que o Hugh Jackman, mas não me incomodou que ele fosse o actor escolhido e acho que o interpretou muito bem.
Não gostei por exemplo que os poderes do surfer viessem da prancha no filme, ou que o Tobey Mguire não me fizesse rir como o Peter Parker, enfim manias é o que é.

No Superman eles queriam um Lex Luthor maluco e sempre rodeado de empregados burrinhos, não achei o filme mau, estava à espera de melhor e ele colou-se muito ao primeiro superhomem como homenagem, mas acho que foi exagerado.

O Batman por acaso até estava À espera de melhor, más gostei e destes que estamso a falar é dos melhores.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Claro que sim ;) Sabe muito bem :)

Beijo *

Anónimo disse...

Eu ainda quero muito ver este filme, que me desperto a atenção mal vi o trailer. Acho que os efeitos especiais num filme da marvel sao muito importantes, espero que neste filme estejam muito bons :P

Loot disse...

Francisco está descansado os efeitos estão muito bons ;)

Abraço

Anita disse...

O Iron Man nunca foi um dos meus super herós preferidos mas, depois de ver o filme começei a simpatizar um cadito mais com a personagem, muito devido à excelente interpretação de Downey Jr...

Que filmaço...gostei muito,o argumento está impecável, assim como todo o elenco...e, a banda sonora também é de se destacar...:)

Venha o dois:)

Bjos

Loot disse...

eu gosto bastante do Iron Man, do facto de ser um herói que lidou com vários problemas, nomeadamente o alcoolismo.
Actualmente na BD as suas decisões têm gerado muita controvérsia, mas penso que a Marvel tem um plano muito importante para ele, estou a confiar.

Ainda bem que gostaste e o Downey Jr. ajuda sempre a simpatizar com um personagem :D

bjs