domingo, abril 13, 2008

David Fonseca no Coliseu dos Recreios 12/04/2008

E lá fomos nós neste sábado ver o tão aguardado concerto "Dreams in Colour" de David Fonseca e posso dizer para já que foi um verdadeiro espectáculo, com muita música, muito bom gosto e alguns momentos de humor.
Eu gosto muito do seu trabalho e por isso ficaria sempre satisfeito em ir apenas a um concerto e ouvir pura e simplesmente as suas canções, mas felizmente ele tem uma vertente que aprecio imenso que é a de introduzir grandes músicas de diferentes artistas ao longo do seu espectáculo e por isso quando ouvi a "Song to the Siren" de Tim Buckley a ser tocada ainda no início do concerto soube logo que estávamos a assistir a algo que seria sem dúvida especial.
A primeira parte esteve a cargo de Rita Red Shoes que apenas conhecia da sua colaboração em "Hold Still" com David Fonseca, música lindíssima que foi tocada mais à frente. Foram cerca de trinta minutos de concerto e deu para ficar com uma boa ideia do que é o trabalho desta senhora, sem dúvida um bom início para o que viria mais tarde.
Enquanto esperávamos que os membros da banda subissem ao palco um video é projectado no coliseu, no que é uma espécie de introdução por parte do músico. após a sua visualização um grupo de mariachis entra em palco (existe uma ligação entre o vídeo e o grupo ele não aparece do nada). Após esta divertida introdução com direito a "La Cucaracha"o concerto tem início.
As músicas alternaram entre os seus três álbuns com uma maior incidência no último, como seria de esperar.
O uso dos vídeos foi recorrente ao longo do concerto e houve várias surpresas ao longo de algumas cançoes.
No entanto a maior surpresa para mim não foi tanto a nível de produção mas sim ouvir um pouco da "Space Oddity" de David Bowie a inicar uma das suas canções. Outras covers tocadas foram "All Day and All of the Night" dos The Kinks e "Together In Electric Dreams" (original de Philip Oakey) .
Uma vez ouvi um membro dos Silence Four dizer que o David Fonseca tinha uma bela voz e que poderia cantar qualquer coisa que ele ia gostar. E foi um pouco com essa opinião que saí do coliseu após ouvi-lo cantar excertos de "Wannabe" das Spice Girls, "Toxic" da Britney Spears, "Maneater" da Nelly Furtado, "Can't Get You Out of My Head" da Kyle Minogue e "Umbrella" da Rihanna. Não estou a criticar nenhuma destas canções apenas que na voz de David fonseca ganharam uma "luz" diferente, como os Travis a cantar "baby hit me one more time".
Houve tempo também para recordar os Silence Four em "Angel Song" e "Little Respect" (original dos Erasure), para ouvir a inédita "Orange Tree" e para falar da mítica frase proferida em vários concertos por homnes que é "Faz-me um filho!". Esta frase já faz parte de uma lenda urbana onde a sua origem é apontada aos concertos de Tony carreira, mas nestes ela era proferida por mulheres.
Para terminar um dos momentos mais altos do concerto foi sem dúvida o medley entre "Video Killed the radio Star" dos Buggles e a "The 80's", excepcional. De resto posso dizer que estou muito feliz por já ter ouvido a "Rocket Man" ao vivo essa música à qual tenho prestado algum culto nestes últimos tempos.

15 comentários:

Veronica Electronica disse...

Muito bom!!!

Menphis disse...

É mesmo uma falta imensa eu ainda não ter podido ir ver o David ao vivo.

Pela tua descrição e da do Blitz fiquei com ainda maior pena e desejo de o ver brevemente.

Quanto a música favorita dele eu ADORO a " Silent Void".

Maria del Sol disse...

Que sorte! Gostava mesmo de ter ido, mas ando em ginástica financeira tive de prescindir deste concerto. A minha favorita dele é a "This Raging Light". A
Rita Redshoes também anda em repeat no meu leitor de mp3. :)

cube disse...

Dance! Dance! Dance! :)

Loot disse...

Carla: Nem mais ;)

Menphis: Valeu bem a pena, Já estava a contar com um bom concerto, mas foi ainda melhor, fui muito bem surpreendido.

Maria: Como te entendo, isto não dá para ir a tudo.
Música preferida acho que não tenho, gosto de várias, mas hoje escolho a "This wind, temptation".

Cube: "Like you were sixteen" :)

Anónimo disse...

nunca o vi ao vivo :|

Loot disse...

Se gostas da sua música, aconselho vivamente ;)

Abraço

Anónimo disse...

vai ter que ser um dia :)

Anónimo disse...

aquelas amostras estavam excelentes!

Loot disse...

Obrigado ;)

Para quem está fora da conversa o Nader refere-se ao livro Black & White de batman.

Anónimo disse...

Off topic:Packs em promo 2:

H.A.-Pulsar da cidade e Morte em Familia a 11.69 na fnac,pack(S) manara e Terceiro testamento a 1o euros tambem na fnac.

ABRAÇOS
grimlock

DC disse...

Só vi o David ao vivo num show case numa Fnac. Numa sala de espectáculos ainda não o vi mas acho que prefiro show case. É ele, uma guitarra, uma loop station e o público ali frente a frente com ele.
Para o Enterro da Gata (Queima das Fitas cá do sítio) já está confirmada Rita Redshoes (outra que não dispenso mas que infelizmente não pude assistir ao show case). Aposto que o David também vai. Esse dia vou estar lá (de preferência primeira fila).

Loot disse...

Grimlock: Obrigado pelo aviso ;)

dc: Percebo o que dizes, mas garanto-te que o espectáculo também não te vai desiludir.

Cumprimentos

nsalvador disse...

eu adoro a "I see the world though you"...

dá-me uma paz interior....
(Até me sinto a levantar os punhos e a andar...)

(Ah... e tem aquela parte da Princesa Mononoke :P)

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!