domingo, abril 13, 2008

David Fonseca no Coliseu dos Recreios 12/04/2008

E lá fomos nós neste sábado ver o tão aguardado concerto "Dreams in Colour" de David Fonseca e posso dizer para já que foi um verdadeiro espectáculo, com muita música, muito bom gosto e alguns momentos de humor.
Eu gosto muito do seu trabalho e por isso ficaria sempre satisfeito em ir apenas a um concerto e ouvir pura e simplesmente as suas canções, mas felizmente ele tem uma vertente que aprecio imenso que é a de introduzir grandes músicas de diferentes artistas ao longo do seu espectáculo e por isso quando ouvi a "Song to the Siren" de Tim Buckley a ser tocada ainda no início do concerto soube logo que estávamos a assistir a algo que seria sem dúvida especial.
A primeira parte esteve a cargo de Rita Red Shoes que apenas conhecia da sua colaboração em "Hold Still" com David Fonseca, música lindíssima que foi tocada mais à frente. Foram cerca de trinta minutos de concerto e deu para ficar com uma boa ideia do que é o trabalho desta senhora, sem dúvida um bom início para o que viria mais tarde.
Enquanto esperávamos que os membros da banda subissem ao palco um video é projectado no coliseu, no que é uma espécie de introdução por parte do músico. após a sua visualização um grupo de mariachis entra em palco (existe uma ligação entre o vídeo e o grupo ele não aparece do nada). Após esta divertida introdução com direito a "La Cucaracha"o concerto tem início.
As músicas alternaram entre os seus três álbuns com uma maior incidência no último, como seria de esperar.
O uso dos vídeos foi recorrente ao longo do concerto e houve várias surpresas ao longo de algumas cançoes.
No entanto a maior surpresa para mim não foi tanto a nível de produção mas sim ouvir um pouco da "Space Oddity" de David Bowie a inicar uma das suas canções. Outras covers tocadas foram "All Day and All of the Night" dos The Kinks e "Together In Electric Dreams" (original de Philip Oakey) .
Uma vez ouvi um membro dos Silence Four dizer que o David Fonseca tinha uma bela voz e que poderia cantar qualquer coisa que ele ia gostar. E foi um pouco com essa opinião que saí do coliseu após ouvi-lo cantar excertos de "Wannabe" das Spice Girls, "Toxic" da Britney Spears, "Maneater" da Nelly Furtado, "Can't Get You Out of My Head" da Kyle Minogue e "Umbrella" da Rihanna. Não estou a criticar nenhuma destas canções apenas que na voz de David fonseca ganharam uma "luz" diferente, como os Travis a cantar "baby hit me one more time".
Houve tempo também para recordar os Silence Four em "Angel Song" e "Little Respect" (original dos Erasure), para ouvir a inédita "Orange Tree" e para falar da mítica frase proferida em vários concertos por homnes que é "Faz-me um filho!". Esta frase já faz parte de uma lenda urbana onde a sua origem é apontada aos concertos de Tony carreira, mas nestes ela era proferida por mulheres.
Para terminar um dos momentos mais altos do concerto foi sem dúvida o medley entre "Video Killed the radio Star" dos Buggles e a "The 80's", excepcional. De resto posso dizer que estou muito feliz por já ter ouvido a "Rocket Man" ao vivo essa música à qual tenho prestado algum culto nestes últimos tempos.

16 comentários:

Carla disse...

Muito bom!!!

Menphis disse...

É mesmo uma falta imensa eu ainda não ter podido ir ver o David ao vivo.

Pela tua descrição e da do Blitz fiquei com ainda maior pena e desejo de o ver brevemente.

Quanto a música favorita dele eu ADORO a " Silent Void".

Maria del Sol disse...

Que sorte! Gostava mesmo de ter ido, mas ando em ginástica financeira tive de prescindir deste concerto. A minha favorita dele é a "This Raging Light". A
Rita Redshoes também anda em repeat no meu leitor de mp3. :)

cube disse...

Dance! Dance! Dance! :)

looT disse...

Carla: Nem mais ;)

Menphis: Valeu bem a pena, Já estava a contar com um bom concerto, mas foi ainda melhor, fui muito bem surpreendido.

Maria: Como te entendo, isto não dá para ir a tudo.
Música preferida acho que não tenho, gosto de várias, mas hoje escolho a "This wind, temptation".

Cube: "Like you were sixteen" :)

THE NADER disse...

nunca o vi ao vivo :|

looT disse...

Se gostas da sua música, aconselho vivamente ;)

Abraço

THE NADER disse...

vai ter que ser um dia :)

THE NADER disse...

aquelas amostras estavam excelentes!

looT disse...

Obrigado ;)

Para quem está fora da conversa o Nader refere-se ao livro Black & White de batman.

Anónimo disse...

Off topic:Packs em promo 2:

H.A.-Pulsar da cidade e Morte em Familia a 11.69 na fnac,pack(S) manara e Terceiro testamento a 1o euros tambem na fnac.

ABRAÇOS
grimlock

DC disse...

Só vi o David ao vivo num show case numa Fnac. Numa sala de espectáculos ainda não o vi mas acho que prefiro show case. É ele, uma guitarra, uma loop station e o público ali frente a frente com ele.
Para o Enterro da Gata (Queima das Fitas cá do sítio) já está confirmada Rita Redshoes (outra que não dispenso mas que infelizmente não pude assistir ao show case). Aposto que o David também vai. Esse dia vou estar lá (de preferência primeira fila).

looT disse...

Grimlock: Obrigado pelo aviso ;)

dc: Percebo o que dizes, mas garanto-te que o espectáculo também não te vai desiludir.

Cumprimentos

_lamy_ disse...

eu adoro a "I see the world though you"...

dá-me uma paz interior....
(Até me sinto a levantar os punhos e a andar...)

(Ah... e tem aquela parte da Princesa Mononoke :P)

Anónimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!